Tag: Três Pontas

  • “PLANTÃO DE FARMÁCIAS EM TRÊS PONTAS CORRE RISCO DE ACABAR!”

    “PLANTÃO DE FARMÁCIAS EM TRÊS PONTAS CORRE RISCO DE ACABAR!”

    Vereador Sérgio Silva se diz preocupado com impasse entre empresas do setor. Assefarma falou ao Conexão.

    O Conexão Três Pontas foi procurado pelo vereador Sérgio Eugênio Silva que revelou estar havendo um certo desentendimento entre as farmácias tradicionais de Três Pontas que fazem parte do esquema de plantão aos finais de semana e feriados e as novas farmácias (farmácias de rede) vindas de outras cidades. Esse impasse poderá resultar na extinção dos plantões. Alguns entendem que isto manteria mais farmácias abertas em dias e horários alternativos. Outros acreditam que a população poderá ser prejudicada, pois, em determinado momento (feriado, domingo, etc.) a cidade poderá não ter nenhuma farmácia funcionando.

    De acordo com o vereador Sérgio “as farmácias ‘de fora’ não quiseram participar do esquema de plantão por conta do ‘livre comércio’, podendo abrir a qualquer dia e horário. Isso teria descontentado aquelas que participam dos plantões e hoje, feriado de 1º de janeiro, nenhuma delas pegou o plantão. Quem precisar de medicamento ou outros produtos de farmácia precisará se dirigir até uma das empresas vindas de fora, as farmácias de rede que porventura estejam abertas”.

    Nossa reportagem havia solicitado ontem (31) o envio do plantão de hoje e deste próximo final de semana. Mas nos foi passado que, pelo menos o de hoje não aconteceria, tanto que, de fato, não foi divulgado na página oficial da Prefeitura Municipal de Três Pontas.

    Último plantão divulgado no site da Prefeitura Municipal de Três Pontas. O de hoje, (01º de janeiro de 2021) não consta. E, segundo a Assefarma, não há plantão nesta sexta-feira.

    O Conexão Três Pontas conversou com representantes e o presidente da Assefarma, Associação das Farmácias de Três Pontas, no início da tarde de hoje (01º). Um deles nos disse que os plantões funcionavam perfeitamente, envolvendo cerca de 20 farmácias, até a chegada de uma determinada farmácia. “O que é certo tem que ser certo para todo mundo. Eles não têm alvará para funcionar em horários e dias diferentes do nosso e mesmo assim continuam, pois parecem não se importar com multas. E com a chegada de outras farmácias que também não quiseram participar do esquema de plantões, a situação ficou complicada. Sem contar que uma delas sequer tem um farmacêutico de forma presencial, como é exigido ao setor. E nada acontece. Infelizmente a informação que vocês apuraram junto ao vereador é verdadeira e os plantões podem acabar, tanto que três empresas desistiram de participar”, declarou o representante de uma farmácia instalada na Praça Cônego Vítor.

    A direção da Assefarma disse ao Conexão, através do presidente Alan Oliveira Carvalho, que um advogado está cuidando dos interesses da associação. Segundo a Assefarma as farmácias que não estão seguindo o esquema de plantão estariam operando através de liminar da Justiça. “Infelizmente o esquema de plantão realmente está balançando. Das empresas que participavam, três já decidiram sair dos plantões por conta do que vem ocorrendo com as farmácias de rede ou as farmácias vindas de fora. Americana, Ultrapopular e Natus Farma estão deixando os plantões”, revelou.

    Ainda conforme a Assefarma, “ao contrário do que alguns podem imaginar, não ter esquema de plantão poderá resultar no fechamento de todas as farmácias num determinado dia, num feriado ou domingo, por exemplo, deixando a população na mão, sem encontrar uma única unidade aberta sequer”.

    “Por enquanto, a maioria das farmácias que participava dos plantões está disposta a manter o serviço. Vamos ter uma definição em breve e mesmo aquelas três que optaram agora por deixar o plantão são favoráveis que ele continue, mas que congregue a todas as farmácias, dando a cada uma delas os mesmos direitos e deveres, fazendo com que elas retornem aos plantões”, pontuou.

    Alan revelou ainda que, por conta da saída das farmácias citadas, a Assefarma não teve tempo hábil para encaminhar o plantão de hoje à Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária) que, por sua vez, solicita a publicação no site oficial da Prefeitura Municipal. “Já estamos reorganizando a escala dos plantões para que a população possa ser informada”, concluiu.

    O Conexão tentou contato com os responsáveis pelas farmácias Araújo, ABC e Drogasil, mas pelo fato de seus representantes não se encontrarem em Três Pontas e ainda por ser feriado, não obtivemos êxito até o fechamento desta reportagem. O Conexão Três Pontas oferece o mesmo espaço e a oportunidade para que todos os envolvidos se manifestem e tragam novas informações sobre o funcionamento das farmácias no município, um serviço de extrema importância para a população.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • URGENTE: “UTI e Enfermaria da Santa Casa de Três Pontas estão lotadas e perto do colapso”, afirma Provedor Michel Renan

    URGENTE: “UTI e Enfermaria da Santa Casa de Três Pontas estão lotadas e perto do colapso”, afirma Provedor Michel Renan

    Polícia Militar reforça que eventos estão proibidos na cidade e que a PM está nas ruas para evitar aglomerações. Veja os números de hoje.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (28) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados, mas também o número de curados. O total de óbitos segue em 19. Além da atualização, a Prefeitura Municipal de Três Pontas também fez um comunicado em um vídeo preocupante. Do Gabinete do Executivo Municipal, o Prefeito Marcelo Chaves Garcia, o Provedor Michel Renan Simão Castro, o Comandante da Polícia Militar de Três Pontas, Capitão Júlio César Soares e o Secretário Municipal de Fazenda Agnaldo Côrrea, alertaram que a UTI e a enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis estão lotadas e muito próximas do colapso. Também reforçaram que os eventos estão proibidos no municípío e que a PM está nas ruas buscando combater as aglomerações.

    Oito regiões mineiras estão na onda vermelha do Minas Consciente

    De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, oito regiões do estado passaram, desde o último dia 23, a integrar a onda vermelha do Minas Consciente, o que ressalta a necessidade de a população do estado reforçar as medidas de distanciamento social e prevenção durante as celebrações do Natal e Ano Novo. É o que indica a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, que, nesta quarta-feira (23/12), estabeleceu a regressão de mais duas regiões no programa de retomada segura da economia.

    A macrorregião Sul regride da onda amarela para a onda vermelha – se juntando a outras sete regiões. A onda vermelha, a mais restritiva do plano, permite apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias e bancos.

    Desta forma, oito das 14 macrorregiões se encontram na onda vermelha (Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste,  Vale do Aço, Sudeste, Centro-Sul e Sul). Outras cinco estão na onda amarela (Centro, Norte, Noroeste, Oeste e Triângulo Norte). Já a região Triângulo Sul permanece na onda verde.

    ENTENDA A POSIÇÃO DE TRÊS PONTAS

    Conforme a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e de sua Assessoria de Imprensa, a macrorregião Sul, da qual Três Pontas faz parte está na onda vermelha. “Dentro de cada macrorregião há algumas microrregiões. E dentro da microrregião de Três Pontas o município encontra-se, hoje, na onda amarela”, explicou. O Prefeito Marcelo Chaves afirmou que algumas decisões serão tomadas nos próximos dias, tentando evitar que Três Pontas (microrregião) regrida para a onda vermelha, que é a mais severa e que inclui o fechamento de todas as atividades não essenciais.

    Ainda durante a live exibida do Gabinete da Prefeitura Municipal de Três Pontas na manhã de hoje (28) o Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, Michel Renan Simão Castro, reafirmou a necessidade de mais responsabilidade por parte de todos os cidadãos, evitando aglomeração e uma disseminação ainda maior do coronavirus. Segundo ele, caso não haja o respeito às normas sanitárias e o devido distanciamento social, a situação tende a se agravar ainda mais nos próximos dias levando o atendimento do Hospital ao colapso, inclusive com a possibilidade de novos infectados não poderem ser atendidos naquela unidade de saúde, devendo buscar ajuda em outras cidades, situação que seria absolutamente desesperadora.

     

    Já a Polícia Mlitar reforçou que além de toda fiscalização mais encorpada nos próximos dias, também conta com o serviço de inteligência no sentido de encontrar festas clandestinas ou particulares, com um número considerável de pessoas, colocando assim a saúde de todos em risco. O comandante da corporação disse que nenhum tipo de desrespeito às normas sanitárias de prevenção ao coronavírus será tolerado pela PM e seus organizadores devidamente responsabilizados.

    De acordo com as informações apuradas pelo Conexão Três Pontas a próxima atualização da situação do coronavirus no estado de Minas Gerais deverá ocorrer na próxima quinta-feira. Data em que ficaremos sabendo se Três Pontas, no quesito microrregião, descerá para a onda vermelha ou não, onde novas e mais restritivas medidas deverão ser tomadas.

    Numeros de Hoje

    Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 1.239 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 1.086 já se recuperaram e, infelizmente, 19 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (28 de dezembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 134 pessoas estão com o vírus, maior número desde o início da pandemia.

    Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.

    O número de pessoas com síndrome gripal hoje é de 7.033.

    Seis pessoas seguem internadas com suspeitas de covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Oito casos confirmados encontram-se hospitalizado. Há 126 pessoas em isolamento.

    O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 256 dias. Isso dá uma média de 4,83 novos casos a cada 24 horas.

    19ª Morte

    Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na manhã desta segunda-feira (14 de dezembro) que o décimo nono óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima um homem de 67 anos de idade. Ela tinha como comorbidades hipertenção arterial e doença cardiovascular crônica. Estava internado na Santa Casa havia 14 dias e faleceu na última sexta-feira (11), mas o registro foi oficialmente confirmado hoje (14).

    A morte mais recente ocorreu 10 dias após a divulgação do 18º caso.

    “De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes!”

    Diabetes e o Coronavírus

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.

    Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.

    Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.

    As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).

    Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.

    Medidas de Segurança

    As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • COVID-19: Três Pontas chega a 1.155 casos confirmados. Curados totalizam 1.037

    COVID-19: Três Pontas chega a 1.155 casos confirmados. Curados totalizam 1.037

    99 pessoas seguem em isolamento social. Outras 7 estão internadas com suspeita de coronavírus.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (21) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados (1.155), trinta a mais que na última sexta-feira, mas também o número de curados, que chegou a 1.037. O total de óbitos segue em 19.

    Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 1.155 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 1.037 já se recuperaram e, infelizmente, 19 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (21 de dezembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 99 pessoas estão com o vírus.

    Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.

    O número de pessoas com síndrome gripal hoje é de 6.812.

    Sete pessoas seguem internadas com suspeitas de covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Nenhum caso confirmado encontra-se hospitalizado. Há 99 pessoas em isolamento.

    O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 249 dias. Isso dá uma média de 4,63 novos casos a cada 24 horas.

    19ª Morte

    Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na manhã desta segunda-feira (14 de dezembro) que o décimo nono óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima um homem de 67 anos de idade. Ela tinha como comorbidades hipertenção arterial e doença cardiovascular crônica. Estava internado na Santa Casa havia 14 dias e faleceu na última sexta-feira (11), mas o registro foi oficialmente confirmado hoje (14).

    A morte mais recente ocorreu 10 dias após a divulgação do 18º caso.

    “De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes!”

    Diabetes e o Coronavírus

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.

    Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.

    Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.

    As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).

    Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.

    Medidas de Segurança

    As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • COVID-19: Três Pontas registra 34 novos casos nas últimas 24 horas

    COVID-19: Três Pontas registra 34 novos casos nas últimas 24 horas

    Santa Casa tem 8 internados: 2 confirmados e 6 suspeitos. Curados totalizam 1.037.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (18) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados (1.125), mas também o aumento no número de curados, que chegou a 1.037. O total de óbitos segue em 19.

    Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 1.125 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 1.037 já se recuperaram e, infelizmente, 19 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (18 de dezembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 69 pessoas estão com o vírus.

    Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.

    O número de pessoas com síndrome gripal hoje (30) é de 6.750.

    Seis pessoas seguem internadas com suspeitas de covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Dois casos confirmados encontram-se hospitalizados. Há 67 pessoas em isolamento.

    O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 246 dias. Isso dá uma média de 4,57 novos casos a cada 24 horas.

    19ª Morte

    Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na manhã desta segunda-feira (14 de dezembro) que o décimo nono óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima um homem de 67 anos de idade. Ela tinha como comorbidades hipertenção arterial e doença cardiovascular crônica. Estava internado na Santa Casa havia 14 dias e faleceu na última sexta-feira (11), mas o registro foi oficialmente confirmado hoje (14).

    A morte mais recente ocorreu 10 dias após a divulgação do 18º caso.

    “De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes!”

    Diabetes e o Coronavírus

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.

    Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.

    Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.

    As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).

    Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.

    Medidas de Segurança

    As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • BOA NOTÍCIA: TRÊS PONTAS TEM MAIS DE 1.000 CURADOS DO CORONAVÍRUS

    BOA NOTÍCIA: TRÊS PONTAS TEM MAIS DE 1.000 CURADOS DO CORONAVÍRUS

    TOTAL DE RECUPERADOS É DE 1.004 PESSOAS!

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (17) os novos números de mais um Boletim Epidemiológico. E a grande notícia do dia, antecipada ontem pelo Conexão Três Pontas, diz respeito ao número de pessoas curadas da covid-19 no município. Já são mais de 1000 pessoas que se recuperaram do coronavírus.

    Três Pontas teve o seu primeiro caso de coronavirus confirmado no dia 17 de Abril. De lá para cá já se passaram exatos 7 meses. Os números de hoje mostram que a cidade já contabiliza 1.091 pessoas contaminadas pela covid-19, com 1.004 curados e 19 mortes. De acordo com esses números da Vigilância Epidemiológica, hoje em Três Pontas, 68 pessoas estão contaminadas pelo vírus chinês, sendo que destas, 66 seguem em isolamento social. Outras quatro com suspeita seguem internadas, além de dois casos confirmados, na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Os casos de síndrome gripal totalizam 6.721.

    Há em todo mundo no momento uma grande preocupação por conta do que chamam de segunda onda de disseminação do coronavírus. Os números voltaram a crescer em praticamente todo o planeta e no Brasil não é diferente. E a preocupação se torna ainda maior diante das festividades de fim de ano e as consequentes festas, com aglomerações, falta do uso de máscara e também do álcool em gel, já que estas são, até o momento, a única forma de tentar se evitar a contaminação.

    Em Três Pontas, desde o início da pandemia, houve uma grande somatória de forças no sentido de tentar minimizar ao máximo os efeitos provocados pelo coronavirus, tanto na questão de saúde quanto na econômica.

    Dentre diversas ações que foram emplementadas pela administração municipal, uma delas ganhou repercussão altamente positiva não apenas por parte da população trespontana, mas de todo Brasil. A criação dos “laranjinhas”, também chamados de “desaglomeradores” foi destaque nos principais veículos de comunicação de todo país e várias cidades buscaram informações para copiar a inovação. A Prefeitura contratou dezenas de pessoas para ajudar a organizar as filas nos locais de maior concentração de pessoas, mantendo o distanciamento e ofertando álcool em gel. Todos vestidos com um colete laranja.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas a Secretaria Municipal de Saúde, a Câmara Municipal, os profissionais envolvidos em todas as unidades de saúde, no Pronto Atendimento Municipal e, principalmente, todos os colaboradores da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis – desde profissionais da limpeza, atendentes, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, membros da diretoria, da irmandade, voluntários e representantes de diversos segmentos da sociedade, seguem somando esforços e lutando diariamente para vencer a covid-19. E hoje a divulgação de mais de mil recuperados sintetiza o quão importantes e dedicados todos esses se mostraram até aqui. Soma-se a isso toda uma estrutura para receber doentes de Três Pontas e de outras localidades que são cobertas pelo HSFA (referência). Outra ajuda sempre importante na luta contra o coronavirus, bastante ressaltada pelo prefeito Marcelo Chaves e principalmente pelo Provedor da Santa Casa, Michel Renan Simão Castro, diz respeito as atuações dos deputados Diego Andrade e Mário Henrique Caixa.

    Prefeito Marcelo Chaves e o Deputado Estadual Mário Henrique Caixa
    A Secretária Municipal de Saúde, Teresa Cristina Rabelo Corrêa.

    Uma das grandes dificuldades impostas pela pandemia, não apenas em Três Pontas, mas em todas as cidades, é encontrar soluções para o que chamamos de “cobertor curto”. Ou seja, os gestores e profissionais envolvidos no combate ao coronavírus não podem cobrir uma parte e descobrir outra. precisam vencer o inimigo invisível tentando proteger e/ou curar o maior número de pessoas possível, mas sem esquecer da questão econômica, da geração e manutenção de empregos, da necessidade das empresas e indústrias seguirem funcionando para que não haja uma “quebradeira”, com crescimento galopante do desemprego e da fome.

    O Direitor Técnico da Santa Casa, Dr. Geovanni Barros, o Provedor Michel Renan, o Deputado Federal Diego Andrade e o Prefeito Marcelo Chaves.

    Aqui em Três Pontas, de acordo com as informações preliminares da Prefeitura Municipal, todos os cuidados, orientações e precauções estão sendo tomados pelo poder público municipal no sentido de tentar evitar novas aglomerações e a disparada nos casos de covid-19. Infelizmente esta é uma responsabilidade não apenas dos governantes mas de cada cidadão, que deve fazer a sua parte seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

    Unimed

    Destaca-se também a importância da Unimed Três Pontas, dentre outras importantes realizações, como aliada na luta contra o coronavirus. Apesar do Hospital Unimed não ter internação para pacientes com covid, todo diagnóstico suspeito de coronavirus de usuários Unimed ou particular são prontamente atendidos e encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis ou a outros Hospitais do Sistema Unimed.

    A Unimed Três Pontas dispõe de um laboratório e uma estrutura super moderna totalmente preparada para o atendimento adequado aos casos de covid-19.

    Ainda sobre a boa notícia do número de recuperados na cidade, que passou de mil casos hoje, o Conexão Três Pontas conversou com alguns profissionais que estão diretamente envolvidos no combate da pandemia, na linha de frente contra o coronavirus. Eles falaram sobre os motivos que fizeram com que Três Pontas tivesse êxito na recuperação da grande maioria dos infectados e que precisaram de algum tipo de atendimento médico ou acompanhamento no período de isolamento social.

    Para o médico Dr. Lucas Erbest, Diretor Clínico do Pronto Atendimento Municipal, o sucesso na recuperação das pessoas que foram infectadas pelo coronavírus e que precisaram de algum tipo de acompanhamento se deve principalmente às medidas que foram tomadas pela Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde desde o início da pandemia.

    Dr. Lucas Erbst

    “Houve sem demora o fechamento das escolas, as determinações ao setor comercial e empresarial e uma ampla divulgação das ações e cuidados que a população deveria seguir. Um ponto que deve ser destacado foi a separação das consultas eletivas dos pacientes com suspeita de coronavirus e a criação de toda aquela estrutura separada (tendas), nos ajudando no diagnóstico precoce e no melhor tratamento possível. Graças a Deus realmente temos um número de recuperados bem elevado. Mas faço um alerta de que os números estão aumentando e que as comemorações de final de ano são um momento crítico e todos devem ficar atentos e seguir todos os cuidados de prevenção. Lembro que qualquer pessoa que apresente qualquer sintoma que possa ser de coronavirus que procure rapidamente o serviço de saúde”.

    já o Diretor Técnico da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, Dr. Geovanni Barros Pereira, disse que o sucesso na recuperação deste grande número de pessoas se deve principalmente a experiência adquirida no seguimento da doença em suas diferentes fases.

    Dr. Geovanni Barros Pereira

    “A identificação precoce da doença com o devido monitoramento dos casos e adoção de protocolos para o tratamento nos diferentes estágios foi fundamental até aqui. no início da pandemia o que percebíamos é que a demora para procurar ajuda acabava comprometendo o tratamento. Hoje as pessoas já identificam os sintomas no início e sabem onde procurar ajuda”.

    O Diretor Clínico da Santa Casa, Dr. Eduardo Camargo Vasconcelos, o Provedor Michel Renan e o Diretor Técnico Dr. Geovanni Barros Pereira.

    Importante ressaltar que, mesmo com mais de mil recuperados, Três Pontas continua registrando vários novos casos todos os dias. Manter o distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel podem fazer toda a diferença entre a saúde e a doença, entre a vida e a morte.

    Principalmente nesta época de celebrações onde todo cuidado é pouco. Ainda não temos uma vacina 100% confiável e e as campanhas de vacinação devem ocorrer dentro de alguns meses apenas.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Coronavírus: Secretaria de Saúde confirma 19ª Morte em Três Pontas

    Coronavírus: Secretaria de Saúde confirma 19ª Morte em Três Pontas

    Santa Casa tem 8 internados: 3 confirmados e 5 suspeitos. Há 72 pessoas em isolamento.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (14) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados (1.059), mas também o aumento no número de curados, que chegou a 965. O total de óbitos subiu para 19.

    Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 1.059 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 965 já se recuperaram e, infelizmente, 19 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (14 de dezembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 75 pessoas estão com o vírus.

    Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.

    O número de pessoas com síndrome gripal hoje (30) é de 6.586.

    Cinco pessoas seguem internadas com suspeitas de covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Três casos confirmados encontram-se hospitalizados. Há 72 pessoas em isolamento.

    O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 238 dias. Isso dá uma média de 4,10 novos casos a cada 24 horas.

    19ª Morte

    Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na manhã desta segunda-feira (14 de dezembro) que o décimo nono óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima um homem de 67 anos de idade. Ela tinha como comorbidades hipertenção arterial e doença cardiovascular crônica. Estava internado na Santa Casa havia 14 dias e faleceu na última sexta-feira (11), mas o registro foi oficialmente confirmado hoje (14).

    Esta morte ocorreu 10 dias após a divulgação do 18º caso.

    “De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes!”

    Diabetes e o Coronavírus

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.

    Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.

    Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.

    As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).

    Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.

    Medidas de Segurança

    As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Três Pontas registra 23 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas; Total de casos é de 1.044

    Três Pontas registra 23 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas; Total de casos é de 1.044

    Santa Casa tem 11 internados: 6 confirmados e 5 suspeitos. Curados totalizam 947.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (11) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados (1;044), mas também o aumento no número de curados, que chegou a 947. O total de óbitos segue em 18.

    Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 1.044 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 947 já se recuperaram e, infelizmente, 18 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (11 de dezembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 79 pessoas estão com o vírus.

    Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.

    O número de pessoas com síndrome gripal hoje (30) é de 6.511.

    Cinco pessoas seguem internadas com suspeitas de covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Seis casos confirmados encontram-se hospitalizados. Há 73 pessoas em isolamento.

    O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 235 dias. Isso dá uma média de 4,44 novos casos a cada 24 horas.

    18ª Morte

    Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na tarde da terça-feira (01 de dezembro) que o décimo oitavo óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima uma mulher de 56 anos de idade. Ela não tinha nenhuma comorbidade e estava internada na Santa Casa desde o dia 17 de novembro.

    “De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes!”

    Diabetes e o Coronavírus

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.

    Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.

    Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.

    As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).

    Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.

    Medidas de Segurança

    As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Três Pontas passa dos 1.000 casos de coronavírus; Curados somam 923.

    Três Pontas passa dos 1.000 casos de coronavírus; Curados somam 923.

    Contaminados hoje somam 64. Número de mortos é de 18.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta terça-feira (08) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados que passou dos mil casos (1005), mas também o aumento no número de curados, que chegou a 923. O total de óbitos segue em 18.

    Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 1.005 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 923 já se recuperaram e, infelizmente, 18 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (08 de dezembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 64 pessoas estão com o vírus.

    Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.

    O número de pessoas com síndrome gripal hoje (07) é de 6.238.

    Três pessoas seguem internadas com suspeitas de covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Cinco casos confirmados encontram-se hospitalizados. Há 59 pessoas em isolamento.

    O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 232 dias. Isso dá uma média de 4,33 novos casos a cada 24 horas.

    18ª Morte

    Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na tarde da terça-feira (01 de dezembro) que o décimo oitavo óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima uma mulher de 56 anos de idade. Ela não tinha nenhuma comorbidade e estava internada na Santa Casa desde o dia 17 de novembro.

    “De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes!”

    Diabetes e o Coronavírus

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.

    Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.

    Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.

    As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).

    Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.

    Medidas de Segurança

    As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Três Pontas tem hoje 59 pessoas com covid-19; Total de casos é de 988 com 911 curados

    Três Pontas tem hoje 59 pessoas com covid-19; Total de casos é de 988 com 911 curados

    Número de mortos subiu para 18 com duas novas confirmações na semana passada.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (07) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados (988), mas também o aumento no número de curados, que chegou a 911. O total de óbitos segue em 18.

    Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 988 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 911 já se recuperaram e, infelizmente, 18 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (07 de dezembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 59 pessoas estão com o vírus.

    Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.

    O número de pessoas com síndrome gripal hoje (07) é de 6.143.

    Seis pessoas seguem internadas com suspeitas de covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Três casos confirmados encontram-se hospitalizados. Há 56 pessoas em isolamento.

    O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 231 dias. Isso dá uma média de 4,27 novos casos a cada 24 horas.

    18ª Morte

    Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na tarde da terça-feira (01 de dezembro) que o décimo oitavo óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima uma mulher de 56 anos de idade. Ela não tinha nenhuma comorbidade e estava internada na Santa Casa desde o dia 17 de novembro.

    “De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes!”

    Diabetes e o Coronavírus

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.

    Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.

    Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.

    As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).

    Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.

    Medidas de Segurança

    As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Carro cai em barranco de 15m às margens da rodovia Mg 167 entre Três Pontas e Varginha

    Carro cai em barranco de 15m às margens da rodovia Mg 167 entre Três Pontas e Varginha

    Um homem sofreu ferimentos leves após se envolver em um acidente na manhã de ontem, domingo, (06), na MG 167 entre Três Pontas e Varginha. De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Rodoviária, o veículo caiu em um barranco de aproximadamente 15 metros de altura, às margens da rodovia, próximo ao quilômetro 17.

    De de acordo com um familiar do condutor foi passado à Polícia Rodoviária que o mesmo transitava pela rodovia sentido Três Pontas quando teria sido surpreendido por um veículo de passeio saindo de uma estrada rural e entrando bruscamente na rodovia, obrigando a vítima do capotamento a frear fortemente o automóveç, vindo a derrapar na pista de rolamento por conta do acúmulo de lama, caindo na ribanceira.

    Assim que a polícia chegou ao local a vítima já havia sido resgatada por populares e encaminhada até o Pronto Atendimento Municipal de Três Pontas. Em seguida a PRE se dirigiu até o PAM para tentar ouvir o homem, mas ele já havia sido liberado pelo médico de plantão, apenas com escoriações.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Três Pontas tem hoje 58 pessoas com covid-19; Total de casos chega a 969 com 893 curados

    Três Pontas tem hoje 58 pessoas com covid-19; Total de casos chega a 969 com 893 curados

    Número de mortos subiu para 18 com duas novas confirmações nesta semana.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (04) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados (969), mas também o aumento no número de curados, que chegou a 893. O total de óbitos subiu para 18 nesta semana.

    Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 969 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 893 já se recuperaram e, infelizmente, 18 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje (04 de dezembro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 58 pessoas estão com o vírus.

    Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.

    O número de pessoas com síndrome gripal hoje (30) é de 6.089.

    Oito pessoas seguem internadas com suspeitas de covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Um caso confirmado ewncontra-se hospitalizado. Há 57 pessoas em isolamento.

    O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 228 dias. Isso dá uma média de 4,17 novos casos a cada 24 horas.

    18ª Morte

    Conexão Três Pontas apurou junto ao setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, na tarde da terça-feira (01 de dezembro) que o décimo oitavo óbito causado pelo coronavírus – divulgado inicialmente pela Prefeitura Municipal (fonte oficial) em seu site oficial (https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8) – tem como vítima uma mulher de 56 anos de idade. Ela não tinha nenhuma comorbidade e estava internada na Santa Casa desde o dia 17 de novembro.

    “De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes!”

    Diabetes e o Coronavírus

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.

    Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.

    Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.

    As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).

    Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.

    Medidas de Segurança

    As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • COVID-19: Macrorregião Sul, que inclui Três Pontas, regride para a onda amarela do Minas Consciente

    COVID-19: Macrorregião Sul, que inclui Três Pontas, regride para a onda amarela do Minas Consciente

    Oito áreas permanecem na fase mais flexível do plano de retomada da economia

    A macrorregião de Saúde Sul – que inclui Três Pontas – está regredindo para uma fase mais restritiva do programa Minas Consciente, plano elaborado pelo Governo do Estado para garantir a retomada gradual e segura da economia nos municípios mineiros. O anúncio foi feito durante deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, na última quarta-feira (25/11), que constatou o aumento de 50% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado. Já considerando os últimos sete dias, a taxa subiu 17%.

    Com a mudança, a macrorregião Sul passa da onda verde para amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza. A justificativa para o retrocesso foi a piora nos índices relacionados à doença, como aumento de casos na localidade.

    Mudança

    As demais regiões na onda amarela são Vale do AçoLeste do SulSudeste e Nordeste.

    Já as regiões que fazem parte da onda verde são Triângulo do NorteTriângulo do SulOesteCentroNoroesteNorteJequitinhonha e Centro-Sul, fase que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.

    A região Leste é a única que permanece na onda vermelha, onde somente os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão autorizados a funcionar.

    Monitoramento

    De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, o Governo de Minas monitora 24 horas o comportamento da pandemia em todas as regiões, cabendo ao Comitê deliberar o avanço ou regressão das macrorregiões que compõem o estado.

    “A vigilância em relação aos diferentes cenários em Minas é permanente. Novas alterações podem ser anunciadas a qualquer momento”, afirmou.

    O secretário aproveitou para enfatizar sobre a necessidade de manter os cuidados básicos de prevenção à doença. “Ainda precisamos manter o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, conforme orientação desde o início da pandemia”, alertou.

    Balanço

    Até o momento, 657 cidades mineiras aderiram ao plano Minas Consciente, impactando 13,4 milhões de pessoas. Neste contexto, 537 cidades do estado com menos de 30 mil habitantes registraram incidência da covid-19 abaixo de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

    CIDADES QUE FAZEM APRTE DA REGIONAL SUL
    Alfenas
    Aiuruoca
    Alagoa
    Albertina
    Alpinópolis
    Alterosa
    Andradas
    Arceburgo
    Areado
    Baependi
    Bandeira do Sul
    Boa Esperança
    Bom Jesus da Penha
    Bom Repouso
    Borda da Mata
    Botelhos
    Brasópolis
    Bueno Brandão
    Cabo Verde
    Cachoeira de Minas
    Caldas
    Camanducaia
    Cambuí
    Cambuquira
    Campanha
    Campestre
    Campo do Meio
    Campos Gerais
    Capetinga
    Capitólio
    Careaçu
    Carmo da Cachoeira
    Carmo de Minas
    Carmo do Rio Claro
    Carrancas
    Carvalhópolis
    Carvalhos
    Cássia
    Caxambu
    Claraval
    Conceição da Aparecida
    Conceição das Pedras
    Conceição do Rio Verde
    Conceição dos Ouros
    Congonhal
    Consolação
    Coqueiral
    Cordislândia
    Córrego do Bom Jesus
    Cristina
    Cruzília
    Delfim Moreira
    Delfinópolis
    Divisa Nova
    Dom Viçoso
    Doresópolis
    Elói Mendes
    Espírito Santo do Dourado
    Estiva
    Extrema
    Fama
    Fortaleza de Minas
    Gonçalves
    Guapé
    Guaranésia
    Guaxupé
    Heliodora
    Ibiraci
    Ibitiúra de Minas
    Ijaci
    Ilicínea
    Inconfidentes
    Ingaí
    Ipuiúna
    Itajubá
    Itamogi
    Itamonte
    Itanhandu
    Itapeva
    Itaú de Minas
    Itumirim
    Itutinga
    Jacuí
    Jacutinga
    Jesuânia
    Juruaia
    Lambari
    Lavras
    Luminárias
    Machado
    Maria da Fé
    Marmelópolis
    Minduri
    Monsenhor Paulo
    Monte Belo
    Monte Santo de Minas
    Monte Sião
    Munhoz
    Muzambinho
    Natércia
    Nepomuceno
    Nova Resende
    Olímpio Noronha
    Ouro Fino
    Paraguaçu
    Paraisópolis
    Passa Quatro
    Passos
    Pedralva
    Perdões
    Pimenta
    Piranguçu
    Piranguinho
    Piumhi
    Poço Fundo
    Poços de Caldas
    Pouso Alegre
    Pouso Alto
    Pratápolis
    Ribeirão Vermelho
    Santa Rita de Caldas
    Santa Rita do Sapucaí
    Santana da Vargem
    São Bento Abade
    São Gonçalo do Sapucaí
    São João Batista do Glória
    São João da Mata
    São José da Barra
    São José do Alegre
    São Lourenço
    São Pedro da União
    São Roque de Minas
    São Sebastião da Bela Vista
    São Sebastião do Paraíso
    São Sebastião do Rio Verde
    São Thomé das Letras
    São Tomás de Aquino
    Sapucaí-Mirim
    Senador Amaral
    Senador José Bento
    Seritinga
    Serrania
    Serranos
    Silvianópolis
    Soledade de Minas
    Tocos do Moji
    Toledo
    Três Corações
    Três Pontas
    Turvolândia
    Vargem Bonita
    Varginha
    Virgínia
    Wenceslau Braz

    Onda Verde

    As regiões Triângulo do NorteTriângulo do SulOesteCentroNoroesteNorteJequitinhonha e Centro-Sul permaneceram na onda verde* do Minas Consciente. Essa fase possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. São eles:

    – Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;

    – Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;

    – Parques, zoológicos e jardins;

    – Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;

    – Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;

    – Bares com entretenimento (shows e espetáculos);

    – Serviços de colocação de piercings e tatuagens.

    *Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

    Onda Amarela

    A região Sul se junta ao Vale do AçoLeste do SulSudeste e Nordeste na onda amarela, fase onde é permitida a abertura de serviços não essências, como:

    – Bares (consumo no local);

    – Autoescolas e cursos de pilotagem;

    – Salões de beleza e atividades de estética;

    – Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;

    – Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;

    – Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;

    – Comércio de itens de cama, mesa e banho;

    – Lojas de móveis e lustres;

    – Imobiliárias;

    – Lojas de departamento e duty free;

    – Lojas de brinquedos;

    – Academias (com restrições);

    – Agências de viagem;

    – Clubes.

    Onda Vermelha

    Leste permanece na onda vermelha, a mais restritiva do Minas Consciente, onde somente os serviços considerados essenciais são permitidos, como:

    – Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;

    – Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);

    – Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;

    – Serviços de ambulantes de alimentação;

    – Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;

    – Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;

    – Vigilância e segurança privada;

    – Serviços de reparo e manutenção;

    – Lojas de informática e aparelhos de comunicação;

    – Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;

    – Construção civil e obras de infraestrutura;

    – Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

    Fonte Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO