TRÊS PONTAS TAMBÉM TEM SE DESTACADO NA PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS.

Os investimentos constantes na melhoria dos cafés produzidos em Minas Gerais têm proporcionado resultados positivos para os cafeicultores do Estado. Com a qualidade superior os grãos gerados na região têm conquistado posições de destaque nos concursos do setor. Somente no Cup of Excellence Natural Late Harvest, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), das 88 amostras selecionadas na primeira etapa do concurso, 83 são mineiras.

De acordo com a diretora-executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais, Vanúsia Nogueira, a grande participação dos produtores mineiros se deve aos investimentos na ampliação da qualidade e a tradição do Estado produzir cafés
especiais.

“Minas Gerais é referência na produção de cafés especiais. Além disso, os cafeicultores são muito estimulados em investir na melhoria da produção e em formas de agregar valor ao grão, o que é feito através de certificações e a participação em concursos de qualidade”, diz.

Conforme Vanúsia, na primeira etapa do concurso foram selecionadas as melhores amostras de café natural, colhido e seco com casca, de produtores brasileiros das principais regiões produtoras.

Os selecionados para a próxima etapa são de Mogiana Paulista, do Norte Pioneiro do Paraná e do Cerrado, do Sul e das Matas de Minas Gerais. As amostras irão disputar, em janeiro, o título de melhor grão produzido por via seca no Brasil. O certame atual contou com a inscrição de 222 produtores.

Três Pontas já recebeu curso de cafés especiais.

SELEÇÃO

O resultado da seleção desta etapa também reflete o investimento que os produtores, auxiliados por instituições de pesquisa e extensão rural, vêm fazendo nas lavouras. Segundo os dados da BSCA foram classificadas 15 variedades na primeira etapa do concurso: Acaiá, Bourbon Amarelo, Bourbon Vermelho, Canário, Catiguá, Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Catucaí Amarelo, Icatú, Icatú Amarelo, Mundo Novo, Obatã, Rubi, Topázio e Tupi, além de blends compostos pela mescla das mesmas.

Segundo a diretora-executiva da BSCA, os produtores que tiveram os lotes selecionados deverão enviar as amostras aos armazéns credenciados, localizados nas regiões produtoras, até 8 de janeiro.

Entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2013, os lotes serão avaliados pelo júri nacional do “Cup of Excellence Natural Late Harvest – Edição 2012”. Os cafés classificados participarão da fase internacional, que acontecerá de 21 a 25 de janeiro, quando serão conhecidos os melhores cafés naturais do Brasil.

“Nossa expectativa em relação ao concurso são muito positivas. O que percebemos é que mesmo com as dificuldades de produzir em 2012, devido ao clima desfavorável, os produtores de café estão cada vez mais especializados e a qualidade final do grão é crescente. Isto é fundamental para agregar valor ao café e conquistar novas oportunidades no mercado”, ressalta.

O leilão dos cafés premiados será em 14 de março, e cerca de 150 empresas potenciais compradoras do mundo deverão participar. No ano passado, foram inscritas 136 amostras de cafés naturais, das quais, após as análises dos júris nacional e internacional, 19 foram premiadas.

Segundo Vanúsia, Minas Gerais é responsável por mais de 50% da produção nacional de cafés especiais. No ano passado, cerca de 70% dos grãos premiados eram provenientes do Estado.

Conforme o presidente da Cocatrel, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas, Francisco Miranda, a cidade de Três Pontas também tem se destacado e de maneira preponderante para a economia na produção dos cafés especiais.
As informações são do Diário do Comércio, adaptadas pelo CaféPoint.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *