Com uma safra (2015/2016) estimada em cerca de 450 mil sacas de café, Três Pontas continua sendo uma das maiores produtoras do mundo e continua carregando o título de “Capital Mundial do Café”. Mas os produtores e entidades ligadas ao café, como a Cocatrel e a Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas, querem abrir o leque e também investir na produção e comercialização de cafés especiais. Por isso uma importante reunião aconteceu recentemente no CVT em Três Pontas e já vem dando bons frutos. Foi o fechamento de um grande treinamento que se iniciou no mês de outubro de 2015.
Diretores da AcaiTP, produtores e profissionais da Cocatrel participaram doe vento, que contou com importantes explanações sobre o tema. A ideia é investir em laboratório, sala de experimentação e até em equipamentos de última geração que possam receber a visita e o interesse de compradores do mundo todo.
O principal objetivo é fortalecer o plantio e comercialização dos cafés de melhor qualidade, inclusive especiais, dando total apoio em todas as suas fases, contribuindo de forma direta para o crescimento da cafeicultura nessa vertente, dando mais opção de lucratividade aos produtores e um incremento na economia trespontana.