As fortes chuvas dos últimos dias, principalmente da tarde da última terça-feira (26), provocaram muitos problemas na cidade de Três Pontas. Um velho conhecido voltou a dar as caras: a inundação de parte da Avenida Oswaldo Cruz, provocada pelo transbordamento do córrego que corta a principal via de acesso do município. Moradores, comerciantes e usuários da via relataram prejuízos e o caos por conta da fúria das águas sujas.
Esse é um problema antigo, de várias décadas, mas ainda sem solução. Nesta semana, o volume de chuvas foi tão grande que também houve pontos de alagamento em outros trechos da cidade, como na Avenida Barão da Boa Esperança, próximo ao Supermercado H.O e até “subindo” o início da Avenida Ipiranga.
Leitores do Conexão e trespontanos que usam as redes sociais de uma forma geral publicaram fotos e vídeos mostrando aqueles 30 minutos de temporal, que, segundo internautas, transformou a via em um rio. Houve muita cobrança por parte dos cidadãos, exigindo ação e explicações dos vereadores e também do atual prefeito Marcelo Chaves Garcia.
Nossa reportagem mostrou as imagens do transtorno provocado pelo transbordamento do córrego da Av. Oswaldo Cruz e entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Três Pontas em busca de uma resposta oficial. De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, o prefeito Marcelo Chaves, preocupado com essa situação que se repete há muitos anos em épocas de chuvas, percorreu ruas e bairros da cidade, tomando ciência dos fatos e também buscando soluções. Ele esteve acompanhado do secretário municipal de transportes e obras, Maquil dos Santos.
Vale ressaltar que as inundações do referido córrego são um problema antigo, de mais de 30 anos. Muitos prefeitos passaram pelo cargo e não conseguiram êxito. Nos foi remetida a seguinte resposta por parte da Prefeitura e de seu representante máximo, Marcelo Chaves Garcia:
“Ontem (27), após o forte temporal, o prefeito municipal, Marcelo Chaves Garcia, e o secretário municipal de Transportes e Obras, Maquil dos Santos Silva Pereira, percorreram as regiões do CAIC, avenidas Barão da Boa Esperança e Osvaldo Cruz, ou seja, nos pontos onde o histórico de alagamento é antigo e recorrente.
O Prefeito reconhece que é necessário realizar obras nessas regiões, porém são de grande porte, exigindo estudos prévios de engenharia especializada na matéria, além dos altos investimentos, extrapolando o orçamento municipal. Agora com a aprovação final do Plano de Saneamento Municipal teremos condições de pleitear recursos em outras esferas (estadual e federal) para a realização destas obras de drenagem nos locais críticos da cidade.
Para tanto, contamos com o auxílio dos nossos representantes para destinação de verbas públicas para esse fim”, pontuou.
Infelizmente a previsão do tempo não é boa diante dessas inundações, já que grandes volumes de chuva ainda estão previstos para os próximos dias o que, fatalmente, tornará essas imagens ainda mais comuns.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras