O Conexão Três Pontas levantou, em uma de suas páginas no facebook, um questionamento sobre o horário de funcionamento das farmácias no Município. Atualmente as farmácias ficam diariamente abertas até às 20 horas e nos finais de semana há esquema de plantão, que se inicia no sábado, assim que o comércio em geral fecha (às 13 horas) e perdura também até às 20 horas,, envolvendo sempre duas farmácias. Já nos domingos as plantonistas abrem logo pela manhã e encerram suas atividades às 8 da noite.
Ao todo recebemos mais de 500 mensagens, a grande maioria a favor da ampliação do funcionamento até a meia-noite, também em esquema de plantão, sendo uma farmácia por noite, como foi sugerido pelo Conexão Três Pontas, diante de constantes pedidos da população que alega enfrentar dificuldades, principalmente quem tem filho pequeno, com as farmácias fechadas. Por outro lado os comerciantes alegam a falta de segurança e as dificuldades financeiras para estender a abertura, haja vista que um farmacêutico teria que ficar no estabelecimento durante todo o expediente, o que tornaria inviável diante da crise que assola o país e o Município.
A Assefarma, Associação das Farmácias de Três Pontas, através de seu presidente Allan Oliveira Carvalho, procurou o Conexão Três Pontas solicitando a divulgação de uma nota sobre o tema, o que segue abaixo na íntegra sem qualquer corte ou alteração:
“Com relação a enquete disponibilizada no seu blog, relativa a permanência de uma farmácia de plantão, diariamente, no regime de 24 hs, gostaria de esclarecer em nome da ASSEFARMA os seguintes pontos:
1. Já existe uma lei , votada a dois anos atrás, discutida amplamente na Câmara, referente a regulamentação dos plantões. A lei faculta, mas não obriga, a abertura do estabelecimento farmacêutico 24 hs.
2. Uma vez liberados, os estabelecimentos optaram por não abrir pelos seguintes motivos:
· Segurança: A Prefeitura, assim como a PM não tem condição de prover a segurança necessária para que qualquer estabelecimento fique aberto durante toda a noite em uma cidade com crescentes índices de violência. Não conheço nenhum estabelecimento comercial, em qualquer segmento, que fique aberto.
· A farmácia é um comercio totalmente diferente dos outros, uma vez que, por lei Federal, é obrigado a manter um Farmacêutico durante todo o período que estiver aberta. Esta obrigatoriedade, implica na contratação de outro profissional para estar presente nestes horários, o que resultaria em altíssimos custos para a farmácia, sem retorno de vendas.
· Falta de mão de obra que se disponha a trabalhar durante a noite. Necessário farmacêutico e mais um funcionário.
· Os motivos citados acima, por si só, são suficientes para inviabilizar o funcionamento de um comercio, tanto pela segurança quanto pelo aspecto financeiro
· Percepção de que não é imprescindível a abertura de uma farmácia 24 hs, uma vez que, em casos de emergência o indicado é o Pronto Atendimento do Hospital.
Resumindo: A Farmácia é um estabelecimento comercial como qualquer outro, que visa sustentabilidade e principalmente o bem estar e a segurança de seus funcionários e proprietários. O fato de ser inseguro e inviável hoje não implica que no futuro não possa vir a ser diferente.
Acreditamos que mais importante que discutir a abertura de farmácias durante a noite, seja a cobrança de um serviço publico amplo, difundido e de qualidade para toda população de Três Pontas”, pontuou a Assefarma.