Diante de tantas dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser feito neste sábado, dia 14 em Três Pontas, devido à Missa de Beatificação de Padre Victor, o Conexão trás um conteúdo explicando os principais pontos de questionamentos:
1 – Será permitido ir de carro até o Aeroporto?
R – Não. Por isso sugerimos que as pessoas venham de transporte coletivo.
2 – Alguma recomendação sobre vestimentas?
R – Use roupas leves, chapéus e bonés. Traga seu recipiente para tomar água e use filtro solar. Atenção com a alimentação: – evite alimentos gordurosos. Utilize sapatos e roupas confortáveis, optando pelas claras. Alimente-se e hidrate-se, adequadamente, antes, durante e após a solenidade. Se possível, leve pequenos lanches e água para o evento.
3 – Por causa do sol forte ou chuva, sombrinhas e guarda-chuva estão liberados?
R – Sim. O uso de sombrinhas e guarda-chuvas sem pontas é permitido.
4 – Que horas os portões serão abertos?
R – Hora de abertura dos portões: 12:00.
5 – Quem não conhece a cidade de Três Pontas terá dificuldade de chegar ao Aeroporto?
R – Não haverá dificuldade. Basta seguir as placas e faixas indicativas para os acessos e estacionamentos de ônibus e kombis. Serão dois acessos exclusivos para ônibus, um para os que veem de Varginha e outro para os que veem de Santana da Vargem. Haverá um acesso exclusivo para Vans, outro para carros pequenos e outro para autoridades – tudo, devidamente sinalizado.
6 – Como será a interdição das ruas?
R – A Avenida Ipiranga e seus acessos serão interditados para segurança do público do evento. A área próxima ao Memorial Padre Victor e Igreja Nossa Senhora D´Ajuda também é restrita a pedestres.
7 – Quais as principais mudanças no trânsito?
R – Na sexta-feira (13), a partir das 18 horas, o trânsito em Três Pontas começará a ser modificado para a Beatificação de Francisco de Paula Victor. As adaptações, que vão durar no máximo 24 horas, exigem compreensão já que haverá mudança na rotina da comunidade. Conta-se com o apoio de 360 policiais que, de moto, farão rotas e apontamentos aos turistas.
Policiais, Guarda Civil Municipal (GCM) e escoteiros auxiliarão os moradores sobre a circulação de automóveis e motos nos bairros.
No sábado (14), o Bairro Santana estará fechado para entrada e saída de veículos. De acordo com os organizadores da estruturação da Cidade para o evento histórico, os moradores só poderão deixar ou chegar à localidade a pé. No entanto, em casos especiais, de urgência em saúde, por exemplo, a autorização poderá ser dada pela Polícia Militar que fará o controle do tráfego no Bairro. O trânsito voltará à normalidade no domingo.
A Avenida Ipiranga estará fechada ao acesso de qualquer automotor, sendo destinada apenas à rota de fuga de bombeiros, policiais e ambulâncias. A ausência do trânsito facilitará o deslocamento das equipes de resgate e segurança em caso de acidentes ou incidentes.
A exceção é que dois ônibus de transporte urbano (circulares) estarão disponíveis na Avenida Ipiranga destinados exclusivamente a levar e buscar a população trespontana ao evento. O tempo médio do percurso deverá ser de sete minutos. Para o transporte serão cobrados R$2,50. Pontos: Praça da Fonte e Supermercado Ipiranga. Ponto final: Fiat.
Outra via que estará fechada aos veículos será a Avenida Caio de Brito (rua acima da rodoviária), então, exclusiva para pedestres.
Também será fechado todo o entorno do Aeroporto e da Praça Cônego Victor. Para chegar até esses locais também será preciso caminhar.
8 – Qual o melhor caminho para se chegar ao Aeroporto?
R – Para quem vai ao evento andando, dê preferência à Av. Caio de Brito que será exclusiva para pedestres. Em caso de problemas, procure pela Central de Informações na Guarda Municipal de Três Pontas, na Av. Oswaldo Cruz. Ao chegar no local, localize as rotas de fuga, o serviço de emergência e o local mais confortável para participação na solenidade;
9 – Caso alguém se perca, como crianças, por exemplo, o que fazer?
R – Tenha consigo mapa da cidade, constando os principais pontos de hospedagem, alimentação, abastecimento, rotas alternativas. No caso de emergência, mantenha-se calmo e procure auxilio com bombeiros militares que estarão de prontidão no local. Há vários pontos de ajuda aos devotos, para informações e postos policiais.
10 – Há o risco de furtos e assaltos por causa da aglomeração de pessoas. Como se portar? O que fazer se for vítima de algum delito?
R – Não ande com muito dinheiro. Fique atento com a carteira e bolsas. Fique atento com esbarrões, Evite utilizar joias e o celular em público. Não deixe o celular visível, fazendo volume no bolso traseiro da calça ou na mão. Deixe o dinheiro separado para pequenas despesas e para os lanches. Não descuide das atenções aos filhos e crianças. Tenha sempre em mente o local onde os ônibus realizarão o embarque dos passageiros para o retorno.
11 – Será permitido ao fiel fazer fotos com máquinas e celulares?
R – Sim, porém as pessoas não poderão sair dos espaços reservados a elas e tentarem se aproximar do Altar principal.
12 – Quem trabalha perto do Aeroporto, em Varginha ou Santana da vargem, poderão ir trabalhar de carro?
R – Vão poder. Os policiais vão liberar na hora sem que haja necessidade de credenciamento. Para quem vier de Varginha
13 – Quais as mudanças na sinalização?
R – 1º Trevo – que vem de Varginha, descendo pela Avenida Prefeito Nilson José Vilela para a Avenida Oswaldo Cruz – Apenas ÔNIBUS
2º Trevo – Entrada que chega à Fertibrás – Apenas VANS e KOMBIs
3º Trevo Padre Victor – Próximo à Cocatrel e ao Aeroporto (área do evento) – Apenas AUTORIDADES POLÍTICAS E RELIGIOSAS
4º Trevo – que chega à Rua Carvalho de Mendonça (proximidades da AABB) – Apenas CARROS DE PASSEIO
* Para quem vier de Santana da Vargem e seguir viagem para Varginha:
1ª Entrada – em frente à Charneca CAMINHO ALTERNATIVO Para CARROS DE PASSEIO
Entrar à direita, passar em frente ao silo da Cocatrel e seguir pela estrada de terra que sairá no Bairro Cidade Jardim. Seguir pelas avenidas Zé Lagoa e Barão da Boa Esperança. Passar pelo Bairro Morada Nova, “foguetinho”, estrada de terra do motel até a Rodovia MG-167.
2ª Entrada – que chega pela Lassane – Apenas ÔNIBUS QUE VÊM PELA ESTRADA DE VARGINHA
14 – Pode levar cadeiras?
R – Banquinhos de plástico sem encosto sim, Já cadeiras de plástico com encosto ou as cadeiras de praia (metal e pano) não.
15 – Como serão definidas as vagas de estacionamento?
R – Os estacionamentos já estão devidamente definidos. O primeiro a ser utilizado, será aberto às 11 horas, na Oswaldo Cruz – cruzamento com Avenida Ipiranga. Os ônibus deverão ser estacionados com direção sentido Varginha para facilitar o escoamento.
No mesmo horário, o estacionamento abaixo da Unimed (Avenida Prefeito Nilson José Vilela), que foi preparado pela Prefeitura Municipal, estará aberto aos ônibus. O local é perto do Aeroporto para onde as pessoas poderão ir andando.
Quem vier de Campos Gerais (estrada de terra), Pontalete, Quilombo Nossa Senhora do Rosário e outras localidades deverão seguir as sinalizações que serão distribuídas para auxiliar.
16 – O comércio local no sábado, ficará aberto até que horas?
R – Estará funcionando até às 13 horas e isso inclui os supermercados.
17 – Cadeirantes, deficientes e idosos terão uma entrada reservada e um lugar específico para ficarem?
R – Sim. Na hora que as pessoas se acomodaram, elas ficaram em blocos de 5 mil pessoas cada, de acordo com isolamento e haverá espaço para os deficientes e idosos.
18 – Haverá comércio ambulante? Barracas como na Festa do Padre Victor poderão ser montadas? Os moradores que moram no entorno do Aeroporto poderão fazer algum tipo de comércio?
R – Há ambulantes que foram cadastrados. Quem não estiver cadastrado provavelmente terá problemas.
19 – Como será o rito e qual a duração da Missa? Quanto tempo levará?
R – Será uma Missa especial, porém com todo rito litúrgico tradicional, comandado pelo Bispo Dom Diamantino Prata de Carvalho. Num determinado momento da celebração, será lida a biografia de padre Victor e também o Decreto da Beatificação assinado pelo Papa Francisco, através do Cardeal Angelo Amato, representante direto de sua Santidade, o Papa. A celebração deverá durar entre duas horas e duas horas e meia.
20 – Quem irá transmitir a Missa de Beatificação?
R – A TV Alterosa e a TV Aparecida irão transmitir ao vivo e por conta do grande número de romeiros e da dificuldade de locomoção e algumas pessoas, serão colocados telões de LED na Praça Cônego Vítor, em frente a Igreja Matriz.
21 – É verdade que será produzido um DVD da Santa Missa de Beatificação e que será vendido na Associação Comercial?
R – Sim, é verdade, embora não se saiba quando esse material esteja disponível para compra.
22 – No Domingo haverá alguma celebração?
R – Sim. Haverá a primeira Procissão do Beato Padre Victor, saindo do Carmelo às 18hs30min, descendo pela Rua Cônego José Maria, passando pela Paróquia d’Aparecida, partindo rumo ao Posto Santa Terezinha e finalmente contornando a Praça Centenário e chegando á Igreja Matriz. A nova imagem de Padre Victor será carregada.