ARTIGO ASSINADO PELO DR. EDUARDO MARCONDES LEMOS – GINECOLOGISTA E OBSTETRA

É uma ocorrência relativamente comum nos consultórios de ginecologia e pediatria, pais que levam suas crianças devido a quadro de sangramento na área genital. Sabendo que crianças não menstruam, vamos falar sobre as possíveis causas deste sangramento.

No período neonatal, nas meninas, pode haver uma pequena hemorragia vaginal nos primeiros dias de vida, devido à estimulação do endométrio pelos altos níveis de estrogênio materno durante a gravidez. Com o nascimento, o suprimento estrogênico é interrompido e ocorre descamação endometrial.

Na infância, existem várias as causas de sangramento. A presença de corpo estranho na vagina deve sempre ser lembrada em crianças com corrimento de odor fétido e persistente que pode conter pus ou sangue.

Ademais, com o desenvolvimento locomotor, pode ser observado um aumento da frequência de traumatismos genitais acidentais. As quedas a cavaleiro são causas comuns de lesões acidentais, que afetam a área genital.

Cabe aqui ressaltar que o trauma acidental possui menor chance de provocar lesões penetrantes, como lesão da fúrcula vaginal ou lesões que se estendam pelo anel himenal. Nesses casos, deve-se suspeitar fortemente de abuso sexual.

_____continua depois da publicidade________

A irritação vulvar, que ocorre nas vulvovaginites, pode causar prurido e levar ao ato de coçadura excessiva na região vulvar, que pode resultar em escoriação, maceração da pele vulvar e fissuras com sangramento. Outras causas de irritação vulvar incluem os condilomas, o molusco contagioso e a cistite.

Os tumores vaginais não devem ser esquecidos em crianças com sangramento genital. Eles são responsáveis por aproximadamente 20% dos casos de sangramento em crianças com idade inferior a 10 anos.

A puberdade precoce em meninas é classicamente definida como o desenvolvimento de caracteres sexuais secundários, antes dos 8 anos de idade nas meninas. Nestes casos a criança surge com eventos da puberdade muito precocemente (aparecimento do broto mamário; dos pelos pubianos; e primeira menstruação). Assim, em geral, o surgimento da hemorragia é o último evento a acontecer na puberdade precoce verdadeira.

_____continua depois da publicidade________

Caso sua filha apresente sangramento ou queixas genitais, procure sempre atendimento médico.

Quer saber mais?

Mande seu tema, suas dúvidas para o Conexão que o Dr. Eduardo Marcondes Lemos responde!!!

Quer agendar uma consulta?

(35) 3265-2338

Whatsapp para pacientes:

(35) 9 9886-9943 (somente pacientes sendo assistidas)

Até a próxima!

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *