DIANTE DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS PAGAMENTO HABITACIONAL PODE SER PRORROGADO; SAIBA COMO.
Pausa estendida é o mesmo que pausa moratória
Devido à pandemia do coronavírus, e em virtude da perda de renda da maior parte da população, a Caixa Econômica Federal havia anunciado que as pessoas físicas poderiam solicitar a pausa estendida de até duas prestações. Posteriormente, este período foi ampliado, permitindo a pausa de até 90 dias, o que equivale a deixar de pagar até quatro prestações.
A solicitação devia ser feita por meio do aplicativo Caixa Habitação. Todos aqueles que solicitaram a pausa dos seus contratos habitacionais, procederam com a pausa moratória. Portanto, fique tranquilo, que é justamente a pausa estendida que você solicitou.
O que é moratória?
Moratória nada mais é do que o ato de atrasar ou suspender algo que havia sido acordado, como um pagamento. Especificamente no Direito das Obrigações, trata-se de uma concessão do credor ao devedor que permite um atraso no pagamento da dívida.
Milhões de mutuários da Caixa desconhecem essa possibilidade, conhecida como “pausa moratória”, que não é estipulada em contrato, mas pode ser aplicada em outras situações além do coronavírus, no caso da perda de um emprego, por exemplo.
Em vigor desde 2015, a regra prevê que o mutuário pessoa física que estiver em dia com suas prestações e que já tenha pago pelo menos 24 parcelas desde a concessão do financiamento ou da última negociação, poderá suspender o pagamento das prestações por até 12 meses. O valor da nova dívida, porém, não pode ser superior a 80% do preço do imóvel.
Pausa no financiamento pode dobrar o valor de parcelas prorrogadas
Mesmo diante da possibilidade de usar este benefício, ele deve ser usado com cautela, pois a pausa estendida ou moratória pode até dobrar o valor das parcelas prorrogadas. Isso acontece porque os juros são somados ao saldo devedor para quitação no final do financiamento.
Para mais informações procure uma agência da Caixa Econômica Federal.
Fonte Seu Crédito Digital
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras