A cidade de Três Pontas comemora neste sábado, 03 de julho, mais um aniversário. São 164 anos de emancipação político-administrativa e uma história cheia de lutas e vitórias. A cidade é conhecida por três pilares: a FÉ, afinal é terra de Padre Victor e da Nossa Mãe; a MÚSICA, através de ícones nacionais como Milton Nascimento e Wagner Tiso, além de tantos outros expoentes; e o CAFÉ, fonte de sua riqueza, considerado o ouro verde dos trespontanos. Três Pontas é uma das maiores produtoras de café do mundo.

Uma cidade rica culturalmente, conhecida em todo mundo e que tem, reconhecidamente, um povo hospitaleiro, carinhoso e caridoso, gente de talento e criatividade, gente de garra, de mãos surradas pelo café, um povo religioso, um povo feliz. Por conta da pandemia de coronavírus, infelizmente, ao contrário de anos anteriores, nenhum evento público foi agendado em comemoração ao seu aniversário, respeitando as normas de isolamento e distanciamento social.

POLÍTICA

Atualmente a cidade é administrada pelo prefeito Marcelo Chaves Garcia, um engenheiro de 66 anos de idade, considerado moderado, democrático, aberto ao diálogo e que vem, para muitos, realizando um bom trabalho a frente do Poder Executivo. Assumiu a Prefeitura após a renúncia do médico Dr. Luiz Roberto Dias. Com o apoio do Deputado Estadual Mário Henrique Silva (Caixa) e do Deputado Federal Diego Andrade, vem conseguindo arrefecer os ânimos políticos na cidade, historicamente sempre exaltados. Conseguiu sua reeleição em novembro de 2020 e teve como principal concorrente o Ex-Prefeito Paulo Luís Rabello, figura sempre forte da política local, já tendo sido prefeito por dois mandatos.

Além de diversas obras por toda cidade e do diálogo com todas as correntes políticas, Marcelo Chaves Garcia, juntamente de toda a equipe de confiança e demais servidores municipais, vem conseguindo equilibrar as contas de Três Pontas, mesmo diante do pior momento econômico do país, devido ao coronavírus. Salários em dia, 13º salário dos servidores adiantado e superávit. A saúde financeira do Município navega num mar de calmaria. E os investimentos não param.

Outro filho ilustre, Aureliano Chaves fo Vice-Presidente da República do Brasil.

Um dos maiores desafios no momento é a covid-19. Um comitê de gerenciamento foi criado e muitas medidas vêm sendo tomadas no sentido de controlar o número de casos confirmados que, hoje, registra mais de 6.570 casos positivações, sendo que, destes, mais de 5.500 já se recuperaram e há ainda o registro de 145 óbitos.

Na Câmara Municipal, os 11 vereadores (número reduzido de alguns anos para cá após um clamor popular – antes a cidade tinha 15 vereadores) parecem trabalhar em perfeita harmonia. Mesmo com lados opostos e diferenças ideológicas latentes o “clima” no Poder Legislativo, segundo os próprios legisladores é considerado muito bom. A Câmara é atualmente presidida pelo jovem vereador Maycon Douglas Machado, um carismático professor, de inquestionável aceitação popular e que almeja voos mais altos na política local.

No campo religioso, a cidade de Três Pontas tem uma grande comunidade evangélica e de outras religiões também. Mas é conhecida nacional e internacionalmente pela figura daquele que é chamado de Anjo Tutelar. Francisco de Paula Vítor, o Padre Vitor é, para os católicos, um exemplo de santidade. Após longo processo em Roma foi declarado Beato no ano de 2014 e depende apenas da comprovação de mais um milagre para ser, oficialmente, declarado santo e levado à honra dos altares. Anualmente, no dia 23 de setembro, milhares de romeiros vêm à Três Pontas para expressar sua devoção, agradecer uma graça alcançada ou pedir a intercessão do Beato Padre Vitor. A festa deste ano ainda não está confirmada, também por conta da pandemia de coronavírus.

Nossa Mãe, uma religiosa que viveu durante anos no Carmelo São José, é outra expressão da fé dos católicos trespontanos, da qual um outro processo de beatificação segue caminhando.

MÚSICA

Terra de Milton Nascimento – que apesar de ser carioca de nascimento se considera trespontano de coração – e de Wagner Tiso, a cidade é berço cultural, não apenas na música, mas em várias expressões artísticas. Conhecida também nacionalmente pela riqueza de sua cultura multifacetada, Três Pontas é vista em todo Sul de Minas como um dos principais destinos turísticos.

Aqui os músicos talentosos brotam desse solo fértil com a mesma força e velocidade do café. Guiados pelo Conservatório de Música Heitor Vila Lobos ou mesmo os autodidatas, cantores e cantoras dos mais variados estilos musicais, instrumentistas refinados, professores dos mais variados níveis, formam uma verdadeira corrente em prol da arte chamada de “a língua universal dos homens”. A música trespontana que se canta aqui encanta a todos por onde passa, onde chega, onde ecoa.

A Secretaria Municipal de Cultura tem realizado diversas ações e recolocado Três Pontas na rota cultural de Minas Gerais e do Brasil. Dentre os principais eventos podemos citar o Festival Canto Aberto e também o Fenac (Festival Nacional da Canção), onde uma das etapas voltou a ser sediada na cidade. Claro que, ao falar da cultura trespontana não se pode deixar para trás o carnaval que, num passado recente era considerado uma das principais folias do estado e que viveu anos de dificuldade, quase que de ostracismo. Porém, recentemente, um grupo de apaixonados pelo carnaval denominado Carnavaliza TP conseguiu, com apoio do poder público, literalmente, colocar a folia na avenida e ruas novamente e em grande estilo, rememorando os bons e velhos carnavais de outrora.

CAFÉ

Três Pontas continua sendo solo sagrado da cafeicultura. É uma das principais cidades produtoras em todo mundo e boa parte da economia local é alavancada, sustentada e desenvolvida pelo café, como importante gerador de emprego e renda.

Conta com uma cooperativa, a Cocatrel, de alto nível, também considerada uma das maiores do mundo. Sua nova diretoria, comandada pelo Presidente Marco Valério Araújo Brito, tem conseguido, a olhos nus, resultados muito expressivos tanto na ampliação de seus negócios (ramificação estrutural com novas sedes, atingindo mais cidades e entrando fortemente no mercado internacional) quanto em respeitabilidade. Tem ainda uma importante preocupação social e, assim, desenvolve uma série de ações que contribuem diretamente para com o crescimento da cidade de Três Pontas, olhando com muito carinho e atenção para cada cidadão, especialmente seus cooperados e colaboradores.

Os números alcançados pela Cocatrel são muito animadores, alguns inéditos e até “assustadores”. “Estamos no caminho certo. A Cocatrel vive um momento de muito crescimento, de capilarização de sua estrutura e de crescimento nos cenários nacional e internacional. Isso tudo é fruto de um trabalho sério, transparente e de muito planejamento, de estudos e de envolvimento de todos os setores da cooperativa. Por isso estamos comemorando o momento atual e temos certeza de que coisas ainda melhores e maiores estão por vir”, disse o Presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito, eleito também presidente da Coccamig.

Três Pontas conta ainda com um comércio forte, que emprega milhares de pessoas e que tem se mostrado cada vez mais sólido através do apoio da Associação Comercial e Agroindustrial. E por falar nisso, o setor industrial também não para de crescer na cidade. Com boas perspectivas de ampliação, com a sonhada instalação de um parque industrial e a consequente geração e mais emprego e renda, que continuam sendo necessidades gritantes de jovens, em busca do primeiro emprego e também de adultos, homens e mulheres que acabam buscando trabalho em Varginha ou em outra cidade ou que, ainda, buscam como saída a informalidade.

O município tem ainda uma valorosa classe médica e profissionais do mais alto nível na enfermagem. Tudo alicerçado por um Pronto Atendimento Municipal e uma Santa Casa de muita qualidade e tradição. Fruto de muito suor, dedicação e honestidade. O Hospital local, aliás, que viveu fases agonizando financeiramente na UTI, hoje respira sem a ajuda de aparelhos, mas que conta e muito com uma diretoria eficiente, funcionários dedicados e a ajuda dos políticos majoritários, Caixa e Diego Andrade.

Na saúde e na solidariedade temos também um grupo de guerreiros, pessoas que gratuitamente se dedicam com a missão de salvar vidas. São os Anjos Socorristas Voluntários que, cada vez mais, cumprem um papel importante na cidade e que precisam de apoio e estrutura no mesmo nível.

Na Educação, além de grandes e renomadas instituições de ensino particulares, conta com escolas estaduais e municipais de excelente nível e estrutura, com professores queridos, apaixonados pela profissão, sempre buscando o melhor resultado. Já fomos até vencedores em olímpiadas de matemática do outro lado do mundo com alunos de escola pública, o que simboliza a qualidade do nosso ensino. E, claro, não podemos deixar de destacar a Fateps, a Faculdade de Três Pontas, um dos maiores sonhos da nossa gente, que se tornou realidade através da luta de várias pessoas, dentre elas a saudosa Ex-Prefeita Adriene Barbosa de Faria Andrade.

Como se vê, a cidade de Três Pontas, terra de gente trabalhadora, que acorda cedo e que não tem hora para parar, vem conseguindo se manter com a cabeça fora d’água mesmo diante de toda crise global. Nesses seus 164 anos de lutas e de vitórias, uma história sempre contada e preservada pelas mãos e dedicação do historiador Paulo Costa Campos, Três Pontas “marcou território”, cresceu e se tornou a casa amada dos filhos legítimos e de tantos outros que chegam e saem, mas que sempre voltam, com saudade e a certeza de ser esta uma terra abençoada!

Parabéns Três Pontas!

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *