Carros amanhecendo molhados do sereno, provocado pelo queda brusca das temperaturas no Sul de Minas e especificamente em Três Pontas nos últimos dias. Fortes rajadas de vento e madrugadas de um inverno rigoroso. Assim tem sido a semana. Mas as temperaturas, porém, podem subir um pouco nos próximos dias, alertam os centros de meteorologia.
Apesar do sol as temperaturas mínimas estão caindo, somadas as fortes rajadas de vento que vêm sendo as responsáveis pelos seguidos dias de frio intenso na capital mineira e em diversas regiões do estado, como no Sul de Minas. No início da manhã desta quinta-feira (06), a mínima foi de 7°C em Três Pontas, mas os ventos fizeram com que a sensação térmica atingisse entre 4 e 5°C.
O frio ‘congelante’ foi sentido, principalmente, nas regiões mais altas da cidade, como nos bairros Santa Teresa 2 e Cidade Jardim.
De acordo com o Instituto Clima Tempo, para esta quinta-feira, em Três Pontas, a máxima não deve passar dos 22 graus e a mínima pode se manter em apenas 7°C. Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Os ventos podem passar dos 14 km/h.
As fortes rajadas de vento são comuns no inverno. “A gente tem ventos intensos nessa época do ano principalmente pela falta de nuvens. Há um predomínio do sistema de alta pressão que intensifica as rajadas, principalmente à noite. Além de, claro, porque a radiação solar é menos intensa”, esclarece Cleber Souza, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet).
Para o fim de semana as temperaturas devem finalmente subir um pouco. As mínimas devem oscilar entre 9 e 11 graus e a máxima entre 23 e 25°C.
GEADAS CONTÍNUAS NO SUL DE MINAS
Em Monte Verde, no Sul de Minas, o frio próximo a 0°C vem se tornando rotina. Nesta quinta, a mínima foi de 0,4°C, com registro de geadas.
As geadas também estão sendo recorrentes na região ao longo da semana, e a tendência é que continue. “Tivemos geadas por lá desde segunda, todos os dias. Pelo menos até amanhã deve continuar tendo, com chances de prolongar até o final de semana”, explica Souza.
*Com informações do Clima rtempo / EM
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras