Construção da Terceira Pista entre Varginha e Três Pontas sempre é lembrada em épocas eleitorais. Conexão põe o dedo na ferida!

A população trespontana já se mostra cansada e descrente quando o assunto é a construção da terceira pista entre Três Pontas e Varginha na MG 167. O fluxo de caminhões é intenso e retarda drasticamente a circulação na via. Além disso muitos acidentes são registrados, tendo uma parte considerável com mortes. Diante da gravidade da situação, das promessas infindáveis e de uma grande obra que está sendo feita na entrada do Condomínio Serra Verde, o Conexão voltou ao tema e colheu a opinião de leitores que falaram sobre a tal terceira pista.

Segundo a polícia Rodoviária, por ano, são registrados, em média, 150 acidentes, praticamente um a cada dois dias.

Veja as opiniões repostadas sem edição ou correção, mantendo sua integridade:

Guilherme Girardelli Com a terceira faixa acho que na minha opinião evitaria muito dos acidentes, mais isso tbm os motoristas deveriam tomar mais cuidados tbm…mais que resolveria muito dos problemas, eu acho q sim.

Tânia Nycole Cabral É a falta de educação dos motoristas tipo (carta comprada)?
Se eles não tiverem consciência E amar além da suas próprias vidas pode fazer 1,2 e 3 ou até mesmo quarta que não resolvera nadaaa

Cristiana Freitas Eu acho que resolveria sim,mas como passo por lá dia sim dia ñ,vejo que falta muito respeito e educação por parte dos motoristas também.

Morvan Jesus Motorista ruim e sem educação tem em todo lugar! Num é privilégio da nossa cidade não! A terceira faixa faz uma falta imensa! Essa estrada foi feita a quanto tempo? Pra atender a demanda do tráfego da época? Hoje ela não suporta mais. Mas ano quem as promessas voltam a ser feitas. Eleição vem ai! 

Adryanna Amendes A terceira faixa é necessária pelo trânsito de caminhões pesados na 167. Mas eu vejo cada imprudência, impericia e que chamamos de mal educados (as). Pois se piscar o olho, tornamos vítimas dos imprudentes. Eu vejo cada barbárie, q fico impressionada com a auto confiança do condutor. A 15 dias um Corolla me cortou sentido VGA, com uma carreta vindo sentido contrário, q achei q eu iria virar pastel. Mas Deus me amparou, o motorista da carreta foi muito motorista, reduziu e foi acostamento, graças a Deus o local tinha acostamento, senão eu não estaria aqui para opinar.????Vergonhoso!!!!

Mauro Marques Mas vamos pelo óbvio? Se tiver duplicação ou terceira faixa vc acha que o motorista vai cortar em faixa contínua? Ninguém faz isso pq acha bonito faz pq não tem como… vc tem hora pra chegar e ficar 1 hora atrás de uma carreta não é fácil

Adryanna Amendes Não Mauro Marques, mas eu acredito que a terceira faixa vai dar tranquilidade de ultrapassagem nos lugares caoticos da rodovia. Afinal não faz por achar bonito, mas por impaciência de cortar no lugar certo e devido. É por estás e outras razões q muitosseifam suas vidas. Que digo por mim. O perigo é constante na MG 167, prefiro sair mais cedo do que me tornar uma condutora imprudente e mal educada. Fácil não é. Passei por isso.

Eugenio Torres Conde Acho que hj nem a terceira faixa resolveria o motorista ta muito impaciente e irresponsavel na direcao

Israel Isra IRIA AMENIZAR BEM, MAS O PERIGO AUMENTARIA DE UM ACIDENTE DE MAIOR ENVERGADURA POR CAUSA DA VELOCIDADE E DA FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA QUE A PISTA PROPORCIONARÁ.

Moises Kivitiz Minha opinião é a seguinte não dirijo e não sou motorista .
Trabalhei quase 2 anos na via de 3Pontas à Varginha. Ajudaria muito pois das 4:00 horas em adiante o tráfego aumenta muito e vem muitos caminhões pesados ; tendo a terceira faixa alivia mais para os veículos leves.

Mauro Marques Gente vamos pelo óbvio. Ninguém corta em faixa contínua pq acha bonito. Van, apesar de fazer imprudência não faz pq acha pico de adrenalina. Precisam cumprir horários com estudantes, o vendedor precisa bater meta. Eu preciso bater ponto. Acho lindo quem trabalha aqui das 8 as 17 É desce o pau na loucura da estrada. Se tiver onde ultrapassar reduzirá a imprudência sim. E como já disse esse traçado é horrível que atendeu a um tratado politico da época… antes do mimi consultem a história… A estrada é HISTORICAMENTE HORRÍVEL

Gustavo De Paula Miari Acho que resolve um pouco mas os barbeiros são muitos….uma reciclagem também ajuda e os que tem medo de pegar estrada deviam se conscientizar e fazer mais algumas aulas pra ver se realmente levam jeito, se realmente verem que não…. Não seria vergonha desistir.

Libelia Rodrigues Alves Guilger Meu filho morreu nesta maldita estrada, tinha uma pessoa embriagada na contra māo.

Jane Rose Não ter acidentes não é só questão de rodovia boa, e questão também de respeito aos limites.

Elias Fernandes Resolve bastante o problema. Mas o que tem de motorista sem noção….
De Varginha pra Três Pontas tem 3 pedaços com terceira faixa, e tem muito motorista que anda devagar e não sabe pra que serve. Tem motorista que anda devagar o tempo todo, e quando da faixa de ultrapassagem mete o pé no acelerador. Falta muita conscientização desses “motoristas”!

Jose Expedito Dos Reis Expedito Reis Falar sobre a terceira faixa na 167 é perda de tempo. Há mais de 20 anos que vem a tona. Já votei em vários deputados que prometeram fazê-la e de agora em diante se alguém falar que vai fazer, com certeza perderá meu voto. Falei.

Greyce Pieve Com certeza resolveria , mas a educação e respeito no trânsito em primeiro lugar , pessoas imprudente.

Marcelo Rezende Melhoraria , devido ao grande número de veículos de carga que obviamente andam muito de vagar , alguns a 40 Km/h e como a pista tem poucos lugares seguros e permitidos para ultrapassar isto causa um trânsito infernal , porém no que diz respeito a imprudência ,se abusar os acidentes aumentam com a eventual terceira faixa , infelizmente existem muitas pessoas que fazem de seus veículos uma arma.

Celia De Mattos Tempesta A licitação p trabalhos de Topografia já foi feita e já desmarcaram o trecho. O problema é q nessas licitações as empresas jogam o preço lá embaixo, ganham a licitação e depois vivem de termos aditivos. Não sei se houve licitação p a execução.
Outra coisa boa tb seria reativar a linha férrea, que antigamente havia entre as duas cidades.

EM QUE PÉ ESTÁ A TERCEIRA FAIXA NA MG 167?

A construção de uma terceira faixa na MG-167 foi tema da Assembleia Legislativa de Minas Gerais devido ao alto fluxo de veículos e acidentes entre Varginha e Três Pontas no dia 25 de abril de 2013, na sede do auditório da Cocatrel em Três Pontas.

A rodovia é uma importante via de escoamento da produção agrícola da região e por isso o tráfego de caminhões é grande. Em alguns trechos não há acostamento e existem poucos pontos de ultrapassagem.

Vários deputados, políticos da região e representantes de sindicatos participaram do encontro em Três Pontas. “Com toda a certeza o governo está priorizando essa rodovia que merece investimentos”, afirmou à época o então diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), José Élcio Monteze. Mas não passou de promessa.

De acordo com o então secretário de Estado de Obras, Carlos Melles, em 2013 o projeto já estava aprovado pelo governo e custaria cerca de R$ 25 milhões. O trecho da MG-167 que liga Varginha a Três Pontas tem 25 quilômetros. Ao todo, a rodovia tem 96,6 quilômetros de extensão de Santana da vargem à Cambuquira.

No final de janeiro de 2015, sem qualquer sinalização de que a obra, de fato, sairia do papel, manifestantes se mobilizaram e organizaram uma manifestação pacífica e apartidária no trevo de Três Pontas, na saída para Varginha. O movimento chamado “Morte da MG 167 Nunca Mais”, buscou chamar a atenção e sensibilizar a classe política para a importância da obra. O trânsito foi fechado em vários momentos.

Foto (Equipe Positiva)

Em setembro de 2015 alguns vereadores de Varginha se somaram ao coro dos vereadores trespontanos da época, principalmente José Henrique Portugal, para cobrar providências e urgência por parte do DER (Departamento de Estradas e Rodagem). Os legisladores colocaram diversas reivindicações na mesa, dentre elas a terceira faixa na MG 167.

Ex-vereador José Henrique Portugal lutou incansavelmente pela realização de obra.

Naquela ocasião foi informado pelo DEER/MG que duas obras tiveram a ordem de serviço assinada para elaboração de projetos: a duplicação da Avenida do Contorno e a terceira faixa da Rodovia MG-167, que interliga os municípios de Varginha e Três Pontas.

Em 2016, após uma lagoa transbordar e alagar parte da rodovia, entre Varginha e Três Pontas, durante dias, com alguns acidentes, uma grande obra foi realizada e o trânsito ficou confuso e caótico.

E no início de 2017 o Governo de Minas publicou ORDEM DE PARALISAÇÃO DAS OBRAS DA MG 167 (paralisou algo que nem começou, na verdade).

O Conexão Três Pontas entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Governador Fernando Pimentel, em fevereiro, e foi passada a seguinte nota:

“O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) esclarece que está mantida a previsão de conclusão dos projetos de engenharia de adequação de capacidade da MG-167, no trecho Três Pontas / Varginha, para o final de março de 2017. Não procedem as informações de que o Governo de Minas Gerais deixará de concluir o projeto. O DEER/MG reitera seu compromisso com o importante empreendimento para a população do Sul de Minas e todos aqueles que trafegam pelas rodovias MG-290 e MG-167.”

Hoje, já estamos terminando o mês de julho de 2017 e até agora nada! Mais uma vez a MG 167 parece estar servindo de palanque, de cabo eleitoral dos políticos que querem garantir suas reeleições e, assim, continuam prometendo, prometendo, adiando datas e cronogramas… O fato, é que o trânsito naquela rodovia continua lento, caótico e matando muita gente.

Quando será que alguém realmente se sensibilizará e dará a devida importância a essa obra e a população de Três Pontas, Varginha e todo sul de Minas? Só o tempo e as eleições dirão…

 

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Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

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