Usuários das vias reclamam da “demora” na colocação de sinalização horizontal nas elevações

Muitos acidentes estavam sendo registrados no perímetro urbano da cidade de Três Pontas nos últimos anos, provocados principalmente pela imprudência, desrespeito às leis de trânsito e ainda pelo grande número de veículos; cerca de 20 mil para uma população de 54 mil habitantes. Diante disso a Prefeitura Municipal de Três Pontas, através do Departamento Municipal de Trânsito iniciou a instalação de várias passagens elevadas de pedestres, para conter a velocidade dos veículos. Mas a “demora” na pintura das faixas tem causado uma série de reclamações.

20160406_130026

Diversos trechos ganharam novas passagens elevadas de pedestres que são diferentes de simples lombadas, pois nelas, além da elevação (saliência) há a pintura de faixas brancas transversais para a travessia segurança de pedestres. O problema é que muitas passagens já estão prontas e devido à necessidade de secagem do asfalto, elas não estão pintadas, o que dificulta a sua visualização, pegando motoristas desprevenidos que passam em altas velocidades, provocando alguns acidentes, principalmente por parte de motociclistas; alguns casos já foram registrados de quedas.

Nossa reportagem conversou com o Chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Celso Joaquim Domingues. Ele revelou que é necessário esperar aproximadamente 10 dias depois de construída a passagem elevada para que a mesma possa ganhar pintura transversal. “Mas é importante dizer que todas elas ganham no ato de sua confecção uma placa de sinalização vertical e duas faixas (como de retenção) brancas, antes e depois da passagem, o que já orienta sobre a necessidade de se diminuir a velocidade. Precisa-se esperar a secagem do asfalto para se fazer a pintura”, explicou.

Foto Arquivo Xtp

O Chefe do Departamento de Trânsito de Três Pontas disse que ao todo 15 novas faixas foram colocadas recentemente pela Prefeitura Municipal, dentre elas na Avenida Ipiranga, Marquês de Abrantes, José Lagoa, entre outros pontos.

20160406_130054

Um dos trechos que mais registrava acidentes e que era um anseio da comunidade trespontana há vários anos era no cruzamento das ruas Sete de Setembro com a Afonso Pena, onde diversos acidentes, alguns graves, foram contabilizados.

“Nós já estamos pintando as passagens na Avenida José Lagoa e quero avisar a todos que a partir desta segunda-feira (25) estaremos pintando todas as demais passagens que foram feitas”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *