O provedor da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, Michel Renan Simão Castro, convocou uma entrevista coletiva com a imprensa de Três Pontas para confirmar a reabertura da Maternidade e também do setor de pediatria, que foram fechados na última quinta-feira (12) em decorrência da falta de médicos para completar a escala de plantonistas. Ele esteve acompanhado do vice-provedor Wilson Ferreira Jr., do diretor técnico Dr. Geovanni de Barros Pereira e do prefeito Marcelo Chaves Garcia. O vereador Coelho também acompanhou a coletiva.

Na última terça-feira, Michel Renan, Dr. Geovanni e ainda o Dr. Eduardo Vasconcelos, diretor clínico da Santa Casa, anunciaram que não teriam mais condições de manter a Maternidade e a Pediatria dentro de uma margem mínima de segurança para os pacientes por conta da falta de médicos na escala de plantão, já que alguns médicos “externos”, que atendem nesses setores mas que não são efetivos do HSFA, por conta da falta de pagamento de seus salários, haviam anunciado que não continuariam trabalhando.

Da esq. p/ dir. o provedor da Santa Casa, Michel Renan Simão Castro, o prefeito Marcelo Chaves Garcia, o diretor técnico Dr. Geovanni de Barros Pereira e o vice-provedor Wilson Ferreira Jr.

Na ocasião foi explicado que havia uma dívida com os médicos que totalizava praticamente sete meses de trabalho sem recebimento de vencimentos. Destes, quatro meses são oriundos da gestão passada da Santa Casa e outros três da atual, que está no comando há 14 meses, período em que foi conseguida a redução da dívida de 19 milhões para 14 milhões de reais. Essa dívida com os médicos se deu, segundo a direção do Hospital, principalmente, pela falta dos repasses do governo do estado de Minas Gerais que ultrapassava a bagatela dos 5,3 milhões de reais.

Nos três primeiros dias após o fechamento das unidades, a direção continuou tentando encontrar caminhos para a reabertura. Encontros foram feitos, principalmente com representantes da Prefeitura Municipal. E nesta segunda-feira, felizmente, notícias boas para a população de Três Pontas e para os usuários do Hospital advindos de outras quatro cidades (Santana da Vargem, Coqueiral, Ilicínea e Boa Esperança) foram apresentadas na entrevista coletiva.

 

O prefeito Marcelo Chaves Garcia confirmou que o Executivo Municipal adiantará uma verba de extrapolamento (atendimentos médicos que foram feitos muito além do valor pago pela Prefeitura) no montante de 500 mil reais ao Hospital. A Câmara Municipal, que aprovou em votação na noite desta segunda-feira, adiantará a devolução de 100 mil reais de recursos excedentes que também serão revertidos à Santa Casa.

“Nós temos que estar somando esforços e manter a Santa Casa atuante e fortalecida. Estamos vivendo um momento complicado, o estado tem nos colocado numa situação difícil, mas através de recursos de emendas que vieram para a Prefeitura conseguiremos reverter para minimizar a questão do extrapolamento e sanar essa questão do fechamento da Maternidade e da Pediatria. Queremos uma solução plausível e que dê estabilidade e segurança para o funcionamento de todo Hospital. A Prefeitura demandou mais serviços para o Hospital do que os recursos que foram remetidos pelo Executivo à Santa Casa. Isso vem de muito tempo e um levantamento mostrará isso, pois queremos andar em dia e estancar esse déficit do município para com o Hospital”, explicou Marcelo Chaves.

Além desses valores, soma-se a verba agora liberada pelo governo do estado de Minas Gerais no valor de 430 mil reais, bem como outros 100 mil reais que foram remetidos ao HSFA através de emenda parlamentar do deputado Aélton Freitas. Por fim, Michel Renan comunicou que a Prefeitura de Santana da Vargem, única cidade que resolveu até agora ajudar, repassará 80 mil reais nos próximos dias, referente a pactuação onde ficou definido que cada cidade assistida pela Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis deverá repassar 1 real per capita (por habitante).

O montante levantado nos últimos dias totalizam R$1.190.000,00 que serão usados pela direção da Santa Casa para pagamento de parte dos salários dos médicos que se encontra em atraso.

A Maternidade e a Pediatria já atenderam casos de urgência nesta segunda-feira (16) e reabrem oficialmente nesta terça-feira, dia 17.

Dr. Geovanni comentou que no final de semana ficou sabendo do envio desses recursos e, ao lado do Dr. Eduardo, entraram em contato com os colegas médicos que estavam se afastando resolveram voltar completando assim a escala de plantão dos dois setores.

 

Uma auditoria será feita para apurar as contas do extrapolamento, ou seja será feito um levantamento pela Santa Casa para que seja apresentado à Prefeitura de Três Pontas e as outras quatro cidades que enviam pacientes para cá, no sentido de ajustarem os valores remetidos ao HSFA.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *