A Vereadora Valéria Evangelista fez um dos discursos mais fortes e elogiados daquela cerimônia.
Durante a cerimônia de posse dos vereadores para a legislatura 25/28 e também de prefeito e vice-prefeito para os próximos 4 anos, a vereadora Valéria Evangelista, única mulher entre os 11 legisladores, mostrou a que veio! E parece não ter vindo para brincar. O cartão de visitas foi um discurso acalorado (ao mesmo tempo com classe e em bom tom), forte, autêntico e legitimamente necessário em defesa das mulheres, uma de suas principais bandeiras. As falas certamente agradaram muitos e incomodaram alguns, mas o fato é que o povo, quando escolhe um representante, quer ver nele a extensão de si próprio, quer que ele o represente, o defenda. E se depender desse discurso inicial, Valéria tem tudo pra fazer uma legislatura marcante nesses quatro anos que se anunciam.
Relembre seu discurso:
Após cumprimentar as autoridades e todos os demais presentes, ela iniciou sua fala:
“Sei que os ouvidos dessas celebrações políticas não estão tão habituados com nossa voz feminina, mas nesse meu discurso, espero que minha fala possa ecoar pelas ruas de nossa querida Três Pontas. Apenas seis mulheres neste século utilizaram essa tribuna como vereadora. E como presidente, nenhuma”, iniciou.
Valéria inclusive fez uma citação a nós:
“Abro um parêntese … aprendi com o jornalista Roger Campos há poucos dias que sim, podemos, nos momentos de comemorações, eventos como este, anunciar, denunciar e aproveito, que também neste plenário, há mulheres com voz ativa no mundo como Danúzia, que levem o que está ocorrendo pela nossa cidade. Gostaria que olhassem na galeria de presidentes desta casa e procurassem por uma foto feminina… Não vão encontrar…”, pontuou.
Ela ainda fez uma grave constatação e também uma denúncia:
“Não tivemos e eu ouvi por duas vezes depois que as eleições acabaram que nesta casa, que mulher nenhuma será eleita em 30/40 anos a uma presidência da mesa. Nenhum dos dois grupos, a princípio, me pediram voto ou me consideraram (não era “novata” e nem estava sendo reeleita em continuidade). Sendo assim, resolvi me inscrever como candidata. Reafirmo que a mulher pode estar onde ela determinar e que na política é o lugar onde sinto mais forte um preconceito por ser MULHER”, relatou.
A vereadora Valéria Evangelista disse mais:
“Me sinto feliz por fazer parte dessa história novamente. Mas já adianto que vou continuar com o empenho em trabalhar para que mais mulheres estejam aqui, sempre. Representar a classe feminina é uma grande responsabilidade e farei jus por essa confiança depositada em meu nome”, afirmou.
_____continua depois da publicidade________
“Agradeço nessa Casa Legislativa, os votos a mim confiados nas eleições municipais de 2024. Prometo honrá-los com meu trabalho e comprometimento. Firmo meu compromisso com os serviços comunitários, com o desenvolvimento contínuo de nossa cidade e principalmente com a educação, que fez parte da minha vida e sem dúvida é a base para uma sociedade melhor e mais humana. Agradeço à Deus que me deu saúde e determinação para estar aqui, aos meus pais, meu esposo Carlos Alberto e ao meu filho Nicollas pelo apoio, aos meus amigos e eleitores que me deram a oportunidade de representá-los, aos meus irmãos, tios, primos, sobrinhos, afilhados, cunhados e cunhadas. A todas as comunidades rurais e urbanas que me receberam tão bem.
Aos colegas vereadores, hoje, que tomamos posse neste honroso cargo que a população nos delegou, vamos trabalhar juntos. Precisaremos de muita coragem. Não a coragem dos fortes, mas sim a dos justos; não a coragem da valentia, e sim a da generosidade. Saber servir é uma tarefa de humildade, muito mais do que de competência. De ideal e não de ambição. Que possamos ser capazes de permanecermos lúcidos e firmes no nosso propósito de olhar para o outro e não só para nós mesmos, de ouvir, respeitar e criar os vínculos que se façam necessários para o melhor desenvolvimento desta maravilhosa cidade”, emendou Valéria.
_____continua depois da publicidade________
A parlamentar encerrou sua fala de forma enfática, ratificando seu compromisso social com a população:
“Ratifico o meu desejo em participar ativamente da Escola do Legislativo que em 2015, tive o privilégio de trazer para esta casa e junto, o Parlamento Jovem. Fico contente de observar que aquele projeto que nasceu há 10 anos, galgou voos ainda maiores.
Sou uma vereadora participativa, observadora, realizadora e ouvinte da população, dos anseios de nossa cidade, pautando pela ética, integridade e respeito pelos munícipes e meus pares. Durante minha campanha, deixei claro que acredito na política como ferramenta de transformação social. Portanto, eu a enxergo como uma plataforma de possibilidades. Ela é um campo das tomadas de decisões e eu posso afirmar que estou apta e disposta a contribuir: legislando, fiscalizando, a fim de mudar a realidade do nosso município. Precisamos que a nossa linguagem política se torne mais popular, que ultrapasse os muros dessa Casa de Leis. É necessário aplicarmos uma política disruptiva, que transforme de fato a vida das pessoas, porque a finalidade do nosso trabalho, são as pessoas dessa terra. É muito comum querermos fazer um trabalho autoral, mas eu não faço nada sozinha e reconheço que estamos em um espaço de intenso debate, convencimento e articulação, no entanto, estou aqui para somar, para ser proativa.
As trespontanas e trespontanos, merecem o meu máximo e podem ter certeza que pretendo performar com a energia que nunca me faltou. O futuro é resultado de nossas ações no presente e o nosso presente começa hoje. A Valéria que chega aqui neste momento, continua tendo o mesmo brilho nos olhos, as mesmas virtudes e compartilhando sonhos, porque como diz a música de Milton Nascimento, “sonhos não envelhecem”. E é por isso que lhes digo, os meus não envelheceram, pelo contrário, ganharam novos propósitos. Vamos juntos, unidos, com garra, desbravar uma Três Pontas mais próspera para cada um de nós. Que Deus nos ajude e nos abençoe muitíssimo. Com este ato damos hoje os passos decisivos para realização de esperança e sonhos e com firme convicção de construção de um novo tempo sem vencedores e vencidos. Quero somar, quero fazer um trabalho junto com vocês e para vocês.
Agradeço a todos, feliz Ano Novo e que Deus nos abençoe”, encerrou.
Valéria Evangelista estará presente frequentemente no Conexão Três Pontas para apresentar suas ações e justificar os votos, a confiança nela depositada.
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
O Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas
Roger Campos