O 5º período de Pedagogia, na disciplina de Língua Portuguesa – Metodologia e Prática de Ensino I, da FATEPS, Faculdade Três Pontas, instituição de ensino superior, pertencente ao Grupo Educacional Unis, realizou a abertura oficial do Projeto Metodologias e Práticas Inovadoras no Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Três Pontas.

Este evento faz parte do Projeto Interdisciplinar de Curso – PIC, onde um dos objetivos é construir pontes relacionais entre docentes, discentes, comunidade e empresas, possibilitando a pesquisa e a realização de um trabalho integrado entre teoria e prática, atendendo as políticas educacionais da Faculdade de Três Pontas, bem como o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia.

Após a composição do dispositivo de honra, citação das autoridades, execução do Hino Nacional Brasileiro, a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Prof.ª Ana Cristina Naves, proferiu algumas palavras. Também falou a Secretária de Educação de Varginha e Profª Ma. Rosana Aparecida Carvalho. O Vice Prefeito e Secretário de Educação de Três Pontas, Sr. Erik dos Reis Roberto foi mais uma autoridade a falar.

A aluna do 5º período de Pedagogia, Mirian Pereira para a leitura e reflexão acerca do desenvolvimento deste projeto, ressaltando a importância da leitura e o papel do professor como mediador e produtor de novas práticas pedagógicas.

Uma apresentação cultural, realizada pelos alunos do 5º período do curso de Pedagogia também esteve no contesto. Os mesmos recitaram o texto INOVAR É PRECISO e cantarão a música: MAIS UMA VEZ

Um dos objetivos desse projeto é descobrir novas metodologias e práticas no Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, os alunos realizaram pesquisas e perceberam a riqueza e variedade de materiais oferecidos por algumas professoras. E para incentivar e valorizar o trabalho produzido por essas professoras, o 5º Período do Curso de Pedagogia realizou diversas homenagens:

A professora Cristina Bento atua na Escola Municipal Cônego Vitor e desenvolveu um trabalho sobre Sequência Didática a partir do Livro “O Carteiro Chegou”. Que consiste em atividades estruturadas, sistematizadas, em um período determinado pelo professor, para promover uma aprendizagem significativa.

A professora Elisabete Athanásio atua no Colégio Prosperi e desenvolveu um projeto investigativo chamado: SAPO, RÃ OU PERERECA. O projeto deu início com problematizações acerca das diferenças e semelhanças entre os animais, despertando a curiosidade e contribuindo na formação pesquisadora dos alunos e professora. Traz um novo propósito de leitura e estudo, através das diversas interações entre meios e objetos.

A professora Fabrícia Goulart realiza sua prática pedagógica, com base em uma técnica mediadora para a leitura fluente. A leitura é feita em voz alta, com livros da linguagem do cotidiano, do conhecimento do aluno, que atraem e despertam seu interesse. Está prática faz com que o aluno se sinta mais seguro ao ler e ainda comtempla outros eixos da Língua Portuguesa, como a Oralidade.

A Professora Lisamara Alves inovou sua prática ao trazer a tona um assunto atual e de suma importância para toda população: A ÁGUA. A partir do tema a professora desenvolveu um trabalho com produção de texto e oportunizou-se a reescrita de histórias por parte dos alunos, paródias, textos, diários, construção de folhetos, desenhos, sarau de poesias, encenação musical e contação de histórias.

A Professora Patrícia Santana atua no Projeto de Apoio Pedagógico realizado pela Prefeitura Municipal de Três Pontas. Neste projeto, os alunos tem a oportunidade de aprender a língua portuguesa de forma lúdica. Com o auxílio de bingo de letras, jogo da memória com palavras, formação de sÍlabas simples e complexas a partir de desenhos, escrita espontânea e vários outros recursos inovadores. Patrícia é a atual ganhadora do Prêmio Professor Alfabetizador Nota 10, promovido pelo Curso de Pedagogia da FATEPS.

A Professora Magali Miranda realiza uma Prática interdisciplinar que visa a aprendizagem significativa levando em conta a realidade, meio e experiências dos estudantes. Busca impactar além dos muros da sala de aula, visando a aprendizagem como um todo, ligada com as outras disciplinas e com o currículo, buscando formar o aluno na sua totalidade.

As alunas presentes entregaram prêmios às professoras que desenvolveram uma prática inovadora e de sucesso no Ensino da Língua Portuguesa e que merecem ser reconhecidas publicamente.

Além dos troféus e certificados as professoras participaram de sorteios

E evento ainda contou com outras atividades e foi muito prestigiado.

O UNIS

Atualmente cinco instituições de ensino integram o Grupo Educacional Unis, são elas: Centro Universitário do Sul de Minas (Unis – MG) e Colégio Alpha em Varginha, Faculdade Três Pontas (FATEPS) em Três Pontas, Faculdade Betim (FABE) em Betim e Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) em Cataguases, todas no Estado de Minas Gerais. Oferecemos formação desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação.

FACULDADE TRÊS PONTAS – FATEPS

Em 2001, a Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas – FEPESMIG – começou a cogitar a possibilidade de criação de uma unidade acadêmica em Três Pontas, já que a cidade nunca tivera uma Instituição de ensino superior. Para os trespontanos, a instalação da unidade garantiu muito mais que educação e cultura: foi a realização de um sonho de mais de vinte anos. Como a Instituição teria importante participação no desenvolvimento da cidade, atraindo estudantes de diversos municípios, gerando emprego e renda, a FEPESMIG recebeu o apoio do Governo Municipal e da comunidade.

Em 4 de janeiro de 2002, foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto nº 42.236, que autorizava o funcionamento de três cursos superiores em Três Pontas. No final de janeiro de 2002, aconteceu o primeiro vestibular, com opções em Administração com Gestão em Agronegócio, Administração com Gestão em Empresas e Normal Superior.

Em 20 de maio de 2005, o Diário Oficial do Estado publica decreto autorizando o funcionamento de mais um curso na Faculdade Três Pontas: Direito. Em agosto de 2004 é formada sua primeira turma.

Uma nova modalidade de ensino superior, a Graduação Tecnológica, passou a ser oferecida pela Faculdade Três Pontas, a partir de agosto de 2005. O curso de Tecnologia em Gestão da Cafeicultura Empresarial foi escolhido para atender a vocação do município e região.

Atendendo a uma necessidade da comunidade regional, no primeiro semestre de 2007, implantou-se em Três Pontas o curso de Licenciatura em Pedagogia.

O ano de 2008 encerrou uma era onde dezenas de instituições de ensino superior mineiras criadas e/ou mantidas de acordo com legislação da unidade da federação estiveram subordinadas ao Conselho Estadual de Educação, por força de dispositivos da Constituição Mineira. Em 5 de setembro de 2008, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela migração das instituições para o sistema federal e submissão direta ao Ministério da Educação. Assim os dois institutos superiores e seus cursos, mantidos pela FEPESMIG no município de Três Pontas, unem-se para formar uma única estrutura, a Faculdade Três Pontas, a ser migrada para o sistema federal de educação brasileiro.

A migração de fato ocorreu, estando a Faculdade Três Pontas devidamente recredenciada pelo Ministério da Educação com base na Portaria supracitada, bem como reconhecidos todos os seus cursos.

Esse registro é apenas uma parte da história da Faculdade Três Pontas, uma Instituição de ensino superior que carrega a missão de “formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da região em que atua”.

Atualmente conta com uma média de 600 alunos matriculados.

Dados: Fateps

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *