Fiéis católicos se emocionaram nos últimos dias com a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida Peregrina. Durante sua estada na cidade, vários locais, casas e pontos comerciais, foram visitados. Na Prefeitura uma celebração especial foi realizada.
Padre Antônio, vigário da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, conduziu a imagem de Nossa Senhora Aparecida por diversos pontos da cidade. A imagem visitou a empresa Miari & Cia e foi registrada pelo Conexão em sua saída.
Também ocorreu uma importante celebração no hall de entrada da Prefeitura Municipal de Três Pontas, que contou com as participações do prefeito Luiz Roberto Dias, do vice Marcelo Chaves Garcia, da primeira dama Iara Dias, de secretários, vereadores, servidores públicos municipais, além de devotos vindos de todos os cantos do Município. No Moacyr Supermercado foi montado um altar especial para a celebração que causou enorme emoção nos fiéis mais devotados.
Foram dias de muita fé, emoção e devoção. A visita faz parte das comemorações dos 300 Anos da Imagem Milagrosa da Rainha e Padroeira do Brasil. Agora ela peregrinará pela Paróquia do Cristo Redentor, antes de deixar a cidade.
Nossa Senhora Aparecida Peregrina
Motivação
Isabel, ao saudar Maria, sabia que por trás de um simples acolhimento daquela que era sua prima havia uma magnífica obra de redenção entre os homens.
Nossa Senhora Aparecida vem até nós por meio de sua Imagem Peregrina como mulher de serviço, e sua simples presença nos leva a perceber a importância da vontade de Deus.
A visita de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número superior a 10 milhões de peregrinos ao ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida.
A comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da Salvação.
Breve Histórico
No ano de 1931 foi realizada a primeira visita da Imagem à cidade do Rio de Janeiro, na época Capital Federal do Brasil. Essa visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro aconteceu por ocasião de sua proclamação como “Rainha e Padroeira do Brasil”. Mais de um milhão de pessoas lá se reuniram para receber a ilustre visita.
Desde então ocorreram inúmeras peregrinações, especialmente com o missionário redentorista Pe. Vítor Coelho de Almeida. No ano de 2004, por ocasião do centenário de sua Coroação, a Imagem Peregrina percorreu várias arquidioceses, dioceses e paróquias do nosso imenso Brasil e também no exterior.
Nossa Senhora, sempre fiel aos princípios de seu Filho, continua presente em nossa história, indo ao encontro dos que clamam por amor, justiça e paz.Como Solicitar Arquidioceses, Diocese, Paróquias e demais interessados em receber a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida deverão encaminhar o pedido à Secretaria da Pastoral do Santuário Nacional, para avaliação.
300 anos
A Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 o encontro da Imagem completará 300 anos.
Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário.
Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, serão colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.
Será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional com sinos fabricados na Holanda e a grandiosa Cúpula da Basílica que também será inaugurada no Ano Jubilar.
O dia 12 de outubro de 2016 marcará a abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos.
Sobre o Selo
Para marcar os eventos relacionados ao Jubileu, foi criado um Selo Comemorativo.
Na composição do selo, estão elementos que fazem referência à religiosidade brasileira: a cruz, recordando o centro de nossa fé; o barco, recordando a pesca milagrosa; e a Imagem da Senhora Aparecida.
O primeiro material a receber o selo foi o livro ‘Aparecida’, do fotógrafo Fábio Colombini. O livro retrata as expressões de fé e a arte sacra no Santuário Nacional e foi lançado, oficialmente, em 18 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.a12.com/santuario-nacional/institucional/detalhes/o-que-e-o-jubileu
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)