Na terra da Música, da Fé e do Café, Cocatrel se destaca, sendo orgulho da nossa gente!

Três Pontas é, como muitos sabem, uma terra abençoada por Deus e pujante, economicamente falando, através dos olhares especiais e da proteção de Padre Victor e da Nossa Mãe. Assim, a mística do número 3 – que nos remete à Santíssima Trindade – para os trespontanos revelada através daquela serra com as suas três extremidades, nos faz celebrar três pilares incontestáveis na nossa história e desenvolvimento: a música, a fé e o café. E se tem café, tem Cocatrel!

Na música, somos destaques absolutos no sul de Minas, considerada por muitos o berço da cultura regional. Na fé, um sacerdote humilde, filho de escrava, bem como uma religiosa que simboliza a melhor expressão do amor, sobressaem e nos impulsiona a dias melhores através da esperança e da crença nas forças superiores, em busca de dias melhores. E no café, maior riqueza econômica do município, de onde literalmente brota o sustento de milhares de famílias, a Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas, Cocatrel, ocupa papel fundamental, vivendo atualmente uma fase extraordinária, graças a sua direção que, não somente fortaleceu toda a sua estrutura local, mais também ampliou horizontes, capilarizando toda a estrutura que não para de crescer, de ganhar território, de romper fronteiras, se tornando uma das maiores cooperativas do planeta. Nos seus 60 anos, comemorados agora, o Conexão Três Pontas faz questão de parabenizar, destacar e homenagear a cooperativa que é símbolo de eficiência e orgulho para todos nós.

Feira de Negócios Cocatrel

A Cocatrel ainda, como se não bastasse a geração de emprego e renda, a defesa e o fortalecimento do agronegócio, também tem uma enorme preocupação social, onde se destaca na coordenação e/ou apoio em diversas e constantes ações gerando solidariedade, empatia e bons exemplos. A cooperativa também evidencia em diversas cadeias, mas de forma explícita através do projeto Cafeína, a valorização da mulher na cafeicultura, não como coadjuvante, mas como protagonista em diversas frentes.

A Cocatrel sabe valorizar e reconhecer cada cooperado através de um pool de iniciativas, como a criação da premiação dos melhores cafés, os cafés especiais.

Projeto Cafeína, valorizando a mulher na cafeicultura

A Cocatrel também abre seu leque de produtos tornando a marca mais abrangente, multifacetada e aceita cada vez mais longe. Hoje a Cocatrel, assim como nosso Milton “Bituca” Nascimento, é de Minas, do Brasil e do Mundo, sem nunca deixar de ser trespontana, com orgulho!

“A Cocatrel ganhou o mundo mas não perdeu suas origens, a raiz forte do café de Três Pontas!”

                                                                                                                                    Jornalista Roger Campos

60 Anos de História

Em 14 de agosto de 1960, na sede da Associação Comercial de Três Pontas, dezenas de produtores rurais e várias autoridades ligadas ao setor cafeeiro se reuniram para a assembleia de fundação da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas. O objetivo era defender o cooperativismo e, por meio dele, beneficiar, padronizar, estocar e comercializar a produção de café dos seus cooperados, promovendo e defendendo seus interesses econômicos, profissionais e o bem-estar social. A Cocatrel entrou em operação oficialmente em 18 de julho de 1961.

Atualmente a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) emprega cerca de 550 colaboradores e possui 7 mil cooperados, gerando renda e fomentando a economia dos 11 municípios onde está inserida, além de Três Pontas, em Santana da VargemCoqueiralNepomucenoCarmo da Cachoeira, IlicíneaCórrego do Ouro, VarginhaSanto Antônio do Amparo, Guapé Três Corações. Anualmente, a Cocatrel recebe uma média de 2 milhões de sacas de café em seus armazéns, nas modalidades granel, bags e sacarias.

Com um setor exclusivo para cafés especiais e exportações, o Cocatrel Direct Trade (CDT), a cooperativa conquistou clientes no mundo inteiro, exportando cafés para todos os continentes, e uma indústria de rebeneficiamento com capacidade para preparar até 5 mil sacas de café por dia.

Cocatrel tem a missão de proporcionar soluções de qualidade e excelência, gerando segurança e sustentabilidade aos cooperados, sendo base para crescer, está perto para ouvir e, acima de tudo, segura para o seu negócio.

Cocatrel em Números

_ 2.000.000 de sacas de café recebidas em 2020

_ 11 municípios com estruturas da Cocatrel

_ Mais de 7.000 cooperados

_ 13 unidades de armazenamento e recebimento

_ 400.000 sacas de cereais recebidas em 2020

_ 20.000 litros de leite recebidos diariamente

Armazéns e rastreabilidade

Os cafés recebidos na cooperativa contam com sistema de rastreamento por rádio frequência RFID, o que garante a completa rastreabilidade desses cafés. Os armazéns estão aptos a receber cafés das principais certificadoras nacionais e internacionais, como UTZCertifica Minas4CRainforest Alliance e C.A.F.E Practices.

Soluções financeiras

Na Cocatrel o cooperado pode escolher como quer vender seu café. São várias modalidades de comercialização e ainda a opção dele personalizar e vender seu café como e onde desejar. As soluções financeiras que proporciona, como financiamentosadiantamentoscréditos e seguros, dão tranquilidade para o dia a dia dos cooperados. Além disso, suas feiras garantem as melhores negociações para os produtores, que podem adquirir insumos por meio da troca por café (barter).

Responsabilidade Social

Dentro dos princípios cooperativistas, está o interesse pela comunidade. Por isso a Cocatrel realiza, participa e patrocina ações de responsabilidade sociaisculturais e ambientais que visam o desenvolvimento das cidades onde atua. Na área ambiental, apoiou a criação da Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, mantém uma área de reflorestamento, com manejo sustentável para seu consumo de lenha e realiza o tratamento de efluentes da indústria de laticínios. O projeto da Estação de Tratamento de Efluentes da indústria de laticínios é inovador: está voltado também para servir à conscientização ambiental. Em relação aos benefícios sociais, oferece convênio com a Unimed, extensivo às famílias dos cooperados a preços reduzidos e com alto padrão de qualidade. A Educação também recebe apoio, como no projeto de Inclusão Digital, com participação na criação de salas de informática em escolas rurais. A Cocatrel também apoia eventos culturais, sociais e esportivos nas comunidades onde atua.

Diversificação da produção

Apoiando a diversificação das atividades dos cooperados, a Cocatrel possui também um silo com capacidade de 300 mil sacas, para recebimento de grãos como milhosojasorgo e trigo. Além disso, a cooperativa conta com uma indústria de laticínios, e recebe de seus cooperados cerca de 20 mil litros de leite, diariamente. Com esse leite, uma linha de produtos é fabricada e comercializada com a marca Cocatrel. São eles: queijos muçarela, parmesãoprato, frescalcobocó e minas padrãoleite pasteurizadomanteigaiogurtesbebidas lácteas e doce de leite. Além dos laticínios, a linha de produtos conta também com os cafés de alta qualidade, comercializados em grãos, torrado e moído, e em cápsulas. A difusão do conhecimento, com a capacitação de cooperados e colaboradores faz da Cocatrel uma cooperativa que valoriza seus recursos humanos e entende que a informação é base para o sucesso de todos.

Plataforma de serviços

A cooperativa conta ainda com uma plataforma completa de serviços que dão base e sustentabilidade para o negócio dos cooperados, como assistência técnica especializada, laboratório de análises de solo e folhas, loja de insumospeças e maquinários agrícolasoficina mecânica e aluguel de colhedeiras e torrefação.

Diretores e Conselheiros

Diretoria Executiva

  • Marco Valério Araújo Brito – Diretor Presidente
  • Marcelo Botrel Vicentini – Diretor Comercial
  • Francisco de Paula Vitor Miranda – Diretor Técnico Industrial

Conselho Administrativo

  • Adriana Pereira Silva
  • Francisco de Paula Vitor Miranda
  • Leonardo Sandy Reis
  • Luciano Ribeiro Lima
  • Luiz Eduardo Vilela de Rezende
  • Marcelo Botrel Vicentini
  • Marco Valério Araújo Brito
  • Pedro Augusto Meinberg
  • Vítor Flávio Lorenzon

Conselho Fiscal

  • Claudio Herodiano Nonato
  • Denilson Antônio Costa
  • Expedito Alves de Oliveira
  • Jacques Fagundes Miari
  • Samuel Antônio Reis
  • Vitor Ramon da Silva

Palavra do Presidente

Marco Valério Araújo Brito, um dos nomes mais respeitados na cafeicultura internacional, presidente da Cocatrel e da Coccamig, expôs em seu blog seu pensamento, a melhor definição do trabalho desenvolvido, tradução fiel do que é hoje a Cocatrel e onde ela quer chegar… E chegará!

Presidente Marco Valério Araújo Brito

“Quando entrei para a Cocatrel como diretor comercial, sabia que teria um grande desafio pela frente: manter a cooperativa sólida e confiável, porém com crescimento sustentável, apostando sempre na transparência e na segurança. Sabia que seria difícil, mas com o tempo conseguimos mudar culturas, adotar um organograma interno e apostar em uma gestão mais profissional e tecnológica, com planejamento e processos definidos, além de poder contar com lideranças transformadoras.

Trouxemos a consultoria da Fundação Dom Cabral e definimos ideologia e planejamento estratégico, sempre com o propósito de sermos uma cooperativa próxima, que entende as demandas do produtor e acima de tudo segura para os seus negócios. Sim, batemos sempre nessa tecla porque essa é a nossa visão e, por mais que muitas vezes pareça que estamos distantes, de portas fechadas, na verdade estamos imersos nessa gestão que busca alcançar cada vez mais eficiência na prestação dos serviços e resultados expressivos como os de 2019.

Cocatrel na Semana Internacional do Café

Falando especificamente de 2019. Esse foi um ano de bienalidade baixa que nos trouxe conquistas históricas. A Cocatrel faturou quase R$1 bilhão de reais, comercializou 1.750.000 (um milhão e setecentas mil sacas de café) e tivemos como sobra positiva mais de R$16 milhões que, por sugestão do conselho de administração deverá ter 50% desse valor, mais de R$8 milhões, distribuídos aos cooperados.

Estes números são frutos de muita dedicação de todos e de decisões complexas, que por vezes tendem a desagradar algumas pessoas. Porém precisamos pensar na cooperativa como um todo, pois somos todos donos e temos que agir como tal, com total igualdade nas ações tomadas para o pequeno, o médio e o grande cooperado.”

Premiação dos melhores cafés

Destacamos e homenageamos também cada colaborador da Cocatrel, seus antigos diretores, bem como aqueles que souberam e sabem usar a política como instrumento de inclusão e de defesa da cafeicultura, que, cada vez mais, precisa voltar a ter assento, cadeira cativa nas mesas de negociações da política/economia brasileiras. E a Cocatrel tem um peso enorme nessa luta.

Parabéns pelos 60 anos de história! Que venham outros 60 de sucesso!

Governador Romeu Zema no estande da Cocatrel na SIC.
*Com informações da Cocatrel
Fotos: Arquivo Cocatrel / Arquivo Conexão Três Pontas / Redes Sociais

#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #pandemiacoronavirus #uti #rogercampos #minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #distanciamentosocial #instagram #twitter #saúde #educação #política #economia #governofederal #trêspontas #vacinacontracovid19 #bolsonaro #coronavac

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *