Durante a Reunião Ordinária da Câmara Municipal da última segunda-feira (12) um grande mal estar tomou conta do Plenário Presidente Tancredo Neves quando o vereador Sergio Eugênio Silva disse, claramente, na tribuna, durante o Pequeno Expediente, que, com relação a uma obra do Pontalete, a ex-prefeita Luciana Mendonça teria desviado recursos da Prefeitura Municipal de Três Pontas. Uma denúncia gravíssima que gerou bate boca e revolta nos vereadores Antônio do Lázaro e Paulinho Leiteiro.
Em sua fala, o vereador Sérgio Silva falava sobre a inauguração da Orla da Prainha do Pontalete, feita no último domingo, dia 11, pelo atual prefeito Paulo Luís Rabello, rebatendo a fala do vereador Antônio do Lázaro que questionou a demora na inauguração e que lembrou que a autoria do investimento era da ex-prefeita Luciana Mendonça, através do ex-senador Clésio Andrade e do deputado Diego Andrade.
Sérgio disse que foi muito trabalho e muito difícil essa inauguração e que assim parabenizava o atual prefeito, mesmo diante do “desvio de recursos da obra praticado pela ex-gestora municipal Luciana”.
No mesmo instante sua fala foi rebatida pelos outros dois vereadores citados. O Conexão ouviu os três vereadores envolvidos nessa polêmica e gravíssima acusação:
SÉRGIO SILVA
“Na minha fala na tribuna eu disse que houve desvio de recursos sim por parte da ex-prefeita. Os recursos foram usados para asfalto e a empresa não quis se comprometer em executar a obra. mas acabou havendo muita pressão do executivo e a obra acabou sendo executada. Não adianta agora vir falar que vão pedir documentos, etc, porque a obra foi concretizada pelo atual gestor, o prefeito Paulo Luís. Foi desviado dinheiro sim!”.
ANTÔNIO DO LÁZARO
“Isso é um absurdo, uma acusação gravíssima que ele terá que provar. Não houve nada de desvio e todos sabem disso. Eu quero entender porque o atual prefeito deixou pra inaugurar somente agora, no último mês de gestão. Nós sabemos que a Prefeitura tem dinheiro e eles sempre fazem essas coisas, falam bobagem. É vergonhosa, uma cretinice dessa”.
PAULO VÍTOR DA SILVA
“É preciso que se entenda que esses recursos são de convênio. Não houve nenhuma aprovação de aditivo para esse convênio o que nos faz entender que os recursos foram suficientes. Em sua fala, o vereador Sérgio disse claramente que houve desvio. Se realmente houve e ele como vereador sabia disso ele já deveria ter feito uma denúncia. Se o atual prefeito sabe também já teria feito uma denúncia. Todos sabem que não há relação entre o atual prefeito e a ex-prefeito Luciana. O que é mais revoltante é que o Sérgio deveria saber que a função principal de um vereador é fiscalizar. Se ele sabia de desvio de recursos, porque não denunciou? Ele teve 4 anos pra fazer isso, era a obrigação dele.
Se eu sei de um desvio de verbas, vinda de convênio, como no caso essa vinda do ex-senador Clésio Andrade e do deputado Diego, eu denuncio na hora. O vereador é fiscalizador e tem que denunciar. Será que ele não sabe disso? Se ele não denunciou ele está prevaricando. Isso é gravíssimo.”
PAULINHO PROMETE LEVAR SÉRGIO NA JUSTIÇA
“Eu vou verificar a ata, pedi a cópia do áudio, da fala dele na íntegra e vou tomar todas as providências cabíveis. Chega das pessoas falarem as coisas e ficar no vento. É uma denúncia muito séria que o vereador Sérgio Silva fez e ele terá que provar. A primeira função do vereador é fiscalizar o Executivo Municipal. Se o suposto desvio ocorreu em 2012, nós estamos em 2016, ele teve 4 anos para denunciar e não o fez. Isso é função primordial de um vereador, se é que o Sérgio Silva sabe disso”.
EX-PREFEITA LUCIANA
Nossa reportagem tentou contato na tarde dessa quarta-feira com ex-prefeita Luciana Mendonça, mas o seu celular estava desligado. O Conexão Três Pontas se coloca a disposição da ex-prefeita citada nesta reportagem caso queira utilizar do mesmo espaço como legítimo Direito de Resposta.
Roger Campos
Jornalista Conexão Três Pontas
(MTB 09816)