No último final de semana um olheiro (descobridor de talentos) da Sociedade Esportiva Palmeiras, tradicional clube do futebol brasileiro, esteve em Três Pontas e realizou algumas “peneiras” (jogos em busca de promessas do esporte) no Campo do TAC. Dezenas de jovens participaram.
De acordo com o organizador do evento esportivo, Flávio “Capinha”, 275 jovens foram avaliados em Três Pontas, sendo que alguns vieram de outras cidades, como Varginha, Campo Belo, Campo do Meio, Coqueiral, Santana da Vargem, Alfenas, Três Corações e Boa Esperança.
Dentre os aprovados estão Lucka Pereira Bárbara, atacante, nascido em 1999; Iago Teixeira Pirahi, meia de 11 anos; Fabrício Nunes Lourenço da Silva, zagueiro da cidade de Coqueiral, nascido em 2003.
DESCOBRIDOR DE TALENTOS
O trespontano Flávio “Capinha” realiza um grande trabalho como descobridor de talentos no futebol. Graças a ele, alguns jovens já tiveram oportunidade de tentar a sorte em equipes grandes e tradicionais do futebol brasileiro, bem como em times do interior do Brasil.
Flávio é funcionário público municipal e nas horas vagas exerce a função de auxiliar técnico do Professor Celio no Campo do TAC. É um trabalho totalmente gratuito voltado a dar oportunidades a todas as crianças e jovens atletas e jogadores de futebol. fazendo uma avaliação dentro de algum clube de futebol.
“Acho que Três Pontas tem um DNA de talentosos jogadores que se passa de pai pra filho, parentes, irmãos, etc. E isso não foi explorado aqui. Sempre achei estranho o porque ganhamos campeonatos, chegamos sempre em finais e temos histórico que isso vem de décadas. Então pensei ser a hora de acabar com essa falta de oportunidade e dar chance para nossos atletas. Viajei, fui ao Palmeiras, ao Botafogo SP, Red Bull, etc. Tudo pra estar abrindo as portas pros nossos meninos. O que acho estranho é que temos sempre uma base muito forte de 10, 20, 30 até 40 anos atras e não tínhamos jogadores em clube. Se havia eu desconheço, Mas Santana da Vargem tem, Varginha tem, Coqueiral tem. E porque Três Pontas não tem? Melhores resultados? Acabei de ajudar um garoto que estava desperdiçado aqui, meu amigo Luis Gustavo Cesario Firmino de 18 anos. Hoje ele está no sub 20 do Tricordiano e já está treinando com os profissionais”, explicou o olheiro trespontano.
Em 2014 Flávio levou 7 garotos para fazer avaliação, 2 no America MG, 3 no Cruzeiro, 1 no Atlético e 1 no Coritiba. Em 2015 foram 5 no America, 3 no Cruzeiro, 10 no Botafogo SP, 3 no Red Bull e em 2016 já foram 5 no America e 3 no Tricordiano.
“Sobre essa última peneira, quero lembrar que gastei 6 meses pra conseguir e se não fosse o apoio do Prefeito Paulo Luis também não conseguiria, ele me atendeu, me apoiou e eu agradeço muito. Também agradeço ao meu amigo Professor Celio, ao Pastor Luciano, que são parceiros nessa luta pra estarmos dando oportunidades aos nossos jovens”, finalizou.
QUEM PODE PARTICIPAR DAS PENEIRAS?
Garotos nascidos em 2001/2002/2003/2004.
A próxima peneira em data a ser marcada será do Flamengo do RJ.
O Conexão Três Pontas estará trazendo mais informações.