“A região do sul de Minas é fecunda de santos e em Três Pontas isso está muito claro.”

O novo Bispo Coadjutor da Diocese da Campanha, Dr. Pedro Cunha Cruz, esteve visitando Três Pontas pela primeira vez. Ele presidiu uma Santa Missa iniciada ás 18hs30min na Igreja Sagrada Face no bairro Botafogo. E nesta quarta-feira Dom Pedro presidirá uma Santa Missa no Carmelo São José, a partir das 07hs00.

O Papa Francisco nomeou no dia 20 de maio Dom Pedro Cunha Cruz como Bispo Coadjutor da Diocese da Campanha, em Minas Gerais. Dom Diamantino Prata de Carvalho segue como Bispo pelo menos até o dia 20 de novembro, quando completa 75 anos de idade, data em que encaminhará, possivelmente, seu pedido de renúncia ao Santo Padre, o Papa Francisco.

Em entrevista à imprensa trespontana, Dom Pedro Cunha Cruz abordou temas de interesse amplo:

Visita à Terra de Padre Victor

“Como falei na minha homilia hoje aqui, é uma alegria enorme estar na terra de Padre Victor. Eu não venho apenas como Bispo Coadjutor, mas também como devoto de Padre Victor. Eu conheço bem sua história e sua vida, sua trajetória no seminário. No período da escravidão ele entrou no seminário e enfrentou todas as dificuldades da época, e foi aquele pároco zeloso que fez tudo aquilo que o Nosso Senhor Jesus Cristo espera dos sacerdotes, ou seja, ser um sinal de santidade e trabalhar para a santificação das almas que o Senhor nos concede.”

Trocar as belezas do Rio de Janeiro pelo Sul de Minas

“O Rio de Janeiro tem suas belezas, assim como o sul de Minas também tem as suas, são distintas, mas tudo é beleza. A maior beleza é o povo de Deus, o povo sul mineiro é acolhedor e muito católico. A última estatística da CNBB mostrou que no sul de Minas há 71% de católicos e isso nos alegra muito. Temos muitos desafios no processo de evangelização, trazer muitos fiéis de volta e agarraremos nossa missão com muita coragem e fé”.

O maior desafio

“Sem dúvida alguma nós sentimos muita falta dos jovens na Igreja. Sabemos que no mundo de hoje oferece vários atrativos e precisamos fazer com que a Igreja seja o centro da vida, o coração dos jovens. É uma missão árdua, mas a experiência da Jornada Mundial da Juventude que acontece no mundo inteiro e o trabalho, o carisma do Papa Francisco, tem atraído muitas pessoas e sobretudo os jovens.”

DSC05990

O trabalho como Bispo Coadjutor

“Inicialmente eu estou conhecendo a Diocese. A minha função é de conhecer o clero e os fiéis. Vim para colaborar com Dom Diamantino. Alguns semeiam e outros colhem. Por esse momento, é uma graça particular que o Senhor me concede como Bispo Coadjutor e iniciar um trabalho tendo mais conhecimento da Diocese. Esse tempo me fará crescer e conhecer melhor essa realidade”.

Recepção em Três Pontas

“Assim como em Baependi, fui muito bem recebido. Muito calorosa a recepção, gostei da cidade e fiquei emocionado de rezar junto ao túmulo de Padre Victor. E para os projetos que os padres daqui tem e também de toda a Diocese no sentido de fomentar essa fé e devoção. Esperamos para o final do ano a celebração da Beatificação de Padre Victor que irá atrair muitos fiéis, não só de Minas, mas do Brasil inteiro”.

Compromissos em Três Pontas e Nossa Mãe

“Nesta quarta-feira eu terei uma celebração no Carmelo São José a partir das 7 horas da manhã. Vou me inteirar um pouco mais sobre o processo de beatificação da Nossa Mãe. Outros eventos eu certamente terei aqui. Já surgiram outros convites informais e certamente serei convidado para outras atividades pastorais e espirituais. Estou aberto a todos os convites e quero conhecer os 49 municípios que fazem parte da Diocese.”

Pedro – Pilar da Igreja, Pescador de Homens

“Todos nós temos essa responsabilidade de trazer almas para Jesus, de trazer fiéis para a Igreja. Como bispos, nós somos sucessores dos apóstolos. Jesus deu essa determinação para os apóstolos antes de sua ascensão e a nossa identidade é inicialmente anunciar o evangelho, transformando corações, fazendo nascer novos filhos e filhas no seio da Igreja.”

Mensagem aos trespontanos

“Estamos aqui numa Diocese que é celeiro de santos, me refiro aos que já temos e outros que ainda teremos. Vale a pena viver a santidade do batismo e sentir um amor incondicional à Cristo e à Igreja. Precisamos trabalhar melhor o santo orgulho de ser católico! Sentir orgulho de sua fé e da sua Igreja. Eu trabalho nesse sentido de enraizamento dos féis em Cristo e à Igreja.”

PERFIL

Dom Pedro é o quinto Bispo Coadjutor da Campanha. É filho de Leopoldo Cruz e Juracy Cunha Cruz, tendo nascido em 16/06/1964, na cidade do Rio de Janeiro, RJ. A sua formação escolar foi na Escola Paraíba e Escola Cyro Monteiro (8 anos – Conclusão: 1979) e no Instituto Pe. Leonardo Carrescia, no Rio Comprido. Cursou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Possui o Bacharelado em Filosofia e Teologia; Mestrado em Filosofia na Pontificia Università Santa Croce; Mestrado em Teologia Fundamental na Pontifícia Università Gregoriana (Roma) e Doutorado em Filosofia pela Pontificia Università Santa Croce.

A sua Ordenação Diaconal foi celebrada no dia 16/04/1989 por Dom Karl Josef Romer, então Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. A sua Ordenação Presbiteral foi celebrada no dia 04/08/1990 por Dom Eugenio de Araújo Sales.

Veja outras fotos da primeira celebração de Dom Pedro em Três Pontas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *