Um dos maiores símbolos culturais para os trespontanos está completando em 2020 meio século de história. É o tradicional Encontro das Folias de Reis que será realizado no próximo sábado (11) na Praça Cônego Victor, após a Missa das 18h30min.

As Companhias de Reis participarão da missa que será presidida pelo  pároco Cônego José Douglas Baroni na Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda.

A organização do evento é da Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Ao todo serão onze apresentações, sendo nove Folias, uma Congada e o Moçambique. Também participará da festa uma companhia da cidade de Varginha como convidada.

Cada apresentação terá o tempo limite de 15 minutos. A apresentação ficará a cargo do locutor João Batista.

Para cada grupo participante que cumprir com todos os requisitos será repassada a ajuda financeira de R$1.000,00. Também serão entregues troféus a cada Folia em data e local a ser marcado.

Ordem das Apresentações:

Companhia de Reis São Cristóvão

Companhia de Reis Nossa Senhora do Bonfim

Companhia de Reis Santa Clara

Companhia de Reis Caminho de Belém

Companhia de Reis Mãe Rainha

Companhia de Reis Imaculada Mãe dos Anjos

Companhia de Reis Família Dias

Companhia de Reis Sagrado Coração de Maria

Companhia de Reis Nossa Senhora das Graças

Congada Nossa Senhora do Rosário

Moçambique

Companhia de Reis Nossa Senhora da Guia (Varginha)

Tradição

A Folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país.

Possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos).

No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

História da Folia de Reis

A origem da Folia de reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX.

A Folia de Reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.

A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 06 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.

No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.

Dia de Reis

O Dia de reis é celebrado em 06 de janeiro, pois, segundo a Bíblia, foi nesse dia que os Reis Magos conheceram Jesus.

Esse dia assinala também a data na qual as árvores, os presépios, os adornos e as decorações natalinas são retirados pelas famílias que decoram suas casas para as festas de fim de ano.

É comum os grupos de Folia de reis, também chamados de Companhias de reis, visitarem as casas de sua região nesse dia, tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *