Teve início do último dia 23/04 a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, em parceria com estados e municípios, para proteger a população contra o agravo. Neste ano, a campanha é de 23 de abril a 1º de junho, com o dia D em 12 de maio, e não será prorrogada.
A vacina contra gripe é segura e salva vidas. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.
Como a vacina contra gripe não está na rotina do Calendário Nacional de Saúde, trata-se de uma vacina de campanha, ou seja, ocorre somente em um período específico, de maior circulação do vírus, que vai do final de maio até agosto. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno, que começa em junho.
Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como vírus Influenza, o melhor é ficar atento e se vacinar.
Confira a campanha contra a Influenza 2018: http://portalarquivos.saude.go
Fonte Portal Conasems
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras