Mais uma tragédia em Três Pontas. Na tarde deste sábado (10) o jovem Alan Felipe Guimarães se afogou e acabou morrendo quando nadava com um irmão e um amigo no Parque Municipal Vale do Sol, localizado próximo a Avenida Nilson José Vilela, principal via de acesso ao Município. Seu corpo foi localizado horas depois do afogamento pelos mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
Era por volta das 15 horas quando Alan, um adolescente alegre e que gostava de aventura, começou a se afogar nas águas do Parque Municipal Vale do Sol. Um irmão mais novo e um amigo nada puderam fazer, pois foi tudo muito rápido.
Alan Felipe, que residia no bairro Santa Edwiges é filho de Elisângela Aparecida dos Santos. Foram horas de aflição e sofrimento até que o corpo fosse finalmente retirado do fundo do lado, há cerca de 7 metros de profundidade. Curiosos se aglomeraram nas margens do lago que já havia feito outras vítimas. Recentemente o local estava sendo ocupado pela Casa de Recuperação de Dependentes Químicos Pietá que, poe determinação da Justiça, acabou sendo retirado do local. Por último no local funcionava a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Muitas pessoas falaram nas redes sociais sobre a falta de segurança no local e a necessidade de cercamento e vigia. Mas também é fato que a imprudência e o espírito aventureiro muitas vezes transgride as barreiras da segurança e, infelizmente, acaba se pagando com a própria vida. Há placas de sinalização que avisam sobre a proibição da prática da natação. Há também um vigia da Prefeitura Municipal que cuida da segurança do espaço, mas que, humanamente, não dá conta de tantos jovens que ultrapassam os limites e acabam se arriscando.
Assim que foi retirado da água, o corpo do adolescente de 16 anos foi levado pela Organização de Luto Cônego Vítor e posteriormente encaminhado ao Instituto Médico Legal de Varginha.
De acordo com os homens do Corpo de Bombeiros nessa época do ano é muito comum os casos de afogamento aumentarem em toda região. Somente nos últimos 30 dias 15 pessoas morreram afogadas nas águas de rios e lagos do sul de Minas. Uma morte há cada dois dias. Jovens entre 14 e 25 anos são sempre as maiores vítimas.
Nas redes sociais, na página do jovem Alan no facebook, familiares e dezenas de amigos postaram nos últimos minutos muitas menagens de incredulidade sobre o ocorrido e deixando claro o tanto que ele era querido. Numa de suas últimas postagens, Alan postou uma foto de uma praia, triste ironia, mostrando o tanto que gostava de água, sol e mar.
Alan Felipe, conhecido por Alanzim, nasceu em 11 de junho de 2001. Ele estudava na Escola Presidente Tancredo Neves.
Não há informação sobre a liberação do corpo de Alan Felipe e o horário de seu sepultamento.
Roger Campos
Jornalista Conexão Três Pontas
(MTB 09816)