Dani Mendonça, a Loira do Sul, sagrou-se campeã de uma importante competição de fisiculturismo nos Estados Unidos.
Ela disputou e venceu o Muscle Contest Sin City Showdown Pro em Las Vegas. Na categoria Wellness, ficou em primeiro lugar garantindo sua vaga no Mr. Olympia 2023, o maior evento do fisiculturismo em todo planeta.
Dani já havia brigado em Portugal e também no México. e agora foi a vez de deixar os americanos embasbacados.
MR. OLYMPIA
Olympia é o título concedido ao vencedor do concurso de fisiculturismo profissional masculino no Olympia Fitness & Performance Weekend de Joe Weider – uma competição internacional de fisiculturismo que é realizada anualmente pela Federação Internacional de Fisiculturismo (IFBB).
O criador do evento, Joe Weider, teve a ideia da competição enquanto tomava uma cerveja de uma cervejaria chamada Olympia. A competição é organizada pela International Federation of Bodybuilding and Fitness (IFBB) e é realizada anualmente desde 1965.
QUEM PODE PARTICIPAR DO MR. OLYMPIA?
É a categoria mais famosa do bodybuilding, que reúne os maiores atletas e que transforma os campeões das principais competições – como Mr. Olympia e Arnold Classic – em lendas do esporte. Essa categoria requer os homens mais fortes, musculosos e definidos. Não há limite de peso.
O ATUAL MR OLYMPIA
Chris Bumstead, campeão do Mr Olympia 2022. Com apenas 22 anos, Chris Bumstead já escreveu seu nome na história do fisiculturismo mundial. Em 2017, ele levou para casa o título de vice-campeão do Mr Olympia daquele ano.
No total, o campeão do Mr. Olympia de 2021, por exemplo, levou para casa cerca de 2 milhões de reais, ou 400.000 dólares em dinheiro.
RONNIE COLEMAN
Foi o maior fisiculturista de todos os tempos. É o recordista de títulos do Mr. Olympia junto a Lee Haney, vencendo oito títulos consecutivos entre 1998 e 2005, além de ser o competidor mais pesado a vencer a competição, passando dos 130 kg.
O ator Arnold Schwarzenegger foi Mister Universo por cinco vezes e sete vezes vencedor do título Mr. Olympia.
FEMININO
Body Fitness
Para quem gosta de pegar um pouco mais pesado, existe a categoria Body fitness. Ela aceita mulheres com físico desenvolvido, mas que querem se apresentar com as coreografias do esporte, que são movimentos executados para que os jurados possam avaliar melhor o desenvolvimento dos grupos musculares.
Na Bodyfitness, a competidora tem que exibir ombros mais largos, braços bem malhados, alto volume muscular e pernas fortes. O tônus muscular deve ser desenvolvido simetricamente. O corpo dessas atletas se assemelha muito ao formato da letra Y, e o percentual de gordura corporal deve ser próximo do zero. São avaliados ainda os cabelos e a beleza facial.
_____continua depois da publicidade________
Women’s Physique
Nesta categoria, o nível é extremamente profissional. Engloba mulheres que querem levar seu desenvolvimento muscular ao máximo de definição com treino e dieta. No entanto, deve respeitar a anatomia, o volume e silhueta feminina. Ou seja, o que vemos em uma competição é um corpo atlético, mas que ainda conserva sua feminilidade.
São quatro os critérios avaliados durante a competição: simetria, proporção, volume e definição — com análise rigorosa para saber se a atleta manteve a proporção entre os membros inferiores e superiores.
Ela é avaliada ainda pelo modo como se porta e caminha, e se consegue “encaixar” as poses de exibição dos músculos, como a expansão das costas e da caixa torácica. A categoria tem duas modalidades: até 1,63 m e acima de 1,63 m.
Wellness
Para quem quer um corpo um pouco mais sarado, a categoria ideal é a Wellness.
Ela engloba o típico corpo brasileiro das saradas que têm muita coxa e bumbum, o que, em outras categorias, pode ser visto como desproporção, mas que, aqui no Brasil, acaba sendo um padrão de beleza. Na Wellness, são avaliadas as atletas que têm coxas e glúteos volumosos, conservam o corpo feminino e exibem pouco percentual de gordura.
Ela também é subdividida em categorias que englobam alturas diferentes:
até 1,58 m;
até 1,63 m
até 1,67 m; e
acima de 1,67 m.
A palavra Wellness pode ser traduzida como “bem-estar” para o português. A ideia aqui é cuidar do corpo sem exageros, mantendo uma silhueta com cintura fina e os membros inferiores levemente desproporcionais em relação ao tronco.
As principais subcategorias do fisiculturismo feminino são as seguintes.
Bikini Fitness.
Wellness.
Body fitness.
Women’s Physique
_____continua depois da publicidade________
MR OLYMPIA WELLNESS 2022 (Feminino)
Com uma batalha emocionante e que durou até os últimos confrontos, as atletas brasileiras Francielle Mattos, Ângela Borges, Isa Pereira Nunes e Rayane Fogal representaram o país verde e amarelo de forma majestosa.
Dessa maneira, todos os nomes citados foram de competidoras que formaram o top 4 do resultado Wellness Mr. Olympia 2022. Assim, ficou claro a dominância que o Brasil tem nesta classe.
Dominância essa que, por sua vez, vem sendo concretizada pela atleta Francielle Mattos, que conquistou pelo segundo ano consecutivo o prêmio de melhor atleta de fisiculturismo da categoria Wellness do cenário profissional da IFBB Pro League.
RESULTADO WELLNESS MR. OLYMPIA 2022 – CONHEÇA O TOP 5 OFICIAL
Repetindo o feito da edição de 2021 do Mr. Olympia, a classificação das três melhores atletas da Wellness continuou praticamente a mesma. Assim, além da Francielle ser bicampeã, Ângela Borges conquistou a terceira colocação e a Isa Nunes ficou com o top 2 da classe.
Enquanto isso, a brasileira estreante no Olympia Rayane Fogal surpreendeu com um físico mais volumoso e conquistou sua vaga no top 5 do evento. Por fim, mas não menos importante, a competidora XXXX ficou com a quinta colocação da categoria Wellness.
Francielle Mattos
Isa Nunes
Ângela Borges
Kassandra Gillis
Rayane Fogal
DANI MENDONÇA
Temos certeza que a nossa atleta trespontana Dani Mendonça, a Loira do Sul, será a próxima Mr. Olympia, Miss Olympia, alcançando o topo do mundo no fisiculturismo. Um fato inédito e que enche Três Pontas de orgulho.
Bora Dani.
No pain No Gain
Sem esforço não há ganho!!!
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
O Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética do Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas
Roger Campos