Medida visa garantir a segurança dos usuários da via.
Acidentes com morte já foram registrados no trecho.
Motoristas e transeuntes da Avenida Nilson José Vilela, em Três Pontas, perceberam uma novidade num determinado trecho daquela que é a principal via de acesso do Município: a colocação de um radar, próximo a uma empresa de plásticos. Funcionários, flagrados por nossa reportagem, faziam a instalação enquanto a pista sentido centro estava parcialmente interditada com a colocação de cones.
Servidores municipais da Prefeitura de Três Pontas reforçaram a pintura das faixas (sinalização horizontal).
O Conexão conversou com Maquil dos Santos Silva Pereira, secretário municipal de Transportes e Obras e também de Agropecuária. Ele explicou que a colocação está sendo feita pela empresa que cuida da municipalização do trânsito em Três Pontas, sem qualquer custo para os cofres públicos.
“A empresa, que possui radares em todo Brasil, nos cedeu esse radar em forma de comodato. A iniciativa da Prefeitura Municipal partiu visando a segurança dos usuários daquela via, em primeiro lugar a preservação da vida. Muitos acidentes já aconteceram ali e já tivemos, infelizmente, morte”, revelou.
Ainda conforme Maquil, o contrato de empréstimo é de longo prazo. “Além de não representar gasto para a Prefeitura o radar ajudará a resolver o problema crônico do excesso de velocidade naquele ponto da Avenida Nilson José Vilela. Nós colocamos recentemente uma passagem elevada de pedestres mais abaixo, em frente ao jornal. Ela ajudou na redução da velocidade dali para baixo. Mas acima dela ainda notamos muita correria por parte dos motoristas. E no trecho em que a Nilson Vilela cruza com a rua que sai na empresa Dellas, o risco de acidente grave é muito grande. Por isso estamos tomando essa medida”, acrescentou.
Questionado sobre a aplicação das multas, o secretário explicou que inicialmente, durante 30 dias, o radar funcionará em forma de teste SEM FAZER QUALQUER AUTUAÇÃO. Só depois que o Inmetro vier à Três Pontas e aprovar a performance do radar as multas começarão a ser aplicadas para aqueles que excederem os 60 km/h.
Sobre a colocação de outros radares na cidade, que tem um trânsito caótico, um volume de carros muito acima da capacidade, boa parte dos motoristas despreparados (falta de uso da seta, desrespeito à faixa de pedestres, parada em fila dupla, uso do celular ao volante, entre outros), a Prefeitura informou que, por enquanto, não pensa em novos radares na cidade.
Nossa reportagem pesquisou que em cidades do mesmo porte que Três Pontas, em torno de 60 mil habitantes e uma frota considerável de veículos, se aplica, em média, de 150 a 300 multas por mês em um único radar.
Ainda conforme a Secretaria de Transportes e Obras da Prefeitura Municipal de Três Pontas, todo dinheiro arrecadado com as multas será empregado no próprio trânsito, através de melhorias nas vias, incluindo as operações tapa buracos e recapeamentos, pintura e manutenção das sinalizações além de campanhas de educação para o trânsito.
OFERECIMENTO
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras