Cidade registrou recorde no número de casos. Foram 10 em apenas 24 horas; 12 pessoas foram curadas.

Um verdadeiro mal estar! Assim a Prefeitura Municipal de Três Pontas classificou a publicação de uma reportagem por parte do G1 Sul de Minas, postada nesta quinta-feira (06) e que coloca a cidade na chamada “onda vermelha” do Programa Minas Consciente do Governo de Minas Gerais, na luta contra o coronavírus. O teor da reportagem, que gerou preocupação em muitos trespontanos, pânico nas redes sociais e informações desencontradas entre os comerciantes, foi negada pelo Executivo Municipal. Em conversa com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura e também com o Prefeito Marcelo Chaves Garcia, na noite desta quinta-feira, nos foi passada a posição oficial do Município quanto a situação da pandemia, sobre a polêmica da tal onda vermelha e um possível fechamento do comércio. Entenda o caso:

O que saiu na Imprensa

Conforme o G1 Sul de Minas “o Governo de Minas Gerais sugeriu a pelo menos seis microrregiões do Sul de Minas para que possam aderir à onda vermelha no Programa Minas Consciente, que permite apenas a abertura de serviços essenciais. Para as demais microrregiões do Sul de Minas, a orientação é que sigam a onda amarela, que também permite a abertura de serviços não essenciais. As orientações divulgadas pelo programa valem entre os dias 8 e 14 de agosto. A sugestão de adesão à onda vermelha vale para os municípios das microrregiões de Poços de Caldas, Alfenas/Machado, Guaxupé, Três Pontas, Pouso Alegre e Três Corações.”.

Na onda vermelha, os municípios só podem abrir serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, bancos, depósitos de material de construção, fábricas e indústrias, entre outros. Já na onda amarela, os municípios podem abrir lojas de artigos esportivos, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livarias, papelarias, entre outros. Há ainda a onda verde, que permite a abertura de serviços nao essenciais com alto risco de contágio, como por exemplo, academias, teatros, cinemas e clubes.

A publicação levou muitos trespontanos ao entendimento de que a cidade estaria entrando na onde vermelha, indicando uma piora nos números do combate ao coronavírus e que, conforme sugestão do Estado, a Prefeitura deveria acatar e fechar o comércio local entre os dias 8 e 14 de agosto.

“Três Pontas não está na onda vermelha. Estamos na onda amarela e em poucos dias vamos pleitear a entrada na onda verde. Isso porque estamos, graças a Deus, com uma taxa de ocupação da UTI da Santa Casa baixíssima, apenas 2 pacientes com covid-19 no momento.”.

O que disse o Prefeito Marcelo Chaves

Por telefone, o Prefeito Marcelo Chaves Garcia afirmou ao Conexão que a informação da referida reportagem não está correta e aproveitou para trazer boas notícias, tranquilizando os trespontanos:

“Primeiramente quero aproveitar do espaço e da repercussão do Conexão Três Pontas para dizer à nossa população que Três Pontas não está na onda vermelha. Estamos na onda amarela e em poucos dias vamos pleitear a entrada na onda verde. Isso porque estamos, graças a Deus, com uma taxa de ocupação da UTI da Santa Casa baixíssima, apenas 2 pacientes com covid-19 no momento. E nesta sexta-feira o Governador Romeu Zema estará em Três Pontas na sede do Sest/Senat para nos fazer a entrega de mais 5 respiradores. Isso é fundamental para a continuidade do nosso trabalho. Infelizmente a pandemia está aí e os casos estão aumentando bastante, o que já era esperado por conta do grande aumento da testagem das pessoas. Mas o que temos realmente que ter uma atenção especial é com o número de leitos do Hospital e, principalmernte na UTI. Vou me reunir com o Governador, também com os deputados Diego Andrade e Caixa e discutiremos algumas situações em favor de nossa cidade. É uma agenda rápida e corrida do Zema, mas que vem nos trazer vida, mais 5 respiradores neste momento tão difícil”, revelou.

A entrega contará com as presenças de poucos convidados por conta, justamente, da pandemia. Mas o Provedor Michel Renan Simão Castro é um dos confirmados para receber os aparelhos.

Ainda na agenda da visita do Governador Zema à Três Pontas não está descartada uma chegada ao chamado Foguetinho, onde uma grande obra de acesso mais rápido à MG 167 está sendo realizada pela Prefeitura Municipal.

“E nesta sexta-feira o Governador Romeu Zema estará em Três Pontas na sede do Sest/Senat para nos fazer a entrega de mais 5 respiradores.”.

O que disse a Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Complementando as informações passadas ao Conexão Três Pontas pelo Prefeito Marcelo Chaves, a Assessoria de Imprensa disse que assim que a reportagem do G1 foi publicada e diante da repercussão, da insegurança instalada, entraram em contado com o órgão de imprensa pedindo uma retratação para que os fatos fossem esclarecidos.

“Nós explicamos que Três Pontas não está na onda vermelha, que houve uma confusão na matéria divulgada. Três Pontas optou por fazer parte da macrorregião e não da micro. E desta forma nos enquadramos na onda amarela, podendo, daqui algumas semanas, pleitear a verde. Solicitamos a correção e eles nos passaram que isso seria feito, o que não ocorreu até agora (22h37). Além disso também enviamos uma nota oficial para que todos tomem conhecimento dos fatos reais, mas eles também não levaram ao ar.”.

Nota Oficial da Prefeitura

“Segundo informações repassados pelo Programa Minas Consciente do Estado de Minas Gerais, Três Pontas tem a opção de escolher entre estar na classificação da Macrorregião ou da Microrregião levando em consideração a condições que mais se enquadra na atual situação do Município devido a fatores estipulados no próprio programa. Hoje o município está na ONDA AMARELA e receberá 5 novos respiradores amanhã, 07 de agosto, podendo em breve estar na ONDA VERDE.”.

Novos Números em Três Pontas

Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal de Três Pontas a cidade confirmou mais 10 casos de coronavírus em apenas 24 horas, saltando de 150 para 160. Por outro lado o número de curados aumentou de 112 para 124 (mais 12 recuperados). Os casos em isolamento cairam de 31 para 29 e as internações se mantiveram estáveis com apenas 2 registros. Também não houve alteração no número de óbitos, que totaliza 5 (todas mulheres com comorbidades).

Novas regras do programa

Pelas novas regras, novos indicadores norteiam a tomada de decisão, como taxa de incidência Covid-19; taxa de ocupação de leitos UTI Adulto; taxa de ocupação de leitos UTI Adulto por covid-19; leitos por 100 mil habitantes; positividade atual RT-PCR; % de aumento da incidência; e % de aumento da positividade dos exames PCR.

A análise dos dados será feita no âmbito microrregional, que vai agrupar um número menor de cidades para contemplar características mais específicas. Semanalmente, serão divulgados os índices da microrregião e da macrorregião, com ondas recomendadas para cada uma delas, conforme os indicadores.

A tomada de decisão sobre qual critério seguir, o recomendado para a macro ou a microrregião, ficará a cargo de cada prefeito.

Outro ponto importante é o recorte para municípios de até 30 mil habitantes. Esses locais terão a oportunidade de irem para a segunda onda amarela, independentemente da onda em que estiver a sua microrregião, desde que a taxa de incidência não esteja superior a 50 casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *