NORMAS VISAM CONTER AVANÇO DO CORONAVÍRUS EM TRÊS PONTAS E AÇÕES DE VANDALISMO DURANTE A MADRUGADA.
A Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Vigilância Epidemiológica, realizou na tarde desta segunda-feira (30), na sede da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas, uma importante reunião com diversos comerciantes do setor de bares e restaurantes. O objetivo do encontro foi definir novas diretrizes de combate a disseminação do coronavírus no Município bem como tentar frear as ações de vandalismo contra o patrimônio público, como as que foram vistas recentemente.
Desde o último dia 25 de novembro, de acordo com as diretrizes do Governo do Estado de Minas Gerais e o programa Minas Consciente, toda a Macrorregião Sul, que inclui Três Pontas, regrediu da Onda Verde para a Onda Amarela em virtude do aumento do número de casos de coronavirus e desta forma novas determinações devem ser cumpridas por todos os municípios participantes.
Recentemente também foram verificadas ações de vandalismo na região da Avenida Oswaldo Cruz, no centro de Três Pontas, ocasionadas durante a madrugada, na região em que há um grande movimento de populares por conta dos bares e restaurantes.
Por conta, não apenas dos clamores populares, mas também da regressão de Três Pontas no programa Minas Consciente, dos atos criminosos que culminaram com bancos de praça quebrados e outros prejuízos, a Prefeitura Municipal convocou a reunião. Cerca de vinte comerciantes participaram do encontro, que teve como uma das coordenadoras a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Rabelo.
Veja o que ficou definido:
– Funcionamento até às 00h00, com tolerância de 1 hora; – Poderão funcionar sem entretenimento; – Capacidade máxima de 30% do total de cada estabelecimento; – Os estabelecimentos deverão observar a não aglomeração de pessoas em uma única mesa ou ponto de atendimento; – Os estabelecimentos são responsáveis exclusivos pela manutenção de medidas sanitárias no interior das suas dependências: mantendo medidas de distanciamento, utilização de máscaras, higiene e desinfecção; – Sugerimos a contratação de seguranças para a fiscalização e manutenção da ordem no local;
Os proprietários solicitaram o contato da Administração Municipal com a Policia Militar pedindo a intensificação das ações no intuito de evitar aglomerações na avenida.
Um deles, aliás, inaugurado há pouco tempo na cidade, tem sido alvo de muitas reclamações por parte de cidadãos trespontanos e, principalmente, de moradores do entorno da Avenida Oswaldo Cruz, que contestam aquilo que chamam de “imensa concentração de pessoas”, do barulho e da algazarra até altas horas, além de uso de drogas e vandalismo por parte de alguns frequentadores daquela região. Fotos, vídeos e diversos posts de cidadãos trespontanos nas redes sociais relatam a situação preocupante daquele perímetro.
Município tem hoje 69 pessoas com coronavírus. Total de casos é de 936; Já são 850 curados!
A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (30) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados (936), mas também o aumento no número de curados, que chegou a 850. O total de óbitos subiu para 17.
Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 936 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 850 já se recuperaram e, infelizmente, 17 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (30 de novembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 69 pessoas estão com o vírus.
Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.
O número de pessoas com síndrome gripal hoje (30) é de 5.814.
Cinco pessoas seguem internadas com covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Outras duas estão com suspeita da doença na unidade de saúde. Há 64 pessoas em isolamento.
O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 228 dias. Isso dá uma média de 4,10 novos casos a cada 24 horas.
17ª Morte
O Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na tarde da segunda-feira (30 de novembro) que o décimo sétimo óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima um homem de pouco mais de 60 anos. Ele lutava contra um câncer. Ele estava internado na Santa Casa desde o dia 24 e faleceu na última sexta-feira, dia 27.
“De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes!”
Diabetes e o Coronavírus
Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.
Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.
Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.
As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).
Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.
Medidas de Segurança
As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.
A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (27) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados (913), mas também o aumento no número de curados, que chegou a 840. O total de óbitos se mantém em 16 vítimas fatais da doença.
Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 913 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 840 já se recuperaram e, infelizmente, 16 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (27 de novembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 58 pessoas estão com o vírus.
Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.
O número de pessoas com síndrome gripal hoje (27) é de 5.746.
Duas pessoas seguem internadas com covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Outras três estão com suspeita da doença na unidade de saúde. Há 56 pessoas em isolamento.
O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 225 dias. Isso dá uma média de 4,05 novos casos a cada 24 horas.
16ª Morte
O Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na tarde da segunda-feira (23 de novembro) que o décimo sexto óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima um homem de 90 anos. Como comorbidades (doenças pré-existentes) o idoso sofria de insuficiência cardíaca crônica e neurológica crônica.
A 16ª morte foi registrada apenas três dias após a divulgação do 15º óbito.
“De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes!”
Diabetes e o Coronavírus
Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.
Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.
Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.
As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).
Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.
Medidas de Segurança
As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei que faz alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Entre outras mudanças, o projeto amplia a validade e o número de pontos da carteira de habilitação.
“Uma das principais mudanças feitas no Congresso prevê que em casos de lesão corporal e homicídio causados por motorista embriagado, mesmo que sem intenção, a pena de reclusão não pode ser substituída por outra mais branda”, explicou Edson Mello, Diretor da Auto Escola Vitória.
Edinho Mello, Diretor da Auto Escola Vitória
O texto sancionado amplia o prazo para a renovação da Carteira de Motorista e dos exames de aptidão física e mental, de acordo com as seguintes situações:
_ 10 anos para condutores com menos de 50 anos;
_ 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
_ 3 anos para condutores com 70 anos ou mais.
O projeto também prevê limites diferentes de pontuação na carteira de motorista, antes da suspensão, no prazo de 12 meses:
_ 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima;
_ 30 pontos para quem possuir uma gravíssima;
_ 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações do tipo.
Sobre o uso da cadeirinha, Edson Mello disse que “o projeto aprovado determina também a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 m de altura. A cadeirinha deve se adequar à idade, peso e altura da criança.”.
Já Sobre a renovação da Carteira de Motorista, o texto também mantém a obrigatoriedade de exames toxicológicos para motoristas das categorias C, D e E.
Um ponto que deixou os educadores de trânsito bem animados foi o da criação de escolas de trânsito. “O projeto prevê a criação de ‘escolas públicas de trânsito’ para crianças e adolescentes com aulas teóricas e práticas sobre legislação, sinalização e comportamento no trânsito”, conclui o Diretor da Auto Escola Vitória.
As novas regras do Código de Trânsito Brasileiro entrarão em vigor 180 dias após a publicação da lei.
Popularmente conhecido como “Zé da Titi” estava foragido desde que um homem foi baleado e morto no centro de Três Pontas, em plena luz do dia.
O pipoqueiro “Zé da Titi”, como é popularmente conhecido na cidade de Três Pontas, se entregou à Polícia Civil na manhã desta terça-feira (24). Ele era considerado foragido desde que um crime de homicídio foi cometido na Rua Ítalo Tomagnini, no centro da cidade, em plena luz do dia. Nossa reportagem conversou com o Investigador Gustavo Felipe Campos que deu detalhes sobre a investigação e a prisão do acusado de 69 anos de idade.
O Crime
Um homem foi baleado na Rua Ítalo Tomagnini, no centro de Três Pontas, na manhã da última quinta-feira (19). A vítima não resistiu ao ferimento e morreu no local. A Polícia Militar foi acionada para realizar as primeiras investigações. Uma ambulância do SAMU esteve no local e levou o rapaz ao Pronto Atendimento Municipal onde o médico plantonista constatou a morte.
Peritos da Polícia Civil estiveram no local.
A vítima, popularmente chamada de “Pakinha”, tinha 43 anos de idade. A primeira linha de investigação dava conta de que “Zé da Titi” e “Pakinha” já estavam se desentendendo há algum tempo e que se encontraram nas proximidades da Igreja Matriz onde uma nossa discussão teria começado e terminado com dois disparos de arma de fogo, sendo que um deles atingiu a vítima na cabeça.
Acusado se Entrega
Desde a manhã do dia 19 de novembro a Polícia Civil, segundo o Investigador Gustavo Felipe Campos, vinha realizando diversas diligências no sentido de tentar localizar o acusado de ter atirado contra Pakinha. “Nós fizemos diversas buscas, em vários lugares. Todos os policiais, os profissionais da nossa Delegacia da Polícia Civil de Três Pontas estiveram envolvidos. E ontem, segunda-feira, fomos até uma região conhecida como Ponte do Tito. Ele estava lá, mas ao ver nossa chegada acabou fugindo”, destacou.
Ainda conforme o Investigador, a Polícia Civil acreditava que Zé da Titi se entregaria mais cedo ou mais tarde. “Nossa esperança era de que ele se entregasse. Primeiro por não ser um criminoso contumaz e segundo pela idade avançada, quase 70 anos. Quando nossa equipe chegou na região da Ponte do Tito verificamos que ele realmente esteve escondido ali, numa casa abandonada”, emendou Gustavo Campos.
O acusado se apresentou por volta das 09h30 da manhã desta terça-feira (24) na sede da Delegacia da Polícia Civil, na Praça Tristão Nogueira, em Três Pontas. Ele estava acompanhado por três advogados, todos de Três Pontas.
Contra ele já havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. Ele prestou depoimento e na sequência foi encaminhado até o Pronto Socorro Municipal onde foi feito o exame de corpo delito. Ele foi transferido para o Presídio da cidade de Bom Sucesso, que está recebendo os presos durante a pandemia de coronavírus. Após 15 dias, segundo Gustavo Campos, ele será transferido para o Presídio de Três Pontas, onde deverá aguardar o julgamento.
Defesa
Conforme a defesa do acusado, ele estaria sendo agredido frequentemente pela vítima, tendo já registrado boletins de ocorrência contra Pakinha. Há informações não oficiais de que um envolvimento afetivo com uma mulher poderia ter gerado as discussões entre os dois. Zé da Titi teria dito em seu depoimento que estava armado justamente por estar sendo ameaçado e agredido pelo rapaz de 43 anos e que, com relação aos dois disparos feitos de uma arma calibre 38 (foto), teria dado um primeiro tiro para o alto para espantar Pakinha, mas que ele teria insistido com as ameaças. Sobre o disparo que atingiu a vítima de forma fatal, o acusado disse não lembrar o que aconteceu.
Ainda conforme a Polícia Civil, a arma do crime estava escondida num terreno na Avenida Oswaldo Cruz, caminho feito por Zé da Titi durante sua fuga após o crime. Ele teria dito que havia perdido a arma de fogo, mas não contava com o trabalho eficiente da PC que localizou o revólver.
A reconstituição do crime deve ocorrer nos próximos dias, já que o inquérito está adiantado segundo a Polícia Civil.
Municípío tem hoje 68 pessoas infectadas pelo coronavírus. Total de casos é de 884; Já são 800 curados!
A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (23) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados (884), mas também o aumento no número de curados, que chegou a 800. O total de óbitos também subiu, já que foi confirmada a 16ª vítima fatal da doença.
Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 884 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 800 já se recuperaram e, infelizmente, 16 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (23 de novembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 68 pessoas estão com o vírus.
Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.
O número de pessoas com síndrome gripal hoje (23) é de 5.503.
Uma pessoa segue internada com covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Outras quatro estão com suspeita da doença na unidade de saúde. Há 67 pessoas em isolamento.
O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 221 dias. Isso dá uma média de 4 novos casos a cada 24 horas.
16ª Morte
O Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na tarde da segunda-feira (23 de novembro) que o décimo sexto óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima um homem de 90 anos. Como comorbidades (doenças pré-existentes) o idoso sofria de insuficiência cardíaca crônica e neurológica crônica.
A 16ª morte foi registrada apenas três dias após a divulgação do 15º óbito.
“De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes!”
Diabetes e o Coronavírus
Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.
Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.
Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.
As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).
Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.
Medidas de Segurança
As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.
A Polícia Militar foi acionada para atender a denúncia de que havia um veículo VW/Parati prata e placas de Formiga/MG, parado no acostamento da Rodovia MG 167, próximo a saída da cidade de Três Pontas, gerando perigo de acidente.
A guarnição policial ao chegar no local constatou o abandono do carro, fazendo a remoção do mesmo ao pátio credenciado, momento em que foi informada de que havia 02 indivíduos num estabelecimento localizado no trevo da cidade na saída para Varginha, que estavam brigando e teriam citado por várias vezes um veículo durante a discussão.
A Polícia Militar se deslocou até o local e fez a abordagem dos indivíduos. Os autores de 29 e 31 anos confessaram que estavam no veículo encontrado na rodovia e que estavam brigando por motivos fúteis. Segundo eles, o veículo foi abandonado porque apresentou problemas mecânicos.
Um aparelho celular foi apreendido e os autores, que ainda são suspeitos em envolvimento em furtos na zona rural, foram presos e encaminhados para a delegacia de Polícia Civil, sendo ratificado o flagrante de um deles, de 31 anos, pois constou em mandado de prisão em aberto em seu desfavor.
A palavra ajudar está entre aspas para que você entenda que os alimentos gravídicos não são um favor ou uma ajuda, mas sim um direito.
Deu positivo! Após o resultado do teste inicia-se uma longa jornada até o nascimento do bebê.
Ao longo dos 09 meses muitas gestantes são desamparadas pelos pais dos seus filhos, e se veem sozinhas na missão de gestar, lidar com tantas mudanças na vida e, ainda, garantir financeiramente uma gravidez saudável.
Neste cenário, o abandono paterno – material e afetivo – se torna uma realidade quando a criança ainda está no ventre de sua mãe. É em razão disso, que a Lei nº 11.804/2008 assegura à mulher gestante o direito de ingressar com ação judicial para pleitear os alimentos gravídicos em face do pai da criança, este será obrigado a pagar parte das despesas do período de gravidez.
Os alimentos gravídicos compreenderão os valores suficientes para cobrir as despesas adicionais do período de gravidez e que sejam dela decorrentes, da concepção ao parto, tais como:
Alimentação especial;
Assistência médica;
Assistência psicológica;
Exames complementares;
Internações;
Parto;
Medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis, a juízo do médico, além de outras que o juiz considerar pertinentes.
Na luta pelo direito aos alimentos gravídicos, muitas mulheres são desencorajadas pela suposta necessidade de realização do exame de DNA na gravidez.
Diante disso, no tópico seguinte vou te provar que a suposta exigência do DNA é um mito.
Para confirmar a paternidade na Ação de Alimentos Gravídicos é preciso realizar o exame de DNA?
A resposta é não, uma vez que a realização do exame de DNA por meio de coleta do líquido amniótico pode representar risco ao bebê.
Nesse caso, a prova da paternidade é realizada através de indícios, como exemplos:
Conversas nas redes sociais que comprovam a existência do relacionamento;
Registros no WhatsApp de encontros marcados;
Fotos, cartas ou e-mails;
Comprovação de hospedagem do casal em hotel, no período da concepção ou qualquer documento em que o suposto pai admite a paternidade.
O juiz ao ser convencido da existência de indícios da paternidade fixará alimentos gravídicos que perdurarão até o nascimento da criança.
Dessa forma, durante a gravidez a mãe possui o direito de receber valores do pai da criança para auxiliar no custeio das despesas do período gestacional.
Logo após o nascimento com vida da criança, os alimentos gravídicos concedidos à gestante serão convertidos, automaticamente, em pensão alimentícia em favor do recém-nascido.
A responsabilidade pela criança que está por vir não pode ser imputada somente às mães, é preciso que os pais entendam que a partir da concepção do filho possuem igual responsabilidade financeira e afetiva.
Nem um direito a menos! Lute por você.
Procure um(a) advogada (o) de sua confiança para a devida orientação e providências cabíveis.
Gabriel Ferreira de Brito Júnior – OAB/MG 104.830
Trabalhou como Advogado na Sociedade de Advogados “Sério e Diniz Advogados Associados” por 13 anos, Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Centro Universitário Newton Paiva (2006), Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA (2001), Oficial de Apoio Judicial (Escrevente) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais por 10 anos (1996-2006), Conciliador Orientador do Juizado Especial Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (ano 2004).
Presidente da Comissão de Direito Civil e Processo Civil da 55ª Subseção da OAB da Cidade e Comarca de Três Pontas/MG
Atualmente cursando Especialização em “LEGAL TECH, DIREITO, INOVAÇÃO E STARTUPS” PELA PUC/MG.
15ª morte é confirmada; Municípío tem hoje 56 pessoas infectadas pelo coronavírus.
A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (20) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados (871), mas também o aumento no número de curados, que chegou a 800. O total de óbitos também subiu, já que foi confirmada a 15ª vítima fatal da doença.
Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 871 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 800 já se recuperaram e, infelizmente, 15 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (20 de novembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 56 pessoas estão com o vírus.
Em uma semana (de 13 a 20 de novembro) o número de novos registros da doença é de 41 casos. Coincidentemente o número de pessoas curadas nesse período também é de 41. Casos em isolamento caíram de 56 para 54. Internados segue igual: 2. Hospitalizados com suspeitas da covid-19 eram 3 no dia 13 e agora são 4. Novos casos de síndrome gripal em 7 dias são 273, uma média de 39 novos registros a cada 24 horas.
Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.
O número de pessoas com síndrome gripal hoje (20) é de 5.450.
Duas pessoas seguem internadas com covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Outras quatro estão com suspeita da doença na unidade de saúde. Há 54 pessoas em isolamento.
O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 218 dias. Isso dá uma média de 3,99 novos casos a cada 24 horas.
15 mortes (os três casos mais recentes)
O Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na manhã da segunda-feira (19 de outubro) que o décimo terceiro óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima uma mulher de 84 anos. Não foi informado se a vítima tinha comorbidades. Já a décima quarta morte é de um homem de 67 anos. Como comorbidades ele apresentava obesidade, insuficiência renal crônica e imunodeficiência/imunodepressão.
O caso mais recente, referente a 15ª vítima fatal da covid-19 em Três Pontas é, segundo a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, um homem de 85 anos de idade que sofria de doença cardiovascular crônica. Essa era sua única comorbidade. Ele encontrava-se internado desde o último dia 14 de novembro da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis e faleceu no dia 19, 5 dias após dar entrada na unidade de saúde.
A 15ª morte foi registrada extamente um mês após a divulgação do 13º e 14º óbitos.
“Dos 15 óbitos por coronavírus em Três Pontas 9 tinham Diabetes!”
Diabetes e o Coronavírus
Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.
Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.
Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.
As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).
Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.
Medidas de Segurança
As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.
Conexão recebeu diversas reclamações e pedidos de ajuda. A Vereadora Marlene Lima, funcionária de carreira no instituto e agora aposentada, intercedeu para que tívessemos uma resposta.
O quadro “Eu no Conexão”, que abre espaço para que os leitores do Conexão Três Pontas possam se manifestar através de reclamações, críticas, elogios ou sugestões, recebeu nos últimos dias alguns questionamento por parte de trrespontanos que relataram estar passando dificuldades por conta da demora na realização das perícias médicas por parte do INSS. O problema vem afetando muitas cidades brasileiras e aqui em Três Pontas, como nos contou um motoboy que se acidentou em casa, “há pessoas quase que passando fome por conta desse imbróglio, que retarda o exame e impede o recebimento de direitos por parte dos cidadãos”.
A Reclamação
O que o INSS está fazendo, em todo Brasil, com aqueles que dependem do órgão para conseguirem receber seus benefícios (por lei e por direito) é um grande absurdo.
O impasse entre peritos médicos e INSS já deixou mais de um milhão de brasileiros sem atendimento. E alguns trespontanos relataram ao Conexão que também estão sofrendo para conseguir resolver suas pendências junto ao INSS.
Um deles, sofreu um acidente doméstico, caiu de uma escada, lesionou a coluna e disse estar passando um aperto para se manter. “Felizmente minha esposa trabalha e está, com toda dificuldade, mantendo a casa. Mas eu mesmo até agora não consegui uma solução (meu direito) junto ao INSS, não consegui marcar minha perícia para receber aquilo que, por lei, tenho direito”, disse o motoboy.
“E as pessoas que não têm condição de nada, que dependem do INSS para receber alguma coisa, para pagar suas continhas e não passar fome? A situação está um caos e gostaria que o Conexão apurasse isso pra gente. Não dá pra esperar mais”, emendou o rapaz.
Entenda o Impasse
A ANMP (Associação Nacional dos Peritos) resiste a retomar os trabalhos presenciais sob a alegação de falta de condições sanitárias contra a covid-19, o que o governo nega.
As agências do INSS estão sem atendimento presencial desde o início da pandemia. Embora o governo tenha permitido a concessão antecipada de benefícios como o auxílio-doença e o BPC (pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda) apenas com a apresentação de atestados ou outros documentos, há muitos brasileiros que não tiveram sucesso nesse acesso facilitado. Cerca de 600 mil não conseguiram a antecipação do auxílio-doença porque são contribuintes há pouco tempo (e precisariam de perícia para quebrar a carência) ou por problemas no atestado. Outros 500 mil requerimentos do BPC por deficiência depende de perícia – apenas um terço desse contingente conseguiu acessar os recursos antecipadamente.
Com o INSS fechado fica difícil conseguir alguma informação. Pedimos que a vereadora Marlene Lima, profissional de carreira do INSS, nos traga as informações que possam nortear os trespontanos que se sentem, por hora, “abandonados”.
Resposta do INSS
Graças ao conhecimento, disponibilidade e influência da Vereadora Marlene Lima (a quem agradecemos), recém aposentada do INSS, com uma vida dedicada ao instituto, obtivemos resposta para nossos questionamentos. Veja o que disse o INSS de Varginha:
“Retorno gradual e seguro do atendimento presencial:
Considerando o que dispõe sobre o retorno gradual das atividades presenciais e a adoção das medidas de prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão do novo Coronvavírus(COVID 19) nos ambientes de trabalho do INSS, conjugado com as regras de reabertura gradual das Agências, temos a informar:
– Foram reabertas 06 Agências vinculadas a Gerência Executiva de Varginha: Lavras, São Lourenço, Três Corações, Varginha, Campos Gerais e Nepomuceno.
O atendimento presencial é restrito aos serviços oferecidos pelo INSS e só serão atendidos os segurados que agendaram. O agendamento pode ser feito através do Meu INSS(gov.br/meuinss ou aplicativo par celular) ou ligar no 135.
Na porta das APS’s consta quais serviços retornaram presencialmente e como o cidadão pode fazer para proceder com a marcação de horário. Atendimento apenas para:
– perícia médica: nas agência onde possuem médicos e estão abertas: no momento somente as Agências de Varginha e Lavras. No último dia 03/11 foram atendidas nas APS’s de Três Corações e São Lourenço;
– cumprimento de exigência
– avaliação social: somente nas agências abertas e que possuem o profissional em seu quadro de servidores: atualmente Varginha e Lavras e no último dia 03/11: São Lourenço.
– justificação administrativa.”
Apesar das explicações, é fato que a situação de muitos que dependem do INSS continua caótica, pessoas em dificuldades e almejando que, urgentemente, a situação se normalize e seus direitos sejam atendidos.
Câmara continuará com 10 vereadores homens e apenas uma mulher (Sai Marlene entra Selena)
Assim como a eleição para prefeito de Três Pontas praticamente parou a cidade e causou grande expectativa diante da espera do anúncio do resultado oficial, a eleição para que fossem escolhidos os 11 novos vereadores, também causou alvoroço nas redes sociais. Por conta de uma alteração na forma de apuração, que agora em 2020 passou a ser centralizada no Tribunal Superior Eleitoral em Brasília, houve excessiva demora no tráfego dos dados, deixando o sistema inerte fazendo com que o anúncio dos eleitos demorasse muito além de qualquer previsão inicial. Mas por volta das 22h30 deste domingo Três Pontas conheceu aqueles que serão os legítimos representantes do povo pelos próximos quatro anos, entre 2021 e 2024.
Desde a eleição que consagrou Jair Messias Bolsonaro como Presidente da República, causando uma avalanche, um movimento generalizado de renovação na política brasileira, a mudança em todas as esferas do cenário político-eleitoral passou a ser quase que uma constante, pelo menos uma grande expectativa. Porém o que se viu nas urnas agora em 2020 não foi exatamente isso. Pelo menos em Três Pontas.
Em Três Pontas o Prefeito Marcelo Chaves Garcia foi reeleito com mais de 17 mil votos de frente. Na escolha daqueles que ocuparão as 11 cadeiras na Casa Legislativa a renovação foi bastante pequena. Dos 11 vereadores atuais 7 foram reeleitos, três não obtiveram sucesso esperado nas urnas e 1 deixou a Câmara para disputar uma vaga no Executivo.
Um vereador e ex-Presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos da Silva, compôs a chapa vitoriosa, sendo eleito Vice-Prefeito ao lado de Chaves.
Com relação aos vereadores eleitos foi obtido o seguinte resultado em ordem de votos obtidos: Maycon Machado – 1746 Selena do Catê – 1462 Tonho do Lazo – 992 Coelho do Bar – 927 Luan do Quilombo – 826 Professor Popó – 786 Robertinho Vermelho – 752 Luciano Reis Diniz – 663 Paulinho Leiteiro – 488 Flavão Motorista – 459 Serjão – 435
Desses 11 novos vereadores, 7 não são tão novos assim, afinal de contas foram reeleitos Maycon Machado, Tonho do Lazo, Coelho do Bar, Professor Popó, Robertinho Vermelho, Flavão Motorista e Serjão. Além desses, Paulinho Leiteiro, que já foi vereador e presidente da Câmara em outras legislaturas e que havia sido derrotado nas urnas na última eleição, agora volta a assumir uma cadeira na Câmara. Desta forma entendemos que dos 11 vereadores apenas três são novatos: Selena do Catê, Luan do Quilombo e Luciano Reis Diniz.
Não foram reeleitos os vereadores Erik Professor, Marlene Lima e Benicio Baldansi.
Com relação aos suplentes, os 10 melhores votados foram:Vaguinho Lima Maciel Ramos Edson Vitor da Rádio (Piu) Alexandre Enfermeiro Tadeu Mendonça João Peret Chico Botrel Natha Faria Lucinho do táxi Luizinho
E desses 10 suplentes mais bem votados 3 já foram vereadores e 1 (Tadeu Mendonça) foi prefeito de Três Pontas. Ele obteve 438 votos.
Dos 11 vereadores eleitos, pelo menos a priori, 9 vereadores devem compor a base de apoio ao governo de Marcelo Chaves Garcia e 2 como vereadores de oposição.
Assim como o prefeito e o vice agora eleitos, os 11 vereadores deverão ser diplomados no mês de dezembro e empossados no início de janeiro, dando início aos trabalhos.
ATUAL GESTOR MUNICIPAL OBTEVE MAIS DE 24 MIL VOTOS, 17 MIL A MAIS QUE SEU ADVERSÁRIO
Assim que a votação foi encerrada em Três Pontas, todas as atenções passaram a se concentrar na sede do Cartório Eleitoral, onde a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal fizeram o isolamento do entorno, com o objetivo de garantir a segurança e a tranquilidade dos profissionais da Justiça Eleitoral que ali trabalhavam, bem como a imprensa e também eleitores que se concentravam aguardando o resultado oficial das urnas. Infelizmente, por conta de uma alteração no processo de apuração dos votos que, agora em 2020, pela primeira vez, passou a ser centralizado em Brasília, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com grande volume de informações sendo mandadas para um único lugar, o fluxo de dados sobrecarregou o sistema e a apuração estagnou. Ao contrário de eleições anteriores recentes, quando o resultado final foi conhecido cerca de duas horas após o início dos trabalhos de apuração, desta vez as informações foram chegando apenas de maneira extra-oficial e o resultado final, oficial, chancelado pela justiça Eleitoral de Três Pontas, só foi divulgado por volta das 22h30.
A reportagem do Conexão Três Pontas fez todo trabalho de cobertura da apuração, com flashes ao vivo desde às 16h30, sendo a primeira equipe jornalística a chegar no local e a última a sair.
Reeleito, Marcelo Chaves na chegada ao Cartório Eleitoral.
De posse do documento oficial com o resultado das eleições para prefeito em Três Pontas, encaminhado pela Juíza Eleitoral, Dra Raíssa Figueiredo Monte Raso Araújo e pelos profissionais do Crtório Eleitoral, chegamos aos seguintes números:
Total de votos na eleição de Três Pontas: 34.192
Total de votos válidos a candidatos concorrentes: 31.691 (92,69%)
Marcelo Chaves Garcia: 24.370 (76,90%)
Paulo Luis Rabelo: 7.321 (23,10%)
Diferença de votos: 17.049
Votos nulos: 1495 (4,37%)
Votos em branco: 1006 (2, 94%)
Marcelo Chaves, em sua primeira fala como Prefeito reeleito, mesmo antes da divulgação oficial pelo Cartório Eleitoral, falou ao Conexão Três Pontas na noite de ontem, domingo, fazendo questão de agradecer a todos os trespontanos pela confiança e dizendo que a partir desta segunda-feira, 16, segue trabalhando intensamente na Prefeitura e que “o trabalho continuará sendo feito da melhor maneira possível almejando o desenvolvimento de Três Pontas”.
Coordenadores de sua campanha, apoiadores e correligionários estão estudando o agendamento de uma carreata pelas ruas da cidade para agradecer a expressiva votação recebida.
Perfil
Marcelo tem um perfil apaziguador, é um político experiente, que sempre adota um tom moderado e conciliador. Assim que assumiu a Prefeitura Municipal de Três Pontas no dia 23 de maio de 2018, após a renúncia do então prefeito Dr Luiz Roberto Laurindo Dias, tomou como uma de suas primeiras medidas se reunir com todos os vereadores, apoiadores e opositores, conclamando-os a trabalharem juntos pelo crescimento da cidade que, naquele momento, vivia uma situação extremamente turbulenta, com investigação do Ministério Público (onde nada foi provado).
Marcelo Chaves Garcia governou a cidade de Três Pontas como chefe do Executivo Municipal até aqui por 30 meses, restando apenas a segunda quinzena de novembro e todo mês de dezembro para terminar esse mandato.
Na segunda quinzena de dezembro deverá acontecer a Diplomação de todos os eleitos na Sala de júri do Fórum Dr. Carvalho de Mendonça. E nos primeiros dias de janeiro de 2021 deverá ocorrer a cerimônia de posse no Plenário da Câmara Municipal.
Pelas redes sociais diversos apoiadores elogiaram o trabalho desenvolvido pela atual gestão até o momento, destacando que a cidade tenha se transformado em um grande canteiro de obras.
Até o fechamento desta reportagem o candidato Paulo Luis Rabelo não havia se pronunciado sobre o resultado das urnas.
Biografia
Marcelo Chaves Garcia, trespontano, tem 62 anos de idade, é engenheiro de formação. Casado com Aparecida Maria Chaves Garcia, pai de dois filhos: Melissa e Breno Chaves Garcia, já foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, secretário municipal de Indústria e Comércio, secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, trabalhando com diversos prefeitos. Foi ainda coordenador estadual CREA – MG. Estudou Administração Pública Municipal na instituição de ensino Faculdade FEAD. Estudou Engenharia Civil na Unifenas.
Marcelo Chaves e a filha Melissa Chaves.
“Do Caos ao Paraíso”
Após a renuncia do cardiologista Dr. Luiz Roberto Laurindo Dias do cargo de prefeito em 22 de maio de 2018, no dia seguinte todos os cargos de confiança foram exonerados. O então Vice-Prefeito Marcelo Chaves Garcia assumiu o comando do Executivo Municipal e teve pouco mais de 31 meses para implementar suas ideias de gestão. Experiente na política ele disse que “iria privilegiar os servidores de carreira na nova composição dos cargos de confiança”.
“Em toda minha vida pública, trabalhando na política, sempre procurei valorizar o servidor público municipal, reconhecendo a importância de cada função, de cada trabalhador efetivo. E agora, apesar de ter chegado a essa nova etapa de uma forma que jamais gostaríamos, temos que mostrar força, união, competência e seriedade. Vamos trabalhar muito”, disse o novo Prefeito de Três Pontas assim que assumiu o mandato no lugar do amigo Dr. Luiz Roberto, que havia sido eleito com 20.584 votos, contra 12.434 do então prefeito Paulo Luís Rabello e 746 de Wanderley Vitoriano Custódio. O resultado em 2016 saiu por volta das 19 horas.
Luiz Roberto e Marcelo Chaves obteveram, em 2016, 60,96% dos votos válidos, contra 36,83% de Paulo Luís Rabello e 2,21% de Wanderley Vitoriano. Em 2012 Dr. Luiz Roberto havia perdido a eleição para o ex-prefeito Paulo Luís, por uma diferença de 217 votos.
Michel Renan, Provedor da Santa Casa e o Prefeito Marcelo Chaves em reunião tratando das políticas de enfrentamento ao coronavírus (Arquivo)
Após pegar um verdadeiro “abacaxi” para descascar, Marcelo Chaves enfrentou sérias dificuldades. Como se não bastasse ter que gerenciar a cidade durante praticamente metade de um mandato, em 2020 tem enfrentado a maior pandemia da história mundial. O coronavírus obrigou a gestão a mudar os rumos, tomar uma série de medidas emergenciais, crise financeira no país e segue, ainda agora, tentando vencer a batalha contra o vírus chinês. Já são mais de 830 casos com 14 mortes.
E mesmo diante de tudo isso, Marcelo Chaves seguiu, com apoio importante dos deputados Mário Henrique (Caixa) e Diego Andrade, realizando obras por todos os cantos do município, sem aumentar o tom, mantendo a serenidade, a prudência e o discurso conciliador. As dificuldades ainda são grandes, mas como ele mesmo salienta, o pior já ficou para trás e a busca pelo mar de tranquilidade parece estar próxima.