GREVE GERAL desta 6ª tem novas adesões; veja que categorias prometem parar.
As centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocaram uma greve geral nacional para a próxima sexta-feira (28) contra as reformas da Previdência e trabalhista propostas pelo governo do presidente Temer (PMDB). Algumas categorias profissionais já confirmaram a adesão à paralisação nas principais capitais brasileiras, enquanto outras agendaram assembleias até a quinta-feira (27) para decidir se vão paralisar as atividades.
Procurada, a Secretaria de comunicação da Presidência não quis comentar a mobilização. Em diversas ocasiões, Temer disse que as reformas são necessárias para o país voltar a crescer e retomar a geração de empregos. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, chegou a dizer que sem a reforma da Previdência o Brasil pode “quebrar”. Sobre a reforma trabalhista, Temer tem dito que é necessário modernizar as normas que regem as relações de trabalho.
A mobilização promete afetar serviços essenciais para a população, como o transporte urbano. Também vai ficar difícil voar na sexta-feira. Os aeroviários de todo o país aderiram à paralisação e prometeram cruzar os braços nos principais aeroportos brasileiros.
E EM TRÊS PONTAS?
_ COMÉRCIO – Conforme a Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas o comércio local funcionará normalmente. Caso algum lojista queira fechar as portas em adesão ao movimento grevista será feito de forma pessoal, cada um com liberdade de decisão.
_ BANCOS – As agências bancárias locais não receberam qualquer determinação de paralisação. Segundo a funcionária do Banco Itaú, Ellen, as agências estarão funcionando normalmente. “Caso houvesse a determinação de fechamento isso já teria ocorrido até para informar a população”, explicou.
_ ESCOLAS – A Rede Municipal de Ensino não vai paralisar. Já a Rede Estadual vai parar. Segundo a funcionária Salete, da Escola Estadual Teodósio Bandeira, as escolas do estado vão aderir ao movimento grevista. Já a Rede Particular funcionará normalmente, segundo informações apuradas junto a Escola Coração de Jesus.
_ CORREIOS – A agência dos Correios em Três Pontas não estará fechada aqui em Três Pontas. A categoria entrou em greve nacional por tempo indeterminado. Dos 36 sindicatos filiados à entidade, 33 aderiram. Somente três estados não participam: Sergipe, Amapá e Roraima.
_ PREFEITURA – A Prefeitura Municipal de Três Pontas, as suas repartições e os Postos de Saúde estarão funcionando normalmente, de acordo com informações da Procuradoria Geral do Município e também do secretário municipal de Saúde, Heleno Carlos dos Santos.
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)