A Guarda Civil Municipal de Três Pontas começou na manhã desta quarta-feira (09) a intensificação da fiscalização no trânsito através das autuações. Isso porque houve a Municipalização do Trânsito, com o intuito de melhorar e dinamizar o fluxo em toda cidade, principalmente na região central, muitas vezes caótico, principalmente em horários de pico.

A Municipalização do Trânsito faz parte de um grande projeto de melhoria e aperfeiçoamento na cidade de Três Pontas. A Divisão de Trânsito ligada a Secretaria Municipal de Transportes e Obras da Prefeitura Municipal de Três Pontas contratou um engenheiro de Mobilidade e desde então várias alterações vêm sendo adotadas, algumas bem sucedidas, outras que ainda passam por testes ou que foram descartadas após verificação prática de que os resultados não obtiveram o êxito esperado.

A Municipalização também foi responsável pela criação da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração), um local em anexo a sede da Prefeitura que tem por prerrogativa o acolhimento de recursos por parte de condutores que se sentirem prejudicados ou discordarem da aplicação de alguma multa.

Foto Internet

E por falar em multa, reforçamos que a partir desta quarta-feira os 11 agentes da Guarda Civil Municipal iniciaram a fiscalização mais efetiva e estão aptos a autuarem qualquer desrespeito às leis do Código de Trânsito Brasileiro, criado no dia 23 de setembro de 1997 e que, portanto, completa em breve 20 anos.

Esses 11 agentes municipais foram treinados no Sest/Senat de Três Pontas, durante 3 meses, o que representou uma carga de 120 horas.

De acordo com o engenheiro Danilo Alves, os Guardas Municipais estão de olho principalmente no tocante ao estacionamento ou parada irregular.

“Vemos muitos abusos com relação a parada e ao estacionamento em locais proibidos ou o uso de vagas privativas por pessoas comuns. Ou seja, a partir de hoje quem parar ou estacionar em local proibido será autuado. Nossa grande preocupação é em dar fluidez ao trânsito e muitas vezes param ou estacionam em locais proibidos impedindo até a circulação. Isso não será tolerado mais, bem como as pessoas que param em vagas de deficientes e de idosos sem se enquadrar nessas categorias”, explicou o engenheiro ao Conexão.

Por fim, Danilo Alves ressaltou que outras infrações, como o uso de celular, parada em fila dupla, falta de cinto de segurança também serão fiscalizados, bem como outras regras contidas no CTB.

A Guarda Civil Municipal iniciará nos próximos dias algumas blitz para coibir os condutores infratores e os contumazes.

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *