O comércio trespontano tem sido alvo frequente da ação de criminosos. Desde abertura das portas até o fechamento o temor tem sido grande. Lojas e comércios de vários setores já foram atingidos pela onda de criminalidade, antes comum apenas nas grandes cidades. A Polícia Militar tem feito um grande trabalho, tanto na parte preventiva quanto na repressão. Mas mesmo assim os casos, que diminuíram é verdade, continuam ocorrendo. E as conveniências, que ficam abertas até altas horas da noite têm sido alvos frequentes.
Recentemente duas conveniências sofreram com a bandidagem. Homens que, normalmente chegam armados de faca ou revólver, anunciam o assalto e levam o dinheiro dos caixas. E nesta semana, mais uma vez, o setor padeceu diante da ação criminosa. Só que dessa vez a Polícia Militar já estava preparada, obteve informações antes do fato se consumar e conseguiu prender os acusados.
Esse caso mais recente aconteceu na empresa Gustavo Gás e Conveniência. O Sargento Rogério da Polícia Militar de Três Pontas falou ao Conexão sobre o ocorrido:
“A Polícia Militar de Três Pontas recebeu uma denúncia anônima de que haveria um assalto na empresa Gustavo Gás e Conveniência. As informações eram vagas, mas diziam que um veículo estava rondando a empresa. Diante disso passamos a fazer um policiamento preventivo. Então nós entramos em contato com o proprietário do local passando essa informação e atentando para sua segurança. E enquanto estávamos conversando com o proprietário fomos informados de que naquele instante estava passando pelo local um veículo Gol, de cor prata, com três indivíduos. Dentre eles esses dois que foram presos. Pouco tempo depois esse veículo parou próximo ao Gustavo Gás. Eles desceram, entraram na Conveniência e de posse de uma faca anunciaram o assalto. Imediatamente foram surpreendidos pela Polícia Militar e tentaram fugir. Dos três envolvidos, dois foram capturados e trazidos para o Quartel da Polícia Militar de Três Pontas”, explicou o militar.
Ainda de acordo com o Sargento Rogério o assalto não se consumou e eles responderão por roubo tentado.
Vários militares participaram dessa operação. Um dos presos já é conhecido da Polícia Militar e o terceiro envolvido continua sendo procurado. Foi lavrado o Boletim de Ocorrência e os indivíduos apresentados ao delegado de plantão em Varginha.
Mesmo diante do trabalho da polícia militar é necessário que todos os comerciantes aumentem sua segurança, com utilização de alarmes e outros dispositivos. Não deixar grandes quantias em dinheiro nessas conveniências, se possível contratar um segurança e evitar o fechamento muito tarde, principalmente em pontos que ficam vazios, sem a circulação de pessoas.
Roger Campos
Jornalista Conexão Três Pontas
(MTB 09816)