As vacinas contra a gripe H1N1 estão esgotadas em todos os postos de saúde de Três Pontas. As últimas doses do último lote que foram enviadas pelo Ministério da Saúde terminaram na tarde desta sexta-feira (22) na Policlínica, localizada no centro da cidade.

De acordo com informações passadas pelos enfermeiros coordenadores, 5.560 doses chegaram desde o último dia 18 de abril, através de uma ação de antecipação da vacinação, devido ao grande risco de surgimento de novos casos. Várias cidades da região estão contabilizando casos de H1N1 e aqui em Três Pontas há casos suspeitos e um específico aguardando confirmação, em fase de estudo mais avançada.

DSC_0040

Essa remessa equivale a 40% de todas as doses que serão destinadas a Três Pontas. A informação é de que no próximo dia 30 de abril os outros 60% de vacinas cheguem ao Município.

CIDADES DO SUL DE MG

Ao menos sete cidades do Sul de Minas tiveram o estoque de vacinas contra a gripe H1N1 esgotado em menos de uma semana. Diferente de anos anteriores, em que as campanhas do governo tiveram dificuldades para atingir a meta de vacinação, mais pessoas têm procurado pela vacina e muita gente não conseguiu se imunizar.

O público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 são as pessoas consideradas do grupo de risco: os idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre 6 meses e 5 anos, profissionais de saúde, indígenas, além dos doentes crônicos, como, por exemplo, pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão.

DSC_0042

Mas com o aumento de casos de H1N1 registrados em Minas Gerais, o Estado, inclusive, pediu que muitos municípios antecipassem a campanha de vacinação, e com isso, o estoque já esgotou. Na região, Varginha, Poços de Caldas, Lavras, Campo Belo, Três Corações, Andradas, Lambari e Três Pontas já estão sem a vacina. Varginha chegou a receber 12 mil doses, mas elas mal deram pra três dias de vacinação.

A situação é novidade. Na campanha de 2013, por exemplo, o governo tinha a meta de imunizar, pelo menos, 80% dos grupos prioritários, mas a procura não chegou a tanto. Em Minas Gerais, foi preciso prorrogar a vacinação por mais duas semanas pra que o número fosse atingido.

H1N1 EM MINAS GERAIS

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na segunda-feira (14), quatro mortes foram confirmadas em Minas Gerais decorrentes do vírus H1N1 neste ano. Duas delas foram registradas no Sul de Minas, uma em Andradas e outra em Lavras. Além dessas, uma terceira morte foi registrada em Campo Belo, confirmada apenas pela Secretaria Municipal de Saúde.

DSC_0045

Das doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde a Minas Gerais, cerca de 40% foram encaminhadas aos municípios, segundo o Estado. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde de Varginha (MG), a previsão do ministério é de que uma nova remessa seja entregue às cidades entre os dias 25 e 30 de abril, quando acontece a mobilização nacional de vacinação.

A previsão do Ministério de Saúde é que até o dia 20 de maio a meta de vacinação seja atingida, quando se encerra a campanha.

(Com informações do G1 Sul de Minas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *