Evento que reúne toda a cadeia de produção do café em Três Pontas, no Sul de Minas, se encerra hoje, 3 de julho
De um lado um desfile de máquinas, implementos e acessórios de última geração para aumentar ao máximo a produtividade dos cafezais. Do outro, uma série de cursos, palestras e discussões sobre os mais variados temas que permeiam a cafeicultura. Foi isso o que encontraram os visitantes que estiveram no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG –, em Três Pontas, nesta quinta-feira, dia 2, para o segundo dia da Expocafé 2015.
Em sua primeira vinda ao evento, os produtores paranaenses Claudemir Silveira e Rivael Schuenck estavam empolgados com as opções oferecidas aos visitantes. “Já havia alguns anos que eu estava de olho na oportunidade de vir conhecer a Expocafé e este ano deu certo. Agora deu pra entender porque é a maior feira do setor. Aqui tem tudo o que o produtor precisa conhecer”, disse Claudemir. Os dois saíram de Ibaiti (PR) em excursão com outros 40 produtores exclusivamente para conhecer a feira.
Assim como eles, outros produtores de vários Estados brasileiros e de países da América Latina, América do Norte e da Europa lotaram o Campo Experimental da EPAMIG para o segundo dia do evento que é o maior do agronegócio café no Brasil. A edição 2015 da Expocafé tem número recorde de expositores, 150 em 12 mil metros quadrados de área comercializada, e tem por objetivo democratizar o conhecimento e apresentar as mais recentes tecnologias para a produção cafeeira.
A pauta de cursos e palestras gratuitos desta quinta-feira incluiu temas como novas cultivares para produção de cafés especiais; manejo sustentável da cafeicultura familiar; e manejo sustentável da cafeicultura em consórcio com braquiária. Uma das novidades este ano, quando a exposição chega à sua 18ª edição, são cursos gratuitos sobre temas que vão além do tema café. No estande da EPAMIG, o curso de degustação comentada de vinhos, ministrado pela enóloga Isabela Peregrino, agradou os participantes. Ela falou sobre os diferentes tipos de vinhos finos e as características que possibilitam a produção em regiões tradicionalmente cafeeiras e apresentou vinhos produzidos nas cidades sul-mineiras de Cordislândia, Três Pontas e Três Corações.
“Foi maravilhoso poder conhecer os vinhos da região. Às vezes vamos longe para comprar vinhos de qualidade sendo que há opções excelentes perto de nós”, disse a moradora de Perdões, no Sul do Estado, Elaine Magalhães, que participou de uma das turmas do curso.
A Expocafé acontece no Campo Experimental da EPAMIG, em Três Pontas, e termina hoje, dia 3 de julho. É realizada pela Cocatrel, EPAMIG e Universidade Federal de Lavras (Ufla), com apoio da Prefeitura Municipal de Três Pontas. A promoção é da Café Editora, empresa com mais de 10 anos de atuação e especializada no mercado de cafés. O objetivo dos organizadores é contribuir para a promoção da melhoria de renda e da qualidade de vida do produtor rural, a geração de empregos e a fixação do homem no campo.
Café
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior consumidor do produto. Há cerca de 1.900 produtores divididos em 15 Estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. A variedade de climas, relevos, altitudes e latitudes permite que o país produza uma ampla gama de tipos e qualidades de cafés.
Entre os Estados produtores, Minas Gerais é o maior. Em 2014, a safra mineira foi de 22,6 milhões de sacas e a previsão é que a safra de 2015 seja de 23,3 milhões de sacas. As principais áreas produtoras no Estado são as seguintes: Sul de Minas e Centro Oeste; Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste; Zona da Mata, Rio Doce e Central; Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri.
O café é o quinto item mais exportado do agronegócio brasileiro, atrás de soja, carnes, produtos florestais e itens do complexo sucroalcooleiro. Os principais importadores do café brasileiro são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Bélgica e Japão. As exportações de café no Brasil alcançaram valor de US$ 1,7 bilhões nos três primeiros meses de 2015, número 36,18% superior ao registrado em igual período de 2014.
SERVIÇO
Expocafé 2015
Local:Campo Experimental da Epamig, na rodovia MG 167, em Três Pontas (MG)
Data: 01 a 03.07.2015
Horário: 8h às 18h
Entrada: Gratuita