UNIS NOVA OFERECIMENTO

O médico cardiologista Dr. Luiz Roberto Dias assumiu a Prefeitura Municipal de Três Pontas no último dia 01º de janeiro de 2017. Passados pouco mais de 30 dias ele recebeu o Conexão Três Pontas com exclusividade para fazer um balanço da gestão até aqui.

OS PRIMEIROS 30 DIAS

“O que nós fizemos nesses primeiros 30 dias teve mais ênfase em áreas como a Saúde e Transportes e Obras. Fizemos uma grande limpeza de terrenos e praças. Isso é importante não apenas na questão visual, na parte de obras. Mas também na saúde, porque se evita acúmulo de água e o aparecimento de doenças como a Dengue, Zika, etc. Os matos estavam muito altos e precisava urgentemente de uma boa limpeza. As praças estavam abandonadas e assim nós começamos a cuidar do visual da cidade. Isso é muito importante para que a população e os turistas tomem gosto pela cidade. Se você chega na sua casa e está uma bagunça você nem quer voltar pra casa. Higiene é importante porque previne doenças.

DSC_0043

 

Também começamos a investir desde os primeiros dias na Cultura. O primeiro evento foi maravilhoso. O novo Encontro das Folias de Reis foi sensacional. Levamos a Missa de São Sebastião para o Pontalete juntamente com o Padre Ednaldo Barbosa. Fizemos aquela apresentação musical no Pontalete e na cidade, que se tornou uma grande festa. Com isso a população começou a enxergar Pontalete com outros olhos. Fizemos a melhoria na estrada, a limpeza do Distrito e o resultado de visitação foi altamente favorável. Limpamos as ruas e praças do Quilombo Nossa Senhora do Rosário. Enfim, também agimos no trânsito e em outras áreas onde já podemos ver muitos resultados bons.”

TRÂNSITO

“No trânsito nós estamos implementando uma série de mudanças, cujo objetivo principal é dar mais fluidez e implantar a mobilidade urbana de forma eficiente e segura. Por isso fizemos questão de contratar um engenheiro de trânsito, pessoa competente e com vasto conhecimento, para que isso seja feito não por questões pessoais ou curiosidade. Mas sim pelo conhecimento e pela necessidade de melhoria. O nosso engenheiro tem especialização nos Estados Unidos e realmente fará um grande trabalho.

Nossa cidade tem ruas estreitas, mas isso não quer dizer que obrigatoriamente elas tenham que ser mão única. Se fizermos isso não andaremos na cidade. Três Pontas foi feita para se andar devagar.

4

A minha grande preocupação no trânsito nesse momento é a Avenida Nilson José Vilela onde as pessoas descem do trevo em altíssima velocidade. Então estamos vendo a necessidade de se colocar um Radar ali. Quebra-mola ou passagem elevada não resolverão.

Outra coisa importante é que faremos a Municipalização do Trânsito, onde a Guarda Civil Municipal também será responsável, assim como a Polícia Militar, pelas autuações para que a lei seja cumprida com mais rigor e eficiência. Muitas pessoas reclamaram da mudança feita na gestão passada na Praça Centenário. Nós então abrimos ali de novo, porque não podemos esquecer que temos seis bairros ali para o lado da Perete. E essa população estava ficando isolada. Os bairros precisam ter vida, senão vira periferia, bairros fantasmas.

A mentalidade precisa mudar e esse engenheiro que está fazendo um relatório completo nos apresentará os estudos para vermos tudo que realmente deveremos fazer para melhorar o trânsito em Três Pontas.”

FINANÇAS DA PREFEITURA

“Nós ficamos muito preocupados no começo da gestão porque os nossos computadores estavam todos apagados. Nada funcionava. Nos primeiros 15 dias nós tivemos que, literalmente, começar tudo do zero.

Quando você tem um gerenciamento onde você dá continuidade é muito mais fácil. Eu nem quero saber o que aconteceu do dia 31 de dezembro pra lá. Pode ter dado uma pane nos computadores e não vou acusar ninguém.

DSC_0038

Estamos indo bem. Conseguimos pagar os funcionários sem atraso. Se tiver alguma coisa que juridicamente esteja errado, deixado pela gestão passada, o Ministério Público que responda.

Nós estamos estudando a possibilidade, vendo a parte orçamentária, para tentar pagar o salário de fevereiro antes do carnaval para que nosso servidor goze a folia. Mas precisamos ver isso de forma legal para não nos complicarmos. Estamos fazendo tudo dentro da lei.”

CARNAVAL

“Primeiro eu gostaria que as pessoas entendessem o que é o Carnaval e os benefícios que ele trás. Se o folião vai com o intuito de brincar, será uma grande festa, de amor, equilíbrio, tranquilidade, harmonia, etc.

O Carnaval deixa muitos recursos na cidade. Muitas pessoas vêm de outras cidades e gastam aqui. Os comerciantes ambulantes que montarão suas barraquinhas são todos de Três Pontas. O dinheiro fica aqui e gira aqui, beneficiando hotéis, restaurantes, lojas, supermercados, etc. Assim se gera um grande valor em dinheiro. O Carnaval não é desperdício, mas sim um grande gerador de renda. Tem gente que consegue um bom dinheiro no Carnaval e sustenta sua família por até três meses. As pessoas precisam entender que não estamos gastando nada e nem tirando de áreas importantes como a Saúde para fazer o Carnaval.

Muitas cidades estão deixando de fazer a folia e nós vamos fazer. Isso faz bem ao coração, deixa as pessoas mais felizes e assim elas rendem mais, tudo melhora. Isso também é questão de saúde.”

MUDANÇA DA COLETA DE LIXO

20170105_100942

“A mudança da coleta de lixo se deu para cuidar melhor da cidade e principalmente do trabalhador. Quando o caminhão circulava dentro da cidade na parte da manhã ele pegava muito trânsito. Havia um gasto maior de combustível. Fora isso o servidor trabalhava debaixo de sol forte e assim cansava mais e rendia menos. A mudança ajudou na fluidez do trânsito e no cuidado, na atenção com o nosso servidor que trabalha na coleta do lixo. Eu penso sempre no ser humano.

Além disso não fica mais aquele tanto de lixo amontado em cada esquina, onde os cachorros ficavam arrastando e espalhando, fazendo uma grande bagunça. E isso contribuía para o surgimento de insetos e roedores. Também estamos cuidando da saúde, quero frisar.” 

ATERRO SANITÁRIO e COLETA SELETIVA

“No Aterro Sanitário nós fizemos uma reunião na semana passada e ele está entrando em colapso. Junto com as secretárias de Obras, Meio Ambiente, o Saae e outros, nós fizemos um trabalho e percebemos que iremos precisar de um topógrafo, um mecânico de máquinas pesadas, para dar mais vida ao Aterro Sanitário.

Ele passará por uma reestruturação, uma grande mudança. Isso será imediato.

Sobre a Coleta Seletiva quero dizer que nós colocaremos uma pessoa nova no comando desse trabalho. Faremos um programa junto da secretaria de Agricultura chamado “Barriga Cheia”. Copiado de outras cidades, onde deu certo. Esse programa diz o seguinte: a pessoa chega com seu material reciclado e ele é pesado. Após o peso a pessoa ganha um ticket onde a pessoa só poderá fazer compra de alimentos nos estabelecimentos credenciados, junto a agricultura familiar. E os estabelecimentos depois trocarão esses tickets por dinheiro.

DSC_0041

Com isso aumentamos a reciclagem aqui e na zona rural, mantendo a cidade mais limpa. Outras cidades fizeram e deu muito certo.”

FILAS NA MADRUGADA NOS POSTOS DE SAÚDE

“Realmente estamos quebrando a cabeça com isso, que é uma das minhas maiores preocupações. Nós fizemos uma reunião coma Secretaria Municipal de Saúde e acabamos recebendo duas sugestões. Uma delas me foi passada pelo Nicola Pieve e eu repassei á Secretaria.

Das 14 às 17 horas nós temos uma redução do trabalho médico dentro dos centros de saúde. A idéia então é passar a aproveitar esse horário mais tranquilo para que um funcionário fique a disposição para a marcação, o agendamento das consultas nesse período e não mais de madrugada.

A outra idéia seria aumentar o turno de um médico. Assim colocaríamos um novo médico no posto onde ele trabalharia das 18 às 22 horas. Quem tivesse disponibilidade usaria esse horário. Isso poderá ser feito de forma experimental num único posto e depois estendido aos demais.”

SANTA CASA

“O presidente Temer possibilitou o refis para as Santas Casas, ele está preocupado e vendo que a maioria está em péssima condição financeira e a Saúde não pode piorar. Então a Santa casa de Três Pontas poderá se enquadrar nisso, dilatar suas dívidas para um pagamento em maior prazo e assim conseguir a sua CND (Certidão Negativa de Débito). Ela não tem lucro e precisa ter uma saúde financeira melhor.

{A187C5D1-B1A3-B40B-C4D4-CA3E6CA0BCCB}_550X412

Nós precisamos que a Santa Casa esteja de posse de sua CND para que possamos colocar emendas e projetos em Brasília junto ao deputado Diego Andrade e outros deputados para que as verbas cheguem ao Hospital.

Nós temos várias emendas conseguidas através do deputado Diego Andrade, que somam cerca de 3 milhões de reais, para áreas como a Educação, Saúde, Administração (através da Cidade Digital), a Segurança e a Agricultura. Estamos bem animados com isso.”

EMPREGOS

“Olha, sabemos que emprego é uma das maiores necessidades do Município. Por isso estamos também cuidando da reabertura do aeroporto para que os investimentos aportem aqui e as empresas queiram vir para nossa cidade. Espero que isso se conclua favoravelmente antes da próxima edição da Expocafé.

5

A Dellas, empresa do amigo Jairo, acabou de ganhar uma licitação para uma área de 50 mil metros quadrados onde será construído um baita de um prédio.

Eles já estão fazendo novos contratos, novas parcerias e vai aumentar muito o número de empregos.

Temos o projeto de um outro terreno que será licitado para que outras empresas de Três Pontas possam abrir e gerar mais empregos.

Em primeira mão quero te dizer que estamos negociando com os proprietários de alguns terrenos aqui na cidade para que a empresa CP Agrícola possa abrir uma nova empresa, conforme a sua vontade, e assim gerar mais empregos. A área será de 20 mil metros quadrados.

A empresa Makplast está querendo trazer a sua empresa de Varginha para nossa cidade e eu estou conversando com o seu proprietário para vermos a viabilidade disso e com certeza serão mais empregos para a cidade.

Um armazém de São Paulo está querendo vir para cá para montar um armazém de café tipo exportação. São cafés finos e querem aproveitar que Três Pontas tem esse potencial.

DSC_0036

A única coisa que atrapalha um pouco é que na maioria dos casos precisa de mão de obra capacitada. A Artvac está trazendo a Novo Horizonte para cá, mas precisa de mão de obra especializada. Quem faz de tudo um pouquinho não tem capacitação. Peço ao povo que faça alguma capacitação na área industrial para que as oportunidades se abram e as pessoas consigam de fato se recolocar no mercado de trabalho.”

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *