BOA NOTÍCIA: NOVOS MÉDICOS ESTÃO SENDO CONTRATADOS, SEGUNDO TERESA CRISTINA.
Chega a 25 o número de mortes em decorrência de febre amarela em Minas Gerais este ano. Ao todo, neste ano, foram 47 diagnósticos da doença no estado, sendo que 22 pacientes continuam internados ou tiveram alta. A Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 12 óbitos, e a Zona da Mata, com seis, concentram a maioria dos casos confirmados, apontam dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgado na tarde de ontem (24). O Conexão conversou com a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Rabelo Corrêa. Ela fala sobre as ações da pasta, novidades e a doença aqui em Três Pontas:
Novos Médicos
“O que a gente já fez nesse governo fica difícil de enumerar. Mas dentre as principais ações quero destacar o convênio com a Santa Casa para todos os exames. Estou com uma lista referente aos exames dentro da alta complexidade que a gente faz, cirurgias e encaminhamentos. Também fizemos uma reforma administrativa na Secretaria de Saúde aumentando o número de exames, consultas, prestigiando a região de Três Pontas para que a gente gaste o menos possível com atendimentos fora do domicílio. Já contratamos urologista, cirurgias vasculares e agora estamos contratando o Dr. Salles para atender exclusivamente o serviço do Ciama, onde serão feitos os procedimentos de Vasectomia e Fimose. Também comunico que o Dr. Moreno está atendendo na Ortopedia e em poucos dias o Dr. Carlos Eduardo atenderá na Nefrologia (rins). Também estamos negociando a vinda de um otorrinolaringologista para a nossa rede.”
Febre Amarela
“Quanto a Febre Amarela Três Pontas é uma cidade privilegiada. Nos últimos 10 anos temos uma cobertura vacinal em torno dos 98%.
Os Postos de Saúde estão todos funcionando para que as pessoas possam se vacinar, desde que não tenham mais de 60 anos de idade ou que possuam alguma contraindicação.”
Vacinação nas Empresas
“Há vacina para toda a população trespontana! E nos próximos dias iremos visitar diversas empresas para fazer a vacinação, para que os funcionários não precisem deixar o trabalho, as dependências da empresa e assim prejudicar de forma mais severa suas produções. Estrela, Tecnotextil, Lassane e outras empresas que quiserem esse serviço é só nos procurar.”
Centro Pediátrico Dr. Glimaldo Paiva
“O Centro Pediátrico Dr. Glimaldo Paiva vai muito bem. A população já está entendendo que lá é atendimento de urgência e emergência e todos estão mais tranquilos. O número de atendimentos está diminuindo.
Nós estamos tendo cobertura total de atendimentos, de segunda a sexta-feira. Não está faltando médico. Afirmo que já faltou sim! Nós fizemos uma adequação, tivemos horários vagos, mas agora está tudo normalizado e o PAM sempre deu total cobertura. Ressalto que temos um pediatra atendendo em cada posto de saúde.”
Denúncia: Médicos estariam batendo cartão nos Postos de Saúde e indo embora
“Eu acredito que isso é uma questão de falta de ética, compromisso, falta de respeito e de responsabilidade por parte do médico caso isso esteja de fato ocorrendo. Afirmo que essa informação ainda não chegou até a minha pessoa. Mas qualquer pessoa que constatar essa situação pode me procurar na Secretaria de Saúde e fazer a denúncia que iremos averiguar e, se comprovada, punir com rigor. Estou na secretaria de segunda à sexta das 13 às 17 horas.”
Remédios na Farmacinha Municipal
“Eu estou gastando por mês cerca de 100 mil reais com medicamentos que são de responsabilidade do Governo do Estado de Minas Gerais, que não tem feito vários repasses. As vezes falta sim algum remédio.
Mas quero pedir que sendo medicamento de média ou alta complexidade, remédios pra casos mais complexos, que essas pessoas nos procure na Secretaria de Saúde que tentarei atender a cada um deles.
O Município gasta 34,9% da nossa arrecadação em atendimento à Saúde. Isso é muito complicado. O Estado não tem mandado os 12,5% de sua responsabilidade. Os remédios que faltam as vezes são mais simples, como Omeprazol, remédios como analgésicos e antiinflamatórios, que são baratos.”
MAIS SOBRE A FEBRE AMARELA
Número de Casos em MG
De acordo com o documento da SES, 99 casos notificados ainda estão em investigação, sendo que 12 pacientes desse grupo já faleceram. Casos que ainda não constam do boletim também podem engrossar as estatísticas, entre eles a morte de um belo-horizontino no Hospital das Clínicas na segunda-feira, com suspeita da doença, ainda não computada no boletim nem mesmo entre as notificações em investigação.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras