Após inauguração, lojistas reclamam que clientes migraram no sábado. Centro investe em promoções e shopping puxa clientela de outras cidades.

Os comerciantes do Centro de Varginha sentiram queda no movimento depois da abertura do shopping na cidade. Segundo eles, as ruas estão mais vazias e as vendas caíram. Já a associação comercial da cidade (Aciv) acredita que, quando a sensação de novidade do shopping passar, as lojas da região central serão beneficiadas com o movimento de clientes de outras cidades.

Nas lojas do Centro, o anúncio de oferta, tudo pela metade do preço, é uma forma de atrair o cliente. Tem quem apele até para o palhaço com pernas de pau para divulgar os produtos. Mas segundo os comerciantes, o número de pessoas nas ruas do Centro de Varginha, principalmente aos sábados, diminuiu. “Percebi que sumiu todo mundo”, conta a comerciante Dione Maria Gouvea.

A comerciante diz ainda que os clientes estão gastando menos. “Quando vai comprar escolhe uma peça só, nem compra mais de uma peça”, afirma.

O presidente do núcleo do comércio da Aciv diz que a inauguração do shopping atraiu muitos clientes que costumavam ir ao Centro da cidade, principalmente aos sábados. Mas ele atribui esse sumiço também ao mês de abril, que é quando saímos do outono para o inverno.

“É um mês de troca de estações, então ainda está fazendo muito calor, então o cliente não sai pra comprar agasalhos, sapatos, acessórios enquanto não esfria mesmo, porque aí ele vem comprar a coleção de inverno”, afirma Anderson de Souza Martins.

Com a novidade, ele reconhece que vai ser preciso investir para continuar atraindo a clientela. “A tendência é ter um primeiro momento em que o shopping fique lotado, muita curiosidade, mas depois também o comércio central, acredito, vai ter benefícios com a vinda de tanta gente da região”, completa Martins.

Cidades vizinhas

DSC_0007

Mas se uma parcela da população migrou do Centro para o shopping, muitos clientes das cidades vizinhas que costumavam comprar em Varginha também estão no empreendimento comercial. As placas dos carros apontam São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Três Pontas e até São Paulo.

Wantuir Bomfim tem uma loja no Centro de Varginha e abriu outra no shopping. Ele diz que além do fluxo de pessoas ser muito maior em relação ao Centro, a maioria dos clientes são de fora. “Está vendendo pra Varginha, mas também bastante pro pessoal de fora. Várias cidades”, comemora o comerciante.

DSC_0013

(Fonte G1 Sul de Minas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *