Associação Comercial e comerciante trazem seus pontos de vista sobre a participação no evento.

O rodeio do ano passado, resgatado em Três Pontas pela Prefeitura Municipal e também pela Associação Comercial foi um grande sucesso. Assim como o Carnaval que teve o seu resgate e novamente vive momentos de grande expectativa, momentos amplamente celebrados e elogiados, o rodeio de 2024 promete ser um dos melhores e maiores da história de Três Pontas e pelo que apuramos deve ser um dos melhores do Brasil. Pelo menos é essa a intenção.

A questão é que uma grande polêmica se formou em torno da venda de espaços que comporão a praça de alimentação da festa. No ano passado, volta do evento, expectativas e incerteza de que a festa agropecuária iria agradar e fazer sucesso tornaram muitas questões mais simples e com o tempo mais hábil de negociação. Os espaços para a praça de alimentação, por exemplo, tiveram uma cobrança de valores absolutamente simbólicos, em torno até de R$ 90 apenas. E como a festa foi um grande sucesso em 2023, os comerciantes que ali estavam, os barraqueiros como são popularmente chamados, tiveram bastante lucro, de acordo com o balanços apurados e levantados pelo Conexão Três Pontas.

Diante disso se gerou uma grande expectativa de que novamente haveria cobrança de preços simbólicos e que os comerciantes ou barraqueiros locais teriam novamente seus espaços garantidos. E isso não vai acontecer. Por isso o tema vem gerando bastante controvérsia.

Nossa reportagem foi procurada por alguns comerciantes/barraqueiros reclamando do fato de que a Associação Comercial, responsável dentre outras atribuições também pela praça de alimentação, teria decidido vender o espaço para uma única pessoa, uma empresa de fora que irá administrar toda praça.

Junior Dias, o popular Juninho do Pastel, é um dos comerciantes que tinha interesse em participar na praça de alimentação do rodeio. Ele comentou a cessão do espaço para uma única empresa de fora:

“Querendo ou não, uma festa como essa se torna a chamada ‘vaca gorda’ para muitos comerciantes. Afinal, o que conseguem vender num evento desse é mais do que venderiam em um mês ou mais de trabalho.

Houve o chamamento no dia 9, onde a Prefeitura passou isso para a Associação Comercial e o contrato com essa empresa já foi assinado no dia 10, ou seja, um tempo muito rápido, recorde até…

Na minha visão, a Associação Comercial não pensou no comércio local. O fato é que alguns comerciantes estiveram lá na Prefeitura há alguns dias para demonstrar interesse em adquirir os espaços e eles lá não passaram nenhuma informação de que estaria havendo um chamamento. O que foi passado para a gente é que o chamamento seria no dia 10 e na verdade aconteceu um dia antes, às 9 horas. Eu e nenhum dos barraqueiros daqui da cidade, tenho certeza, não teria condições de assumir essa praça de alimentação. Mas o que eu disse na Câmara para o secretário de Cultura, Alex Tiso, é que se estavam realmente pensando na população, nos comerciantes e também nos barraqueiros daqui que deveria ter sido feito uma reunião com todos que tinham interesse, inclusive para explicar que os shows, que a estrutura toda que está sendo contratada é bem mais cara e que o valor das barracas seria ‘X’, muito mais cara que no ano passado. E isso não foi feito. Por isso toda a revolta e reboliço em torno do tema. Bastava ser transparente com a gente. E não adianta dizer que não, mas após a realização da festa pode ter certeza que muitos comerciantes vão sentir a queda no movimento. Enfim, precisa que tudo seja feito de forma clara e realmente atendendo a todos”, disse ele.

Nós conversamos na noite desta segunda-feira com o Presidente da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas, Hugo de Lima Pereira. Questionamos toda essa polêmica em torno do assunto, indagando o porquê de a Associação Comercial de Três Pontas, que faz um trabalho reconhecido e elogiado de defesa dos interesses dos comerciantes locais e principalmente dos seus associados, não ter ‘privilegiado’ os comerciantes locais.

Segundo Hugo a questão é que infelizmente houve falta de tempo hábil, A entidade precisava de recursos para conseguir estruturar a festa da melhor forma possível e se viu numa ‘sinuca de bico’, sendo forçada a encontrar algum caminho, alguma solução para que o evento não apenas ocorresse com o mesmo brilhantismo do ano anterior mas que se torne já nessa segunda edição um dos maiores eventos do gênero no país.

“Infelizmente está vendo muita polêmica, alguns poucos barraqueiros estão se mostrando bastante insatisfeitos e a coisa parece até ter excedido qualquer limite de tolerância, haja vista que eu, por exemplo, cheguei a receber até ameaças por conta dessa situação, embora o meu intuito e o da nossa diretoria seja fazer o melhor possível para todos, para a grande maioria. Sabemos que é impossível agradar a todos. Mas estamos nos esforçando para termos uma excelente festa”, revelou Hugo.

_____continua depois da publicidade________

Ainda segundo o presidente da Acaitp, pelo fato de estarmos a menos de 20 dias do início do evento, as decisões tiveram que ser tomadas em reunião envolvendo toda a diretoria para se encontrar um melhor caminho.

“A Associação Comercial não pode tirar dinheiro do seu caixa para realizar esse tipo de evento. Nós recebemos um chamamento da Prefeitura e vocês sabem que a venda de ingressos começou agora. Está tudo muito em cima da hora. Como que a gente iria conseguir estruturar a festa da melhor forma possível sem recursos? Seria impossível! Percebemos que a única solução seria vendermos a praça de alimentação para uma pessoa ou empresa e isso foi feito. Justamente para uma empresa que tem experiência nesse tipo de evento, participando das melhores festas do Brasil. É preciso que se diga que os barraqueiros interessados não estão sendo excluídos. Eles apenas não vão negociar com a gente e sim como responsável pela empresa que adquiriu o direito de cessão da praça de alimentação. Ele já se mostrou bastante solícito e está aberto para negociações com quem tiver interesse em também participar”, pontuou Hugo.

Ainda conforme o presidente da Associação Comercial a festa de rodeio desse ano entrará para a história por conta de toda a estrutura e que será bastante aplaudida pela grande maioria dos trespontanos ao final do evento.

“Quero dizer aos leitores do Conexão e é com muito orgulho e alegria que o rodeio de Três Pontas passará a fazer parte do calendário nacional de rodeios, sendo o primeiro em Minas Gerais. Será uma estrutura que nunca foi vista aqui na região. Nem nas cidades que realizam esse tipo de evento há muitos anos. Três Pontas será a primeira cidade, as porteiras do calendário nacional de rodeio passarão a ser abertas em Três Pontas”, afirmou.

 

_____continua depois da publicidade________

A expectativa é tão grande para o evento esse ano em Três Pontas, que a locução do rodeio será feita simplesmente por Adriano do Vale, locutor da Festa do Peão de Barretos.

“É uma estrutura que nunca foi vista em Três Pontas. Realmente será um evento histórico e que colocará Três Pontas no mapa, na rota dos maiores rodeios do Brasil. Por isso há tanta exigência, por isso precisamos fazer tudo da melhor forma possível e viável, criar condições para que isso aconteça. Infelizmente o tempo está muito curto e isso explica as decisões que tomamos e que tenho certeza agradará a grande maioria no final.

Ao mesmo tempo será uma festa para todos, uma festa para o povão também, com entrada com preços muito baixos. Temos muito trabalho pela frente, muitas expectativas e queira Deus que tudo saia da melhor forma possível”, concluiu Hugo.

Além dessa novidade, esse ano terá também a prova dos Três Tambores. A prova dos três tambores é uma modalidade que reúne cavalo e amazona em uma corrida contra o tempo. São dispostos de forma triangular dentro da arena 3 tambores, onde a competidora terá que contornar todos eles no menor tempo possível.

A Professional Bull Riders e a ACF do Brasil, uma das empresas mais conhecidas e conceituadas na organização de eventos no país, firmaram uma parceria inédita para a realização de etapas da maior Liga de Montaria em Touros do mundo. Sediada em Monte Sião, no sul de Minas Gerais e sob o comando de Antônio Carlos Ferreira, a ACF do Brasil realiza anualmente diversos eventos que passarão a fazer parte do calendário da PBR. Um deles será Três Pontas!

COMÉRCIO JÁ MOVIMENTADO

A reportagem do Conexão Três Pontas conversou com alguns comerciantes nesta semana abordando justamente a questão da realização do rodeio deste ano. O que é visível, nítido evidenciado por muitos é o fato de as vendas já terem sido alavancadas.

Setores como de calçados comemoram o aumento das vendas, principalmente de botas, calçados tradicionais nesse tipo de evento.

Hotéis também estão praticamente todos lotados, a ponto inclusive de alguns artistas que estarão aqui na festa de rodeio terem que se hospedar por exemplo em Varginha.

Há ainda uma grande expectativa em outros setores como postos de combustíveis, restaurantes, padarias lanchonetes, farmácias, entre outros.

O Viva Três Pontas Rodeio Festival 2024 acontecerá de 2 a 5 de maio, no Espaço Fateps (faculdade do Grupo Unis), antiga sede do parque de exposições.

Portões terão abertura a partir das 20 horas. Dentre as atrações principais estão as duplas Zé Neto e Cristiano, Gian e Giovani e Matheus e Kauan, além da dupla André e Luiz Otávio.

Veja fotos do rodeio de Três Pontas em 2023:

O QUE TEREMOS EM 2024

GOSTOU DESTA REPORTAGEM?

Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.

Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.

Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.

Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.

Venha para a Família Conexão Três Pontas.

Conexão é jornalismo que faz diferença!

#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO