ÚLTIMO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO EM TRÊS PONTAS AINDA MOSTRA AUSÊNCIA DE NOVOS REGISTROS; MAS O SINAL DE ALERTA ESTÁ LIGADO!

O Ministério de Saúde e a Associação Médica Brasileira recomendam novamente o uso de máscara e que se evite aglomerações, sobretudo para proteger idosos e imunossuprimidos. Isso por conta da nova escalada de novos casos e até de mortes. As internações por covid-19 triplicaram nos últimos dias e os médicos já recomendam a volta da máscara e dos cuidados de prevenção. No Sul de Minas várias cidades, como Lavras, por exemplo, já sugeriram que as pessoas voltem a usar a máscara. Três Pontas segue sem novos casos, até o momento. Mas todo cuidado é pouco!

No último mês o número de casos de covid-19 subiu. Na região metropolitana de São Paulo, o número de internações já chega perto da metade dos leitos disponíveis. Em UTIs, 46,9% dos leitos estão com pacientes e em enfermarias a ocupação é de 47,7%. No ABC os números mostram que a região segue o mesmo ritmo e as prefeituras já recomendam o uso de máscara para os mais idosos e os que têm comorbidades. Associações médicas também pregam a necessidade da proteção facial para os mais vulneráveis.

Na última sexta-feira a Associação Médica Brasileira, por meio do CEM Covid (Comitê Extraordinário de Monitoramento da covid-19), emitiu boletim de alerta para o aumento do número de casos do novo coronavírus no país, endossando Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sobre o cenário da doença no Brasil.

_____continua depois da publicidade________


Uma das medidas consideradas indispensáveis pela AMB é o uso de máscaras e o distanciamento social, evitando-se aglomerações principalmente das pessoas mais vulneráveis como idosos e imunossuprimidos. A AMB também sugere o reforço das campanhas de vacinação e a liberação de medicamentos comprovados para o combate à doença.

“A AMB reforça solicitação feita pela Sociedade Brasileira de Infectologia para que o Ministério da Saúde, CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deem atenção especial para as medidas sugeridas com brevidade, objetivando otimizar as tecnologias de prevenção e tratamento já disponíveis, colaborando para o enfrentamento da situação atual e reduzindo a chance de um possível impacto futuro de óbitos e superlotação dos serviços de saúde públicos e privados por casos graves de covid-19″, informou a AMB em seu boletim.

A Prefeitura de Lavras voltou a tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em unidades de saúde da cidade. A medida foi anunciada em decreto publicado pela administração municipal nesta segunda-feira (14).

Conforme o documento assinado pela prefeita Jussara Menicucci de Oliveira (PSB), o uso de máscaras é obrigatório tanto em unidades de saúde das redes pública quanto nas instituições privadas. A prefeitura salientou que é necessário que as pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid completem o esquema vacinal, procurando o PSF mais próximo.

_____continua depois da publicidade________

Em Três Pontas, felizmente, até o fechamento desta reportagem, nenhum novo caso de covid-19 havia sido registrado, confirmado e publicado no Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura. O último boletim, datado do dia 11 de novembro, apresenta os seguintes números:

O número de casos de síndrome gripal em Três Pontas, no dia 21 de outubro era de 43.920. Já no último boletim divulgado, no dia 11 de novembro, esse número saltou para 44.044 casos.

O número de óbitos se mantém estável nesse período, totalizando 187 vidas perdidas no município.

Também se manteve inalterado o número de casos confirmados, que desde o último dia 21 de outubro totaliza 12.109 infecções.

Já o número de recuperados, que em 21 de outubro era de 11.920, agora totaliza 11.922 curados.

O número de pessoas internadas com suspeita de covid ou mesmo com a confirmação segue sem alteração desde o dia 21 de outubro, ou seja, os dados seguem zerados.

Em Três Pontas, mais mulheres do que homens foram infectadas pelo coronavírus. Até o momento são 6.830 registros em mulheres e 5.279 em homens.

A grande maioria dos casos é entre pessoas com idade entre 20 e 39 anos, totalizando 4.865 confirmações. Em seguida estão as pessoas na faixa etária de 40 a 59 anos, com 4.078 registros.

Em relação aos 187 óbitos registrados em Três Pontas desde o início da pandemia, 102 vítimas são homens e 85 são mulheres. Na faixa etária entre 20 e 59 anos morreram 60 pessoas. Já na faixa etária entre 60 e 79 anos, 85 pessoas perderam a vida. Maiores de 80 anos que não resistiram ao vírus totalizam 41 casos. Há ainda o registro de uma morte em decorrência das complicações do coronavírus em uma vítima com idade entre 10 e 19 anos.

Somando todos os óbitos, a maioria das pessoas que não resistiu às complicações da covid-19 e que já tinham doenças pré-existentes sofriam de diabetes, de hipertensão ou ainda de doença cardiovascular.

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *