27  pessoas foram mortas nos últimos 60 dias em decorrência de notícias falsas no país.

SAIBA O QUE FAZER PARA EVITAR OU DESCOBRIR AS FAKE NEWS.

Cinco pessoas foram assassinadas no último final de semana na Índia por conta de boatos compartilhados no WhatsApp. De acordo com o jornal Times of Índia, as vítimas – que eram mendigos – foram linchadas porque havia uma corrente circulando no aplicativo que indicava que havia traficantes de crianças na região. Uma das vítimas teria sido vista conversando com uma garota na rua, o que alimentou as suspeitas da população local.

De acordo com a publicação, o país tem sofrido com episódios de linchamentos por conta de boatos no WhatsApp nos últimos meses. Nos últimos dois meses, 27 pessoas foram mortas por esse motivo. Na última semana, na aldeia de Perumampatti, dois homens escaparam da morte quando a população os agredia graças à chegada da polícia que, ao levá-los à delegacia, descobriu que eles eram vendedores, e não sequestradores.

“Estamos tentando combater a desinformação por meio de campanhas agressivas nas mídias sociais, WhatsApp e canais de TV locais. Queremos transmitir a mensagem de que todos os rumores são falsos e não devem ser vítimas deles“, explica M. Ramkumar, superintendente da polícia em Dhule, um distrito no oeste da Índia, ao Washington Post.

O problema no país é tão grande que na última quinta-feira, 28, um palestrante contratado para alertar uma aldeia sobre os riscos de compartilhar e acreditar em boatos no WhatsApp acabou sendo assassinado.

Brasil

No Brasil, a disseminação de notícias falsas também tem feito vítimas – algumas vezes fatais – , como é o caso da dona de casa que foi confundida com uma seqüestradora de crianças e espancada no Guarujá, em 2014, e acabou morrendo.

O que fazer?

Ao se deparar com uma notícia ou corrente no WhatsApp, busque mais informações sobre ela em outras fontes. Isso vai evitar que você compartilhe informações equivocadas sobre algo ou alguém. Verifique a data da notícia ou boato e procure detalhes no texto e nas imagens que possam revelar uma farsa. Só compartilhe de fontes conhecidas, com credibilidade, longe de qualquer suspeita.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *