Conexão compara boletins epidemiológicos desta quarta-feira entre as duas cidades vizinhas
Muitas comparações parecem injustas diante de muitas disparidades entre as cidades de Varginha e Três Pontas. Mas quando o assunto é o número de pessoas com coronavírus nas duas cidades do Sul de Minas, a acareação entre os municípios se torna inevitável, já que a cidade com população menor, hoje, 19 de maio, segundo seus boletins epidemiológicos, divulgados por suas prefeituras, apresenta mais pessoas com o vírus do que a outra, com mais que o dobro de residentes. Três Pontas tem hoje 995 pessoas com o vírus, enquanto Varginha tem 563. Isso significa que são, no dia de hoje, 432 casos a mais entre os trespontanos.
Varginha tem, segundo o IBGE, conforme o censo de 2020, uma área de 395.396 km², com uma população de 136.602 moradores. Já Três Pontas, segundo os mesmos estudos, tem uma área de 689.794 km² e uma população de 56.940 habitantes. Varginha tem uma população maior, mas uma área territorial menor.
Os Dados de Varginha hoje:
_ Casos Confirmados: 9.864
_ Pacientes Recuperados: 9.085
_ Casos ativos de covid-19 em domicílio: 489
_ Casos de Síndrome Gripal: 51.333
_ Pessoas hospitalizadas: 74
_ Óbitos confirmados: 220
Os Dados de Três Pontas hoje:
_ Casos Confirmados: 4.610
_ Pacientes Recuperados: 3.516
_ Casos ativos de covid-19 em domicílio: 970
_ Casos de Síndrome Gripal: 17.521
_ Pessoas hospitalizadas: 25
_ Óbitos confirmados: 99
Varginha tem, desde o início da pandemia, mais que o dobro de casos que Três Pontas. Isso também se reflete em relação ao índice de mortos.
Varginha tem quase o triplo de pessoas recuperadas. Três vezes maior é o número de casos de síndrome gripal e de pessoas hospitalizadas entre os varginhenses.
O único índice que Três Pontas lidera é justamente o que demonstra o número de casos ativos, de pessoas com a doença no dia de hoje.
Pessoas ligadas à saúde e também às políticas de saúde com quem indagamos o fato de Três Pontas ter hoje quase 1.000 pessoas com covid-19, enquanto Varginha tem, no mesmo período, 563 casos, nos foi passado, quase que de forma unânime que “a falta de compreensão da gravidade da situação por uma parcela da população trespontana, o relaxamento na manutenção dos protocolos de prevenção, dentre eles aglomerações que seguem ocorrendo em diversas situações, muitas pessoas ainda sem usar a máscara (ou utilizando de forma errada – no queixo, por exemplo) e o não uso álcool em gel, podem traduzir a estatística de casos ativos bem maior em Três Pontas.”
As autoridades de saúde reforçam a necessidade de manutenção dos cuidados de prevenção. Segundo elas, “vivemos o pior momento desde o início da pandemia, com um único hospital de Três Pontas, que recebe pacientes com coronavírus, completamente lotado, estendendo o caos inclusive para o Pronto Atendimento Municipal, também abarrotado de doentes com covid-19 que estão tendo que esperar até dois dias para conseguir uma vaga no HSFA ou outro hospital.” Varginha, que também vive uma realidade complicada em relação à taxa de ocupação de leitos hospitalares, conta com 4 hospitais.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras
0800 941 0808
OFERECIMENTO