Evento reúne toda a cadeia de produção do café em Três Pontas, no Sul de Minas, até o dia 3 de julho

Com presenças do secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Mário Henrique Caixa; do secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Kleber Villela Araújo; do prefeito de Três Pontas, Paulo Luís Rabello; do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG -, Rui Verneque; e dos deputados Silas Brasileiro e Carlos Arantes começou hoje, oficialmente, em Três Pontas, no Sul de Minas, a 18ª Expocafé, maior evento do agronegócio café no Brasil, que vai movimentar a cidade até a próxima sexta-feira, 3 de julho.

Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Mário Henrique Caixa.

“A Expocafé é um evento importante para o Brasil e principalmente para Minas. O agronegócio representa grande parte do PIB do Estado e precisa de incentivo como sustentáculo da economia que é. Além disso, 50% do café do Brasil é produzido em Minas”, disse o presidente da EPAMIG, Rui Verneque.

A edição de 2015 tem número recorde de expositores, 150 em 12 mil metros quadrados de área comercializada, e tem por objetivo democratizar o conhecimento e apresentar as mais recentes tecnologias para a produção cafeeira. O público é variado e chega de diferentes partes do Brasil, além de países da América Latina, América do Norte e Europa.

A K3500, primeira máquina do mercado apta a fazer os processos de colheita, pulverização e poda, foi uma das estrelas do primeiro dia da feira. O lançamento foi feito pela Jacto em abril, mas a Expocafé é a primeira oportunidade do contato direto e exclusivo com os produtores de café.

“Estar aqui significa para nós o marco de apresentação desta máquina que significa um novo conceito de mecanização e as expectativas são as melhores possíveis”, afirmou o gerente de produto da linha de colheita da Jacto, Walmi Martin. Logo nas primeiras horas da feira, o estande já era um dos mais movimentados e, segundo Walmi, a participação na Expocafé foi precedida de várias ligações de produtores interessados em saber detalhes sobre a K3500. Com fábrica em Pompéia (SP) e 67 anos de mercado, a Jacto vende suas máquinas no Brasil e exporta para outros 107 países.

Outro expositor que iniciou a feira com boas expectativas foi a LS Tractor. A marca de tratores sul-coreanos inaugurou a primeira fábrica no Brasil há dois anos, em Santa Catarina, e já teve um de seus modelos premiados como trator do ano na Agrishow 2015, em Ribeirão Preto, em abril. De acordo com Antônio Lúcio Santos, proprietário da concessionária Terra Café, a proposta da LS é oferecer tratores de baixa potência, baixo consumo e melhor eficiência. “Nossa expectativa é muito boa, pois quem traz inovação e tecnologia certamente está trazendo novidades para o produtor. Ou seja, saímos na frente”, diz.

Além das máquinas, o financiamento é um dos atrativos na LS Tractor. A empresa trabalha com o financiamento Barter, que permite ao cliente, ao fechar o negócio, escolher por pagar o trator em sacas de café, com um prazo de três safras.

A programação da Expocafé 2015 inclui feira com exposição de produtos e serviços focados no agronegócio café (maquinário em geral, secadores, tratores, guinchos hidráulicos, roçadeiras, adubadeiras, plantadeiras, podadeiras, motoserras, sopradores, pulverizadores, lavadores e derriçadeiras, entre outros); dinâmicas de campo coordenadas pela equipe técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG – que oferecem aos visitantes a oportunidade de acompanhar o funcionamento de máquinas e implementos; e cursos e palestras gratuitos para o público. Este ano, a programação de cursos gratuitos traz uma novidade: degustação de produtos que não o café. Amanhã, dia 2 de julho, haverá degustação comentada de vinhos no estande da EPAMIG e no dia 3, no mesmo estande, degustação comentada de azeites.

“Nas estações de campo é possível saber mais sobre as máquinas e conhecer novas cultivares de café, além de materiais genéticos que estão em fase experimental e são resultantes do Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da EPAMIG”, explica o presidente da EPAMIG, Rui da Silva Verneque. Em sua 17ª edição, em 2014, a Expocafé recebeu 22 mil visitantes, gerando negócios no valor de aproximadamente R$ 200 milhões.

A Expocafé acontece no Campo Experimental da EPAMIG, em Três Pontas. É realizada pela Cocatrel, EPAMIG e Universidade Federal de Lavras (Ufla), com apoio da Prefeitura Municipal de Três Pontas. A promoção é da Café Editora, empresa com mais de 10 anos de atuação e especializada no mercado de cafés. O objetivo dos organizadores é contribuir para a promoção da melhoria de renda e da qualidade de vida do produtor rural, a geração de empregos e a fixação do homem no campo.

Café

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior consumidor do produto. Há cerca de 1.900 produtores divididos em 15 Estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. A variedade de climas, relevos, altitudes e latitudes permite que o país produza uma ampla gama de tipos e qualidades de cafés.

Entre os Estados produtores, Minas Gerais é o maior. Em 2014, a safra mineira foi de 22,6 milhões de sacas e a previsão é que a safra de 2015 seja de 23,3 milhões de sacas. As principais áreas produtoras no Estado são as seguintes: Sul de Minas e Centro Oeste; Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste; Zona da Mata, Rio Doce e Central; Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri.

O café é o quinto item mais exportado do agronegócio brasileiro, atrás de soja, carnes, produtos florestais e itens do complexo sucroalcooleiro. Os principais importadores do café brasileiro são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Bélgica e Japão. As exportações de café no Brasil alcançaram valor de US$ 1,7 bilhões nos três primeiros meses de 2015, número 36,18% superior ao registrado em igual período de 2014.

SERVIÇO

Expocafé 2015

Local: Campo Experimental da Epamig, na rodovia MG 167, em Três Pontas (MG)

Data: 01 a 03/07/2015

Horário: 8h às 18h

Entrada: Gratuita

Informações: Renata Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *