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Publicidade: a mídia digital brasileira está tão forte que nem a crise conseguiu derrubar os investimentos financeiros no setor. O valor investido cresceu 26% em 2016, comparado com o ano anterior: bateu R$ 11,8 bilhões. Superou a expectativa, que era de crescimento de 12%, totalizando R$ 10,4 bilhões.

2017 em alta

A entidade acredita que 2017 terá nova alta: crescimento de 26%, para R$ 14,8 bilhões. Se isso se confirmar, o meio digital será responsável por quase um terço dos investimentos no mercado publicitário brasileiro, que chegou a R$ 44 bilhões, e deve subir para R$ 47 bilhões neste ano.

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Eficiência

Cristiano Nobrega, presidente do IAB Brasil, analisa que o resultado de 2016, mostrou a eficiência do online em um momento de crise. 

“À medida que eles [anunciantes] necessitam de alternativas bastante concretas para buscar os resultados de comunicação, o digital se apresentou, talvez, como a grande alternativa, ainda que o cenário macroeconômico não estivesse favorecendo como um todo o mercado”, afirma.

Veja como ficou a distribuição dos investimentos online por formato de mídia, em 2016:

  • “Buscas, Classificados e Comparadores de Preço”: R$ 5,7 bilhões (48,5%)
  • “Display e Social” (inclui banners e redes sociais): R$ 3,8 bilhões (32,5%)
  • “Vídeos”: R$ 2,2 bilhões (19%)

O formato de vídeos teve o maior crescimento no ano: subiu cerca de 115%, segundo o IAB Brasil.

O IAB Brasil é uma entidade que reúne mais de 250 associados, entre anunciantes, veículos, agências e empresas de tecnologia.

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Bom jornalismo

A preocupação agora é com as chamadas “fake news.

“A publicidade tradicional sustentava uma equipe de jornalismo eficiente. Essa era a mecânica. E a gente tem que continuar fazendo com que o bom jornalista, o bom produtor de conteúdo, continue fluindo bom conteúdo pela internet”, diz Cristiane Camargo, diretora-executiva do IAB Brasil

“A boa qualidade do conteúdo gera uma audiência qualificada”, afirma. 

“As pessoas vão entender que não se compra audiência na (rua) 25 de Março, que é importante entender como se compra audiência, onde sua marca está sendo exposta, com que player você está negociando, se existe uma empresa sólida no meio, quem são os fornecedores remunerados na cadeia”, afirma. “Tudo isso está acontecendo.”

Com informações do UOL

 

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Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

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