Se o tamanho da fé pudesse ser medido em passos, certamente Antônio Pereira, um lavrador aposentado de 70 anos seria considerado o homem de maior fé no mundo. Isso porque ele percorre boa parte do Brasil, um país continental, e países vizinhos a pé, para agradecer a “sua amiguinha” Nossa Senhora Aparecida e ao “amiguinho” Padre Victor.

DSC_0412

Ele saiu mais uma vez de Porto Velho (RO) com destino a Aparecida (SP), fazendo um roteiro alternativo que passa pelo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Argentina, Paraguai, Bolívia, Minas Gerais, Goiás até chegar a São Paulo. Essa tem sido sua rotina nos últimos 24 anos, como pagamento de uma promessa feita a Nossa Senhora Aparecida pela cura de um câncer.

Depois de passar por Aparecida, o Pagador de Promessas, como ficou popularmente conhecido, veio mais uma vez à Três Pontas, para agradecer ao agora beato Francisco de Paula Victor. Na oportunidade ele conversou com o Conexão Três Pontas.

DSC_0417

Seu Antônio disse que tudo começou em razão do câncer. Ele explica que tinha câncer na garganta e que a doença afetou sua visão. Por conta da cegueira, foi atropelado por um trem e quase teve sua perna amputada.

Desesperado, o Pagador de Promessas contou que fez a promessa a Nossa Senhora Aparecida e no início de 1991 recebeu a bênção com a cura. No dia 15 de janeiro do mesmo ano ele começou a pagar a promessa feita a Nossa Senhora e iniciou a romaria rumo a Aparecida. Todos os anos, sem levar dinheiro, contando apenas com colaborações que recebe por onde passa, ele faz o percurso.

“Saio de Porto Velho, passo por Cuiabá, Campo Grande e Paraná. Ai pulo para Argentina, subo para o Paraguai, Bolívia e volto para o Brasil, passando pelo Triângulo Mineiro, Goiás e chegando em São Paulo, onde subo todos os anos a rampa da basílica de joelhos”, disse.

“Por ano eu devo andar uns quatro ou cinco mil quilômetros, totalizando mais de 90 mil quilômetros nesses 24 anos”, comentou.

Seu Antônio, que é nascido em Matão, SP, e que mora em Rondônia, se orgulha de dizer que é casado e que é pai de dois filhos, onde apesar das dificuldades, os criou com muita honestidade e obediência, e hoje comemora o fato de um ser professor e o outro advogado.

Sobre as viagens longas, ele disse que leva 6 meses pra chegar em Aparecida do Norte e outros seis para retornar a sua casa, portanto vê sua família apenas uma vez por ano. “Nesse tempo todo eu fiz muitas amizades, conheci centenas de comunidades, mas também sofri muito, porque fui assaltado mais de 25 vezes e até apanhar eu apanhei, quebraram meus dentes, me roubaram e levaram o quase nada que eu tinha na mochila. Mas muita gente também me ajudou e me ajuda. Eu já vi muitos acidentes também, quase 1.000. Conheci mais de 600 padres. Eu carrego sempre um paninho comigo, onde as pessoas assinam como lembrança de que passei naquela comunidade. Até artistas já assinaram. Eu já estive em vários programas de tevê e na última quinta-feira estive no Ratinho, do SBT”, disse.

PADRE VICTOR

DSC_0416

Seu Antônio nos revelou ainda que esta foi a última peregrinação. Aos 70 anos, depois de passar os últimos 24 anos pagando promessa ele agora quer descansar e ficar com sua família. Mas ele ainda teve ânimo pra vir a Três Pontas mais uma vez e mostrar sua enorme fé em Padre Victor.

“Eu fiquei conhecendo a história do Padre Victor através do padre Roberto Conceição da cidade de Aparecida do Norte. Desde então, há muitos anos atrás, todos os anos eu venho a Três Pontas para pedir sua intercessão e agradecer. Eu tenho muita fé nele e fiquei muito feliz com a sua beatificação e em ver o novo túmulo dele que é muito bonito. Eu carrego uma camiseta dele e também duas relíquias. 

Aqui em Três Pontas eu recebo ajuda de algumas pessoas. Infelizmente alguns políticos não recebem a gente, isso em qualquer cidade, tem os bons e os que me ignoram. Quando chego nas cidades, procuro as igrejas católicas. Tanta gente boa já ajudou. Assim eu sigo minha caminhada, que agora chega ao fim, com a missão de fé cumprida. Eu sou muito católico e todos devem amar minha amiguinha, a Mãe de Jesus Salvador”, concluiu.

DSC_0410

O Pagador de Promessas conseguiu ajuda do comerciante Marcos da Cive Veículos e algumas outras pessoas, que auxiliaram na alimentação, hospedagem e até a passagem de ônibus para São Paulo, dada pela Associação Comercial de Três Pontas, através do empresário Michel Renan. Seu Antônio saiu de Três Pontas com destino à São Paulo para gravar o programa do Ratinho e este apresentador lhe concedeu uma passagem de avião, mais do que merecida, de volta para casa, em Rondônia, encerrando assim esse ciclo de fé, amor e devoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *