Uma família foi pega de surpresa ao encontrar uma mandioca gigante em um sítio de Três Pontas, no Sul de Minas Gerais. Com mais de 5 metros de comprimento, a mandioca precisou ser retirada por três homens e virou atração na propriedade.
O dono das terras, Geraldo José Amâncio, encontrou parte da raiz para fora do solo e foi retirar para a esposa preparar no almoço. Geraldo começou a perfurar o solo por volta das 10h30 e sumiu até o fim da tarde.
“Falei: vamos ver onde vai dar essa mandioca. Foi onde eu continuei cavando, até o final dela. Ao todo, foram 5 metros e 46 centímetros”, disse Geraldo.
Por que tão grande?
O engenheiro agrônomo Roberto Seliconi explicou que o caso é raro. Segundo ele, quando a mandioca é deixada na terra por muito tempo, a tendência é que ela cresça mais que o normal.
E foi exatamente o que aconteceu. Geraldo contou que descobriu que a raiz tinha sido plantada há pelo menos três anos.
Ainda conforme o engenheiro, a mandioca demora cerca de um ano para atingir meio metro de comprimento, e já é colhida para ser distribuída. Neste caso, o fato de ter sido esquecida, fez a mandioca crescer tanto.
“A gente presenciou o local que ela foi cultivada. Primeiro que é uma planta própria da nossa região. Ela foi colhida com três anos, então o tempo, mais a condição favorável de luminosidade, mais o solo, o clima e a fertilidade proporcionou esse desenvolvimento”, detalhou Roberto.
Fonte G! Sul de Minas
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras