MOVIMENTO CADA VEZ MAIS FORTE EM TRÊS PONTAS.
Cerca de 12 mil fiéis se reuniram no último sábado de agosto, dia 31, para participar da 6ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado de Minas Gerais.
Os participantes, incluindo de crianças a idosos, percorreram 3 quilômetros até a Ermida da Padroeira, o ponto mais alto do Santuário, a 1.746 metros de altitude. A grande maioria dos peregrinos eram homens, pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Piedade e agradecendo pelas graças recebidas.
A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Concelebraram o reitor do Santuário, pe. Fernando César do Nascimento, o pró-reitor e coordenador arquidiocesano do Terço dos Homens, pe. Carlos Antônio da Silva, bem como padres e diáconos permanentes da arquidiocese de Belo Horizonte.
Na homilia, dom Walmor observou que o Terço dos Homens vem se tornando cada vez mais um dom para a Igreja:
“Um movimento evangelizador, congregador, que tem proporcionado novamente às famílias mais espiritualidade. Devoção que move corações e que precisa dessa iluminação para se tornar cada vez mais forte no coração da Igreja, no coração do mundo. Uma espiritualidade que é sustento para cada família, e tão necessária, porque a família é o grande tesouro da vida da Igreja, da vida de toda a sociedade. Por isso mesmo, cuidar dela é fundamental”.
TRÊS PONTAS
O Movimento Terço dos Homens tem resgatado muitos homens e pais de família a vivência da oração.
Esse trabalho importante da Igreja Católica, realizado, por exemplo, nas Paróquias d’Ajuda e Aparecida tem resgatado a fé dos homens. Aquela fé, conforme as palavras do Apóstolo Paulo, têm cada vez mais significado nos dias de hoje: “A fé sem ação é morta”. Os homens estão voltando a exercer, a exercitar a fé, vivenciado e trazendo-a pra realidade.
Normalmente, o Terço dos Homens é realizado às segundas-feiras na Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. Muitas orações e exemplos claros de fé podem ser notados pelos homens vestidos com a camiseta azul desse grupo cada vez maior, formado apenas por pessoas do sexo masculino, que se dedicam às coisas de Deus.
De acordo com a Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, que coordena esse trabalho na Matriz, a missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois “a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã.”
De acordo com a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) o Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. “A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece. Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho”, explica.
Em fevereiro os homens que participam do Movimento Terço dos Homens se encontram em nível nacional no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida – SP para viverem em unidade um profundo momento de oração. Em 2020 as datas marcadas para o Encontro Nacional será nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.
Os homens de Três Pontas que ainda não viveram essa experiência de fé, estão convidados a participar do Terço dos Homens, presente em várias igrejas das paróquias existentes no município.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras