Oferecimento:
A Toxina Botulínica (Botox ®) é uma toxina extraída da bactéria Clostridium botulinum, que, por ter um efeito de paralisar a musculatura passou a ser utilizado para fins estéticos, no tratamento de linhas de expressão, linhas faciais e no tratamento da hiperidrose (suor excessivo).
Com finalidade médica foi primeiro utilizada na Oftalmologia e na Neurologia. Botox ® foi a primeira marca de toxina utilizada comercialmente e tornou-se sinônimo do produto e do procedimento, hoje muito difundido na Dermatologia e na Plástica. Então quando dizemos Aplicação de Botox, entenda como Aplicação de Toxina Botulínica, já que, hoje, além do Botox, temos outras marcas como Xeomin, Dysport e Botulift, todas Toxina Botulínica tipo A.
A aplicação de botox é muito segura, principalmente quando realizada por um dermatologista ou outro médico especializado na sua aplicação.
Algumas pessoas ainda têm um certo medo de ficar diferente ou “sem expressão” após a aplicação de botox, mas isso não ocorre, se feito corretamente. Os resultados são naturais, pois há somente um bloqueio da ação dos músculos e não um efeito de preencher ou volumizar as regiões tratadas.
Na dermatologia aplicação de botox está indicada nos casos onde há formação de linhas de expressão ou para o tratamento de excesso de suor:
- Rugas na testa (linhas de expressão)
- Rugas entre as sobrancelhas
- Rugas periorbiculares (pés-de-galinha)
- Hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas)
- Sorriso gengival
O botox não está indicado para as rugas nasogenianas (“Bigode Chinês”) onde o tratamento é feito com preenchedores.
Para o tratamento da hiperidrose (suor excessivo), ele é o método mais seguro e com menos efeitos colaterais, principalmente para aqueles que não desejam fazer cirurgia, como a simpatectomia (que é um ótimo método para o tratamento da sudorese excessiva). E não há indução de sudorese compensatória.
A aplicação de botox é feita através de pequenas injeções nos locais a serem tratados, o efeito começa a aparecer com 2 a 7 dias e dura em torno de 3-6 meses quando é feita aplicação de botox no rosto e 9 meses a 1 ano, quando aplicamos o botox para hiperidrose axilar.
Ao se fazer a aplicação de Botox no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica se liga a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos que partem do neurônio em direção ao músculo. Assim, a sua contração não acontece, relaxando a musculatura. Esse processo faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, assim já estamos prevenindo a formação de rugas mais profundas.
Imediatamente após a aplicação de botox pode-se notar pequenas pápulas (elevações na pele) que normalizam em poucos minutos.
Em poucos casos pode-se atingir alguns vasinhos pequenos, levando a pequena equimose (“hematoma”), que pode durar alguns dias e deve-se evitar exposição ao sol.
O efeito começa a surgir em média a partir do terceiro ao sétimo dia. Normalmente pedimos uma reavaliação após 15 dias
Existe algumas recomendações clássicas após a aplicação do botox:
- Evitar exposição direta ao sol.
- Não deitar-se por 4 horas.
- Não realizar atividades físicas intensas no dia da aplicação.
- Não massagear a área tratada
A princípio qualquer pessoa pode realizar a aplicação de botox, sendo inclusive, em casos de doenças específicas, aplicado até em crianças.
Para fins estéticos, pode ser feito a partir dos 20-25 anos, para aquelas pessoas que apresentam as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que surgem com a movimentação da face, como forma de prevenir a formação das linhas de expressão. A partir dos 30-35 anos começamos a utilizar o botox no tratamento dessas rugas. O botox é indicado também para os homens.
No caso da hiperidrose, se há um incômodo grande ou comprometimento social pode ser realizada a aplicação em pessoas mais jovens.
Existem poucas contra-indicações à aplicação do botox:
- Hipersensibilidade ao produto (alergia): é rara
- Presença de processo inflamatório ou infeccioso no local.
- Gravidez e amamentação.
- Pacientes portadores de algumas doenças neuromusculares como a miastenia gravis.
O tratamento com toxina botulínica é seguro e traz resultados muito satisfatórios quando bem indicado e realizado!
Dra Carolina Reis é Dermatologista
Atende na Clínica São José em Três Pontas
(35) 3265-3536