Moradores da Praça Monsenhor Silveira (Praça do Cemitério), no bairro Jardim Bom Pastor (próximo ao Catumbi), em Três Pontas, tiveram que manter suas portas e janelas fechadas, mesmo diante das fortes temperaturas, nesta sexta-feira (25) por conta de uma invasão de abelhas em uma árvore. O entorno foi cercado com uma fita impedindo a aproximação das pessoas.

A Guarda Civil Municipal esteve no final da manhã de hoje no local e realizou o isolamento próximo a Rua Doutor Pedro Augusto Meinberg. Nossa reportagem também registrou pessoalmente e foi impossível permanecer alguns segundos para a produção das fotos sem ser alvo das abelhas.

Um aviso no local alertava sobre o perigo do enxame de abelhas e que a Prefeitura Municipal iria resolver o problema. Mesmo assim, quem for transitar pela Praça Monsenhor Silveira precisa tomar cuidado.

Ataque de Abelhas

Mesmo pequenas, quando juntas as abelhas podem causar bastante estrago e até matar.

Para evitar ataques de abelhas, o Corpo de Bombeiros orienta que o ideal é usar roupas claras, já que as escuras atraem o inseto, e evitar movimentos bruscos quando próximo a colmeias. Ainda segundo a corporação, as abelhas são atraídas por ruídos, então evite gritar.

Para fugir de um enxame de abelhas, a dica dos bombeiros é correr em ziguezague, porque os insetos costumam se deslocar juntos e em linha reta. Proteja preferencialmente o pescoço e o rosto das picadas, com a ajuda de uma peça de roupa.

Ataque de abelhas é algo muito perigoso e saber como socorrer a vítima pode tanto salvar a sua vida quanto amenizar a dor. É preciso ter alguma noção de como proceder nesses momentos e de como evitar que eles aconteçam.

Veja algumas dicas do que deve ser feito em caso de um ataque de abelhas e como evitar este inconveniente:

Como evitar um ataque de abelhas

Locais habituais das colmeias: Existem alguns locais que são clássicos para que as abelhas montem as suas colmeias. Buracos nas paredes, postes e árvores ocos, casas abandonadas e até na beira de edifícios ou dos de telhados das casas tradicionais são os lugares mais “requisitados”. Evite esses lugares! Se você já sabe que em determinado lugar existe uma colmeia de abelhas, evite o local. Não tente passar nem correndo pela região, pois pode intimidar os insetos e causar um grande ataque de abelhas.

Não chame a atenção: Para não causar o interesse ou mesmo a fúria das abelhas, as sugestões são não interagir com elas, não atacá-las e, se possível, evitar perfumes ou produtos que transmitam um cheiro forte.

Fuja: Você evitou, mas não deu, as abelhas notaram a sua presença. O que deve ser feito? Corra, corra que nem Forrest Gump. Corra realizando zig-zag. E só pare quando tiver certeza absoluta que elas não estão mais atrás de você.

Água: Não tem uma plantação por perto nem um ambiente aberto que permita a corrida? Se tiver algum rio ou piscina, mergulhe. Uma das formas mais clássicas de evitar um ataque delas é indo para baixo da água.

Picadas: Se você sofreu apenas uma picada, o ideal é remover o ferrão o mais rápido possível com uma pinça e lavar a região com álcool. Coloque um gelo no local ferido, para não inchar muito. Se você não for alérgico, não sofrerá nenhuma complicação a mais.

Proteja a cabeça: Se sofrer um ataque de abelhas, o mais importante é proteger a sua cabeça. Os efeitos das picadas ao longo do corpo não costumam ser tão graves. Em casos mais desesperados, tire a sua camisa e coloque em torno do rosto.

Casos mortais: A picada de uma abelha pode ocasionar algo mais grave, como a morte, se a pessoa tiver alergia ao inseto ou se forem muitas as picadas. Nesse caso, não tente tirar cada ferrão. Chame imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou, se possível, leve a pessoa ao hospital.

A abelha: Para garantir e evitar qualquer complicação, recolha uma amostra do inseto que efetuou a picada. Isso poderá facilitar o trabalho dos médicos.

Os efeitos: Os principais efeitos da picada em uma pessoa são a dor aguda, queimação e sentimento de calor na região e em alguns casos, dependendo da intensidade, um choque.

Deu pra notar que esses insetos são barra pesada, não é? Não dá para dar chance ao azar. Evite o ataque de abelhas e garanta a sua integridade física.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *