Atencioso, dedicado e muito querido por todos, é um exemplo de amor à profissão. Também está sempre envolvido em ações sociais e atua na linha de frente do combate ao coronavírus na cidade.

O quadro Histórias de Vida, criado pelo portal Conexão Três Pontas, tem o objetivo de homenagear, em vida, pessoas de todas as classes sociais, profissões, funções ou perfis, que tenham se destacado por trabalhos relevantes ou simples, por exemplos deixados ao longo dos anos, por um legado de amizades e respeito. E hoje estamos, merecidamente, homenageando, contando um pouco da história do querido médico Dr. Eduardo de Vasconcelos Camargo.

Eduardo de Vasconcelos Camargo nasceu em Itajubá no dia 20 de março de 1977. É filho de José Eduardo Camargo e Rosane Maria Vasconcelos Camargo. Tem como irmãos Flávio de Vasconcellos Camargo, Danielle de Vasconcelos Camargo e Gabriel de Andrade Vasconcelos Camargo.

É casado com Josilene Cascado Camargo desde 27 de junho de 2003 e desta feliz união nasceram os filhos Maria Eduarda Cascardo Camargo, Túlio Cascardo Camargo e Vitor Cascardo Camargo.

Doutor Eduardo, ou simplesmente Edu, como é carinhosamente chamado pelos amigos, é uma pessoa extremamente querida, dedicada a sua profissão demonstrando diariamente profundo amor à Medicina, ao dom de salvar vidas.

É formado em Medicina. Atua com grande capacidade em Cirurgia Geral e ainda é pós-graduado em Medicina Intensiva. Tem uma grande atuação no Hospital de Três Pontas, sendo um de seus diretores e está na linha de frente do combate ao coronavírus. Sábio, fala mansa, poucas palavras as vezes, é uma pessoa centrada e de capacidade inconstestável. É muito querido por seus pacientes e colegas de trabalho.

Eduardo também se destaca pela sua grande preocupação e atuação nas questões sociais.

Começou a trabalhar aos 8 anos de idade no balcão da lotka do seu pai e também fazendo serviços bancários. Depois foi aprendendo a trabalhar com lentes na surfassagem dois blocos de lentes e depois na montagem. Mas a maior parte do tempo ele passava atendendo no balcão. Seu pai, um grande exemplo de lutas, batalhas e dignidade nunca escondeu que vislumbrava que seu filho tivesse um grande futuro e que por isso deveria continuar estudando, para que pudesse ter outra profissão. Eduardo então iniciou os estudos na Faculdade de Medicina de Teresópolis, no Rio de Janeiro, no ano de 1997. Depois se transferiu para Faculdade de Itajubá, onde se formou no ano de 2003. Já no ano seguinte iniciou a sua especialização em Cirurgia Geral na Santa Casa de Itajubá. Esses estudos foram concluídos em dezembro de 2006 e logo em seguida iniciou as suas atividades como Cirurgião Geral na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis.

Dentre os seus hobbys preferidos estão a pesquisa e o contato com assuntos filosóficos, mas ressalta que é difícil encontrar pessoas com o mesmo gosto para que possam refletir juntamente. É um apaixonado pelo judô mas se diz decepcionado pela modalidade não ser tão difundida atualmente em Três Pontas mesmo se tratando de uma modalidade olímpica. Atualmente tem procurado a natação nos poucos horários vagos que lhe restam.

Sobre as pessoas especiais da sua vida, Doutor Eduardo de Vasconcelos Camargo diz que sua família é composta por pessoas muito importantes em sua vida. Ele também destaca o Doutor Gilberto Ximenes, como a primeira pessoa que ele conheceu em Três Pontas. Faz questão de citar alguns amigos como o Gilbertinho da Farmácia Matriz, Wilson Roberto Ferreira Júnior (foto) uma pessoa por quem Edu tem alta estima, Paulo Luiz Rabello e o Doutor Aloysio Resende, sendo ele o médico que fez com que Eduardo tivesse uma outra visão da medicina através do seu exemplo. Também fala com muito carinho das sobrinhas e tias do Bethel 35, pessoas que, segundo ele, são muito especiais.

Wilson Roberto Ferreira Júnior também sobre o amigo:

“Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo.

Com esse pequeno parágrafo posso definir meu grande amigo e medico Dr Eduardo. Uma pessoa humana, nao tem hora nem lugar, sempre está disponível para o que a população de tres pontas precisar. Uma pessoa querida por todos, atencioso e um dos principais nomes no combate ao coronavírus em Três Pontas. Parabéns Dr Eduardo, pelo quadro Historias de Vida, merecida essa homenagem!”

Sempre generoso, Doutor Eduardo também fala com carinho de Carlos Roberto Camilo, O popular Carlinhos, O que é instrumentador e uma pessoa muito dedicada. Elisson Brito é outra pessoa por quem o doutor Eduardo tem muito respeito por tê-lo recebido em Três Pontas de braços abertos. Dr. Edu valoriza muito todos os seus amigos e faz questão de estar sempre com eles.

 

Sobre o amor que demonstra por Três Pontas, Doutor Eduardo lembra que tem feito a sua vida aqui na cidade e que não se arrepende de ter vindo para o município.

“Espero poder retribuir à altura durante toda a mnha vida o que Três Pontas fez e faz por mim.”

Perguntado sobre a visão dele do Brasil, o carismático médico diz se tratar de um país rico em oportunidades, mas que infelizmente segue muito a cultura da chamada Lei de Gerson, de se levar vantagem em tudo, sem méritos, o que tem ajudado a colocar o país de joelhos.

“Se não lutarmos por uma formação educacional de qualidade e não buscarmos atingir nossos objetivos com mérito, seremos reclamões eternos. Gosto muito dessa Nação e tento fazer a minha parte para o seu crescimento.”

Também abordamos outros temas com o Doutor Eduardo de Vasconcellos Camargo. Sobre a medicina ele destaca que desde muito cedo sempre se via como médico pois sempre gostou muito de biologia e química. Sempre gostou de todas as disciplinas no Curso de Medicina mas no último ano decidiu pela Cirurgia.

Dedicação à Medicina além das forças “humanas”…

“Os ultimos três anos de faculdade, eu acompanhei um cardiologista, Dr. Alexandre Freire Guimarães. Todos os dias passava visita nos pacientes da cardiologia e aos finais de semana acompanhava a UTI e o Pronto Socorro da Santa Casa de Itajuba. Pessoa também muito importante na minha formação. Estou muito satisfeito com minha profissão e sempre me mantenho atualizado”.

Sobre a sua relação com Deus, disse ser de formação católica e se considera um católico apesar de tentar ter uma ótica respeitosa sobre outras religiões, principalmente no aspecto filosófico, pois, segundo ele, a medida que se estuda as religiões percebe que existem mais coisas que as unem do que as separam.

“Nada pode existir sem Deus e quando as pessoas não O colocam no centro, elas se perdem”.

O Provedor da Santa Casa, Michel Renan Simão Castro, falou sobre o amigo e colega de trabalho:

“Médico dedicado, muito competente, íntegro e em um dos momentos mais difíceis, quando assumimos a entidade, ele estava ali pronto para contribuir em todos os front`s. Obrigado pela sua amizade!”

“Guerreiros da linha de frente do combate ao coronavírus: Dr. Cláudio Silva, Dr. Lucas Erbst, Michel Renan, Dr. Geovanni Pereira e Dr. Eduardo de Vasconcelos Camargo.Se você conhece alguém, não importa idade, credo ou profissão, que tenha uma vida pautada pela ética, pelo trabalho, pela honestidade e acima de tudo pela amizade, por fazer o bem sem olhar a quem, entre em contato com nossa reportagem pelo tel/whats (35) 9 9975-4248 ou pelo e-mail [email protected] e nos ajude a homenagear, em vida, quem merece.

“Eduardo é torcedor do Palmeiras. Para este jornalista corinthiano, a foto mostra que apesar de todas as qualidades, ninguém é perfeito (kkkkkk). Grande abraço Edu!”. (Roger Campos)

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *