CONEXÃO OUVIU A PREFEITURA E APUROU OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS NO CPGP.

Nos últimos dias se intensificaram as reclamações por parte de cidadãos trespontanos nas redes sociais, principalmente pais e mães de filhos pequenos, alegando demora ou até a falta de atendimento médico às crianças no Centro Pediátrico Dr. Glimaldo Paiva. Nossa reportagem recebeu alguns questionamentos por parte de leitores e também ouviu a palavra da Prefeitura Municipal de Três Pontas, através de sua assessoria de comunicação.

Uma das mensagens que recebemos é de Antônio Donizetti, morador da Rua Alagoas, 911, no bairro Santa Edwirges. Ele relata uma situação, segundo ele, acontecida ontem, quarta-feira. “A minha esposa levou o meu menino de 3 anos de idade no centro pediátrico, chegou lá por volta das 10:20 da manhã, lotado de crianças e falaram pra ela que seria atendida só depois das 13hs. Pra ela não ficar sem almoço, ela almoçou na minha mãe que mora no bairro Aristides Vieira, sem falar que o pé do meu menino deu bolha. Eu tive que sair do meu serviço no horário de almoço e levar um chinelo pra ela lá na minha mãe no Aristides Vieira. Agora a minha esposa chegou lá, apenas uma pediatra atendendo, sendo que vai atender as crianças da parte de manhã. Estive na prefeitura, não encontrei o prefeito e nem sua secretária mas amanhã eu vou lá cobrar também”, pontuou Antônio.

Outra leitora que pediu a publicação de sua reclamação foi Graciele V. Galvão, mãe de uma criança de 11 meses. “Meu nome é Graciele. Gostaria de pedir uma reportagem no Centro Pediátrico, pois é a segunda vez que levo meu filho lá e eles falam que não tem vaga ou alegam que só tem um médico atendendo. Sai de lá faz uma meia hora é não tinha mais vagas. Voltei pra casa sem atendimento. O que está acontecendo?”, questiona a leitora que esteve no CPGP durante essa semana.

Diante das reclamações enviadas ao Conexão, nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal, através da Assessoria de Imprensa, na pessoa do assessor Gil Souza. Falando em nome da atual administração municipal ele nos remeteu a seguinte nota:

“Nós entramos em contato com o Centro Pediátrico Pediátrico Dr. Glimaldo Pavia na manhã desta quinta-feira (22) e me informaram a seguinte situação:
– Todos os dias estão sendo feitas mais de 80 consultas (chegando em certos dias até 110 consultas);
– Todos os dias 2 médicos atendem durante o período das 07:00h às 15:00h, após esse horário realmente apenas 1 pediatra continua atendendo e dificilmente encontra-se vagas pois a demanda começa logo de manhã.
O que acontece muito é o paciente chegar lá após as 15 horas. Infelizmente nesse caso as vagas de consultas já estão todas lotadas. Por isso que eles dizem que não tem médico, o que não é verdade, afinal são cerca de 100 consultas por dia, um trabalho excelente, de grandes resultados”, destacou.

CONEXÃO NO CENTRO PEDIÁTRICO

Diante dos questionamentos e polêmicas recentes envolvendo o atendimento no Centro Pediátrico Dr. Glimaldo Paiva, nossa reportagem apurou mais detalhes no local.

De acordo com nosso levantamento na quarta-feira (21) houve atendimento de dois médicos pela manhã, Dra. Maria de Lourdes e Dr. José Feres. Na parte da tarde havia 1 médico atendendo. Segundo a coordenação do Centro Pediátrico, desde a inauguração da unidade, infelizmente ainda há alguns “buracos” na planilha de atendimento médico. Isso ainda ocorre principalmente às quartas-feiras já que a Dra. Ana Luísa se desloca para atender em três postos de saúde: Policlínica, Vila Marilena e Santa Edwirges, para fazer a puericultura, ou seja o acompanhamento básico e mensal das crianças recém nascidas.

Na maioria dos dias, conforme o CPGP, o atendimento engloba dois médicos em todos os períodos. Mas, reiteram que há, segundo a unidade, dias em que apenas um único médico atende a tarde. Afirmam também que nunca fica sem médico atendendo.

Ainda conforme os profissionais do Centro Pediátrico, lá estão sendo atendidas de 100 a 110 crianças todos os dias. Eles disseram que as pessoas que chegam pela manhã, a partir das 07hs são sempre atendidas, inclusive há casos de exames que são colhidos pela manhã e o paciente e seu responsável são orientados a voltar na parte da tarde apenas para buscar o resultado. O que, segundo eles, muitas vezes tumultua é o grande volume de pessoas que chegam na parte da tarde em busca de atendimento.

O Centro Pediátrico também nos informou que os resultados são muito satisfatórios, já que comprovadamente houve um “desafogo” nos atendimentos de crianças no Pronto Atendimento Municipal.

Nosso levantamento confirmou o atendimento de cerca de 100 crianças por dia no Centro Pediátrico, enquanto cada posto de saúde atende uma média de 12 a 15 pacientes/dia, além de 3 vagas que são quase sempre deixadas para encaixes de emergência.

Toda a situação, a escala de atendimento, a demanda e as necessidades de aprimoramentos estão sendo acompanhadas pela secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina.

QUEDA ACENTUADA NOS ATENDIMENTOS DE CRIANÇAS DO PAM

Nossa reportagem conversou com o diretor clínico do Pronto Atendimento Municipal, Dr. Lucas Erbst, para saber até que ponto o Centro Pediátrico Dr. Glimaldo Paiva vem ajudando a diminuir a demanda de atendimentos no PAM. Segundo ele antes da inauguração do CPGP eram atendidas por dia cerca de 80 crianças. Agora esse número se restringe apenas aos poucos atendimentos de emergência, como quedas, ralados, etc.

Atualmente o Pronto Atendimento Municipal atende cerca de 180 pessoas no período entre 07h e 19h. Das 7 da noite até 7 da manhã são mais cerca de 70 atendimentos, totalizando 250 atendimentos em média a cada 24 horas, sendo cerca de 80% a 90% adultos.

“O Centro Pediátrico tem sido fundamental para Três Pontas. A quantidade enorme de atendimentos que são feitos todos os dias lá realmente desafogou o PAM e isso representa uma melhora significativa inclusive na qualidade do atendimento no pronto socorro”,  disse Dr. Lucas.

 

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *