Trespontano Milton Nascimento liderou o movimento e é o seu principal destaque.

O podcast Discoteca Básica lançou, no ano passado, uma enquete a respeito de LPs e CDs referenciais para a história da música popular brasileira. Os primeiros resultados, divulgados nesta segunda-feira (9/5), no primeiro episódio da quarta temporada, apontam o “Clube da esquina” como o maior álbum brasileiro de todos os tempos. A votação, anunciada como a maior e mais abrangente já feita no país, envolveu 162 especialistas de diferentes áreas ligadas à produção musical.

Realizada ao longo do segundo semestre de 2021, a votação envolveu jornalistas, como Nelson Motta, Sergio Martins, Jotabê Medeiros e Mauro Ferreira; produtores, como Kassin, Pupillo e Lampadinha; e músicos, como Leoni, André Abujamra e vários outros. Segundo os produtores do Discoteca Básica – o criador de conteúdo Guga Mafra e o jornalista Ricardo Alexandre -, o resultado final representa o maior guia já feito sobre a produção discográfica brasileira, tanto por causa do tamanho do corpo votante quanto pelo número de discos elencados.

_____continua depois da publicidade________

Cada votante contribui com sua lista pessoal dos 50 melhores álbuns de todos os tempos. O resultado completo da eleição será publicada no livro “Os 500 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos”, para o qual já foi aberta uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, que fica no ar até o dia 9 de julho. As recompensas vão de pôsteres e marca-páginas até um EP tributo com cinco artistas da nova geração recriando músicas do álbum “Clube da esquina”.

No Discoteca Básica, Ricardo Alexandre traz semanalmente áudio-documentários a respeito dos grandes álbuns da música pop da história, sempre com convidados especiais, como Nando Reis, Herbert Vianna, Teresa Cristina, Titi Müller, Luis Fernando Veríssimo, Pitty e muitos outros.

Os personagens da famosa capa, já adultos.

O primeiro episódio desta quarta temporada é, naturalmente, a respeito de “Clube da esquina”. O convidado do programa é o também mineiro Samuel Rosa. A nova temporada terá dez episódios, todos selecionados dos 30 primeiros colocados do ranking. O programa está disponível em todas as principais plataformas de podcast, e também no site oficial www.podcastdiscotecabasica.com.

_____continua depois da publicidade________

Confira o Top 10 da votação

1. “Clube da esquina” (1972) – Milton Nascimento e Lô Borges

2. “Acabou chorare” (1972) – Novos Baianos

3. “Chega de saudade” (1959) – João Gilberto

4. “Secos & molhados” (1973) – Secos & Molhados

5. “Construção” (1971) – Chico Buarque

6. “A Tábua de esmeralda” (1974) – Jorge Ben Jor

7. “Tropicália ou panis et circencis” (1968) – Vários artistas

8. “Transa” (1972) – Caetano Veloso

9. “Sobrevivendo no inferno” (1997) – Racionais MC’s

10. “Elis & Tom” (1974) – Elis Regina e Tom Jobim

Membros do Clube da Esquina com o saudoso presidente Juscelino Kubitschek

Fonte EM

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *