O fim de ano em Três Pontas, assim como em todo Brasil, continua em clima de desconfiança e retração, devido a toda instabilidade política e crise econômica nacional. A troca de comando da presidência da República gerou um pouco mais de segurança e investidores voltaram a acreditar no Brasil. Mas o cenário ainda é preocupante. O comércio não esperam crescimento nas vendas de fim de ano e aqui em Três Pontas não é diferente.
De acordo com o empresário Denilson Lamaita Miranda, um dos proprietários do Moacyr Supermercados, ao lado de seu irmão Delson Lamaita, no fim de ano de 2015 as vendas de produtos natalinos haviam sofrido uma queda entre 5 e 10% em relação ao mesmo período de 2014. E agora, novamente, a previsão é de queda.
“Devido a toda crise política e econômica o cenário das vendas de fim vem em queda nos últimos anos. De fato já houve uma queda no ano passado e agora a tendência infelizmente é que as coisas se repitam. pela experiência que temos acreditamos em uma nova queda que pode chegar a 10% nas vendas de produtos específicos de Natal e ano novo, como castanhas, bacalhau, vinhos, champagne, panetone, frutas cristalizadas, etc”, comentou Denilson.
Ainda segundo o empresário, os produtos também estão mais caros em relação ao mesmo período do ano passado e isso também acaba emperrando um crescimento nas vendas.
COMÉRCIO COM HORÁRIO DILATADO
A Associação Comercial e Agro-Industrial de Três Pontas divulgou a escala do novo horário de funcionamento do comércio trespontano no intuito de impulsionar as vendas de fim de ano no Município. A cidade que conta com um setor comercial forte, diversificado e que sempre faz grandes promoções, atraindo clientes de outras cidades vizinhas, espera um movimento maior, já que as lojas já estão em alguns dias da semana abertas até mais tarde.
Veja a escala:
CADÊ A DECORAÇÃO NATALINA?
Se de um lado as Praças Cônego Vítor e Tristão Nogueira, cartões postais da cidade de Três Pontas, se encontram lindamente enfeitadas, decoradas no espírito natalino, assim como a sede do Poder Executivo Municipal, a cidade como um todo, através de seus moradores parece ainda, faltando apenas 19 dias para o Natal, não ter entrado no clima.
Em anos anteriores muitas casas e empresas já estavam decoradas, com luzes de pisca, enfeites, árvores de Natal e outros enfeites. Andando a noite pelas ruas do centro de Três Pontas foi muito difícil encontrar uma residência decorada, como mostra a foto abaixo.
As vendas de luzes de pisca e de enfeites de Natal também não estão quentes. Alguns comerciantes relataram que compraram menos para esse ano e que também esperam uma queda de até 20% nas vendas em relação a 2015.
O talentoso fotógrafo Hécio Rafael postou nas redes sociais lindas fotos sobre a decoração natalina. Algo que nos encanta e nos remete, apesar da crise, ao espírito natalino. O Conexão reposta as imagens para despertar, contaminar a população por essa beleza e sentimento.
Roger Campos
Jornalista Conexão Três Pontas
(MTB 09816)